M. Nogueira Borges
Contribuinte Junior

|
 |
« em: Junho 20, 2010, 23:17:00 » |
|
SEI LÃ.....
Não sei se estar só é escutar as ressonâncias das (des)conversas sem a boa fé em que as palavras se usam, não apenas na multiplicidade da sua significação, mas, dolorosamente, na intencionalidade interesseira de quem as apropria em curvas e contra curvas de fuga à eficácia do entendimento. Não sei se a solidão é não ter sono e ouvir os carros a passarem na rua, lembrarmo-nos das viagens que fizemos e ter pena das que não realizamos, deixando-nos conduzir por quem conhece os caminhos, contemplando as bermas arborizadas ou as planÃcies de casinhas brancas como legos de crianças. Não sei se estar sozinho é escrever à flor da pele, ao estalar da alma, rodeado de fotografias-memórias e tÃtulos de lombadas já gastas, uma música baixa para não acordar quem dorme, espremer os gritos que apetecia atirar até os ecos morrerem na neblina do rio e esquecer o agrilhoamento da porcaria que envolve o mundo como se se esquecesse de que é nele que se pagam todas as injustiças. Não sei, sem demagogia o afirmo, se estar só é a vontade de sair para abraçar os que ontem ajudaram quem do nosso sangue nasceu e dizer-lhes que, acima das misérias, existe ainda a gratidão; e que bastava que ela fosse partilhada na reciprocidade para nos sabermos acompanhados. Não sei se a solidão é a impossibilidade de respondermos sim ao que nos pedem, esta rotura entre o desejo de dar e o senso magoado de ter que se negar, porque à alegria de oferecer quantas vezes se interpôe a caridade( digo bem, a caridade ) da recusa Não sei se estar só é ser-se mal amado, entrega sem disfarces como viemos à luz, e do outro lado da janela ( quero dizer dos olhos ) outros nos observarem , julgando-nos o que não somos, retrato de parcial objectiva que ignoramos se é fingido ou propositado. Não se se a solidão é o desengano que Ruy Belo um dia escreveu nos seus poemas: « EU VINHA PARA A VIDA E DÃO-ME DIAS.»..... Não sei.... . M. Nogueira Borges
|