EscritArtes

Textos => Arquivo Cronicas => Tópico iniciado por: josé antonio em Agosto 25, 2008, 17:52:32



Título: PRESIDENTE PICA-PAU
Enviado por: josé antonio em Agosto 25, 2008, 17:52:32
Decorria bem participada a reunião da associação, como lhe gostava de chamar o presidente. Na mesa os membros da direcção com poder para deliberar. Bem ou mal. Importante era deliberar para se saber quem decide e quem manda. Isto é, quem realmente manda. Da ordem de trabalhos constava a discussão e aprovação das contas. Feitas não se sabe bem por quem, mas estavam feitas e essa realidade ninguém ousava questionar. E tinham de ser democráticamente aprovadas por unanimidade para não restarem dúvidas sobre o poder da direcção e do presidente. Ponto.
O presidente Luís, sucessor da alcunha do pai, Pica-pau, preparou na véspera o discurso com a ajuda do filho quase a entrar nos estudos para doutor, como adorava fazer, sempre dirigido às bases para ele sempre existentes aonde existisse construção e lhe garantissem votos.
E então pela quinta vez, porque era o quinto discurso no ano, dirigiu-se à assistência para apresentar as contas, servindo-se duma lista de metáforas, em que era perito sem saber o que eram, baseadas nos apontamentos do filho.
- Meus amigos, como sabem o pica-pau é conhecido por ter bico muito duro, comprido e recto como um verdadeiro martelo. O pica-pau sabe sempre aonde deve martelar, porque tem uma grande capacidade para ouvir. E ouve o que se passa no interior das árvores, por isso martela o tronco com o bico até abrir pequenos buracos pelos quais mete a lígua comprida de ponta afilada, para sugar as larvas  e os insectos. Chegam a dar cem batidas por minuto. Para se manter na vertical o pica-pau tem os pés muito fortes.
Por último e como vem nos livros, meus amigos, o pica-pau é muito inteligente e cava o buraco para o ninho de baixo para cima, formando um corredor protegido das chuvas e dos ventos. Os filhotes são cegos e pelados quando nascem e antes de enxergarem já brincam com o bater do bico.
Tudo isto meus caros amigos e conterrâneos para vos dizer que a minha gestão é forte como o bico do pica-pau que martela sem parar até conseguir o que pretende.
Agora votem as contas por favor.
 


Título: Re: PRESIDENTE PICA-PAU
Enviado por: britoribeiro em Agosto 29, 2008, 11:41:47
Grande presidente!

Abraço


Título: Re: PRESIDENTE PICA-PAU
Enviado por: josé antonio em Agosto 29, 2008, 14:15:14

Conhecemos alguns assim, não?
Abraço


Título: Re: PRESIDENTE PICA-PAU
Enviado por: Goreti Dias em Agosto 29, 2008, 16:18:03
Conhecemos muitos!


Título: Re: PRESIDENTE PICA-PAU
Enviado por: josé antonio em Agosto 29, 2008, 18:02:03

Ui, ui...
E com bico de compressor não de pica-pau!