EscritArtes

Textos => Ensaio => Tópico iniciado por: gdec2001 em Fevereiro 08, 2021, 17:52:46



Título: A prosa e a poesia
Enviado por: gdec2001 em Fevereiro 08, 2021, 17:52:46

A poesia e a prosa ou a prosa e a poesia

Há já bastante tempo que venho insistindo, especialmente comigo mesmo, neste tema para tentar clarifica-lo.
A prosa e a poesia têm a mesma dignidade . Tanto se pode ser mau, bom ou genial numa como na outra. Ambas podem transmitir as mais vulgares como as mais sublimes ideias.  Mas na realidade são diferentes.
A poesia não transmite as ideias completamente feitas, completamente cozinhadas, para que possamos consumi-las imediatamente. Antes funciona mais por sugestão deixando-nos a liberdade de construi-las ao nosso gosto usando a nossa imaginação. Talvez por isso é que ela é tanto glorificada porque nos dá maior papel e maior respeito. Papel e respeito de que por vezes abusamos construindo um sentido que não só é diferente do querido pelo autor mas é mesmo contraditório.
A prosa vai direita à ideia que pretende transmitir e, quando é boa, transmite-a mesmo e a sua dificuldade só pode estar na própria ideia e não na transmissão dela.
Há escritores que são mais fadados para a poesia às vezes porque as própria ideias já nascem nos seus espíritos um pouco enubladas ou mesmo porque elas próprias o são porque são muito complicadas de origem. Também acontece que, por vezes, o poeta não pretende transmitir ideias mas apenas(?) sensações. E, então a sua transmissão é mesmo complicada porque as palavras não são muito boas para tanto .
Outros são mais fadados para a prosa porque as ideias nascem nos seus espíritos completamente claras porque… ou as ideias são muito simples ou eles têm espíritos muito aguçados .
Genial mesmo é ser muito bom quer na prosa quer na poesia.
A questão está em que embora a prosa esteja mais divulgada e se venda muito melhor a poesia é vulgarmente mais prestigiada. E eu não sei bem porquê…
Acontece por isso que há alguns escritores que escrevem a sua, por vezes boa, prosa dando-lhe a forma de escrita que é geralmente usada na poesia. E aí eles são punidos porque são menos lidos e…menos comprados…
E termino por aqui porque, é claro, apenas sei, e dei, algumas …dicas
Geraldes de Carvalho


Título: Re: A prosa e a poesia
Enviado por: Maria Gabriela de Sá em Fevereiro 10, 2021, 16:53:02
Muito boa análise.

Abraço


Título: Re: A prosa e a poesia
Enviado por: gdec2001 em Fevereiro 11, 2021, 12:00:44
Muito obrigado, minha amiga
Retribuo o abraço
Geraldes


Título: Re: A prosa e a poesia
Enviado por: Goreti Dias em Fevereiro 11, 2021, 15:03:16
A discussão neste âmbito nunca terminará.


Título: Re: A prosa e a poesia
Enviado por: gdec2001 em Fevereiro 11, 2021, 18:14:31
Sim, mas é, sempre -julgo eu- uma discussão pacífica .
abr.
geraldes