EscritArtes

Textos => Ensaio => Tópico iniciado por: gdec2001 em Setembro 20, 2020, 18:01:28



Título: Apontamento
Enviado por: gdec2001 em Setembro 20, 2020, 18:01:28
Apontamento sobre a ética

A ética é uma criação humana . Faz parte dos mecanismos para a preservação da espécie.
Os animais parecem não a ter.  Digo parecem porque pouco sabemos disso . Nalguns casos parece haver um pouco de ética. Alguns animais ajudam-se, confortam-se e etc. mas não sabemos o que realmente sentem. Se não será tudo o resultado da imitação. Pode não ser.
Das plantas sabemos ainda menos.
A ética não é um mecanismo perfeito. Muito ao contrário por vezes . Por ex. nas guerras que promove, ou ajuda a promover, age contra a preservação da espécie. Por isso engendraram-se mecanismos auxiliares. Os principais são, na minha opinião, o direito e a filosofia .
O direito sofre uma contradição insanável. Ele pretende a aplicação de uma ética mínima com um mecanismo  anti-ético: A coerção . Isto é especialmente visível hoje em dia porque a ética suplantou outros valores anteriormente mais relevantes : A obediência aos deuses, por exemplo .
A filosofia consiste essencialmente em  palavras -o homem sempre se embriagou com palavras. E não admira pois as palavras serão uma da mais belas criações de homem. Não creio, não conheço, que a filosofia tenha contribuído alguma vez, de alguma maneira , para  a preservação da espécie. Isto não quer dizer que ela, no seu todo, seja inútil. Certamente os filósofos lhe reconhecem muitos benefícios.
E termino, por aqui, porque quero falar palavras claras e tudo quanto excede obscurece.

Geraldes de Carvalho


Título: Re: Apontamento
Enviado por: Goreti Dias em Setembro 23, 2020, 19:19:52
Podia continuar! A ética é um mecanismo (ponto). Como tal, muda de acordo com tanta coisa...


Título: Re: Apontamento
Enviado por: carlossoares em Outubro 05, 2020, 22:07:36
A ética é dos sentidos humanos mais primários e mais fundamentais e nela radicam os princípios do direito e da justiça. Quando sentes solidariedade ou compaixão para com uma vítima e revolta para com o agressor estás a reagir dentro de um quadro de identificações que não deixam alternativa racional. A nossa forma natural de entendermos o direito é que direito há só um e que ao considerares os direitos da pessoa, em geral e abstracto, está a considerar os direitos de todas as pessoas, presentes e futuras. Os deveres que consideras serem dos outros para contigo não podem, evidentemente, ser mais do que os considerados por ti relativamente a eles. A ética é um nó cego de reciprocidade óbvia: não faças aos outros o que os outros não devem fazer a ti. A justiça é um desenvolvimento deste princípio, mas de outra ordem: dar a cada um o que lhe é devido, exigir de cada um o que deve.


Título: Re: Apontamento
Enviado por: gdec2001 em Outubro 24, 2020, 18:15:24
Obrigado pelas leituras, amigos .
geraldes


Título: Re: Apontamento
Enviado por: Dionísio Dinis em Novembro 11, 2020, 15:09:32
E ainda se poderia acrescentar a ética dos vencedores e dos vencidos... Uma reflexão bem pertinente, prezado Geraldes.


Título: Re: Apontamento
Enviado por: gdec2001 em Novembro 11, 2020, 16:39:05
Sim, amigo Dionísio . Aparentemente há duas éticas mas a dos vencidos é só mesmo aparente - ela aparece só enquanto convém aos vencedores . Na verdade a ética é só uma ........Deixe-me pensar...
...o que não quer dizer  que se não vá aperfeiçoando por efeito da ética dos vencidos ...
As costumadas contradições ...
abraço, amigo
geraldes