EscritArtes

Textos => Pensamentos => Tópico iniciado por: carlossoares em Maio 29, 2020, 21:51:45



Título: Os democratas que não construíram a democracia
Enviado por: carlossoares em Maio 29, 2020, 21:51:45

Ainda nos falta um bocado de trabalho científico e filosófico, descontraído e desinteressado, isento e tranquilo, para começarmos a compreender o problema da linguagem, como parte das respostas e das perguntas sobre a realidade incluindo a dela própria.
Mas estão a fazer-se progressos notáveis.
A linguagem, segundo uma abordagem interessante que li, parece que funciona num esquema digital, descontínuo e a realidade, a vida, as emoções, funcionam analogicamente, sem descontinuidade.
Esta hipótese, para mim, foi uma grande descoberta (andamos sempre a descobrir o que já foi descoberto?).
O alcance desta conjectura, de que a linguagem comunica, ou pretende comunicar, a realidade mas que o faz representando-a digitalmente, envolve um conjunto de problemas interessantíssimos e que podem ser perigosos.
Deixa o caminho aberto a todas as formas de comunicação e de mal-entendidos e de equívocos, voluntários ou não, sobre a realidade, que sempre será diferente da nossa representação dela e, inerentemente, da comunicação que dela se faz.
A literatura, a poesia, o teatro e as artes...não obstante serem de algum modo jogos que "pervertem" e "subvertem" e "transgridem" a linguagem digital para tentarem ser analógicas, como a realidade, não deixam de ser linguagens...
Não estou muito certo de estar a ser suficientemente rigoroso na linguagem e não tenho mais do que a suspeita de que estou a pensar numa questão algo revolucionária, em termos de teoria do conhecimento.
Quanto à democracia, enquanto ideia, nunca será destruída por ninguém. Se existe um problema porque a democracia nunca existiu para além da ideia e quanto mais se deseja, mais parece estar longe da sua concretização, é preciso identificá-lo e resolvê-lo, mas não me parece que seja com jogos de palavras como "os democratas que destruíram a democracia".
 Apostaria na expressão “os democratas que não construíram a democracia”.


Título: Re: Os democratas que não construíram a democracia
Enviado por: Goreti Dias em Junho 08, 2020, 18:22:24
E apostarias bem! Mas ela está cada vez mais longe, ou sou eu que estou cada vez mais pessimista?


Título: Re: Os democratas que não construíram a democracia
Enviado por: Dionísio Dinis em Junho 12, 2020, 17:08:19
Ou, apostando diverso: os "democratas" que não se entenderam com a democracia.