EscritArtes

Geral => As nossas leituras - Espaço de opinião => : Tim_booth December 22, 2008, 23:20:01 PM



: Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas
: Tim_booth December 22, 2008, 23:20:01 PM
Longe de mim, claro está, dizer que os críticos não devem ter sentimentos, ou que os críticos não têm sentimento.

- Daniel Jonas, “A Minha Geração” in Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas

(http://livrosemcriterio.eraumavezumrapaz.net/wp-content/uploads/2008/12/livroderiva.jpg)

Já há muito que não escrevia sobre livros essencialmente porque os últimos volumes que tenho lido têem sido livros científicos, algo que provavelmente pouco ou nada interessa aos visitantes do Livros em Critério. No entanto esta pequena compilação de ensaios salta da minha regra, já que elas são feitas para serem quebradas.

Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas é, como disse, uma compilação de ensaios críticos sobre a nova poesia portuguesa. Para mim e para a minha área de estudo qualifica-se como livro científico, daí a excepção da regra.

Este livro surgiu no seguimento de um encontro homónimo que se realizou em Matosinhos em 2007, organizado pelo escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pedro Eiras.

O volume, também coordenado por Pedro Eiras, contém as comunicações feitas durante o encontro em Matosinhos.  Nele estão ensaios de Andréia Azevedo Soares, Catarina Nunes Almeida, Daniel Jonas, Helena Lopes, Joana Matos Frias, João Paulo Sousa, José Ricardo Nunes, Margarida Gil dos Reis, Mariana Leite, Marinela Freitas, Miguel Ramalhete Gomes e Raquel Ribeiro todos à volta da mais recente poesia portuguesa. E é precisamente por isso que agora escrevo sobre este livro, por nos ser tão próximo, por me ser tão próximo, escrito pelos mais jovens pensadores da literatura sobre a mais jovem literatura (um dia estarei nos dois grupos).

Haverá, é certo, uma ou outra reflexão menos conseguida ou menos cativante, mas na maioria dos casos os ensaios são viciantes e pertinentes. Permitam-me destacar o de Daniel Jonas, “A Minha Geração”, onde o poeta se lança no perigoso campo da crítica à crítica. Extremamente interessante também o capítulo “Em Diálogo com Outras Artes”, onde se lê ensaios como “Talvez as fotografias vagamente / desfocadas sejam as mais belas - Poesia e media visuais em José Mário Silva e José Rui Teixeira”, de Helena Lopes, onde a autora encontra correlações fascinantes com o cinema. A carecer de uma ou várias leituras atentas está o trabalho de Joana Matos Frias, “Do corpo espacejado à cirurgia estética: o teatro anatómico da poesia”, uma fascinante, perturbante até, visão do grotesco e da violência física presente em autores como valter hugo mãe, Vasco Gato ou Jorge Melícias.

Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas, pelas suas características específicas, não é um livro para o comum dos leitores, ou seja, não é para quem lê apenas para distrair. É, no entanto, indispensável para todos os que levam a paixão pela literatura um pouco mais além e para todos os que se interessam pelos novos talentos portugueses.

Escrito originalmente aqui (http://livrosemcriterio.eraumavezumrapaz.net/?p=343).


: Re: Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas
: Goreti Dias January 03, 2009, 12:25:49 PM
É bom saber! Obrigada!
Bj


: Re: Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas
: Dionísio Dinis January 03, 2009, 12:43:02 PM
Muito mais que interessante!Uma leitura a não perder.
Bem-haja amigo Tim, pelas suas  tão valiosas contribuições.


: Re: Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas
: Bruno Sousa Villar January 03, 2009, 12:57:20 PM
Boa recomendação. Adoro o Daniel Jonas.

Obrigado.


: Re: Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas
: Tim_booth January 06, 2009, 00:35:00 AM
Bruno, o ensaio do Daniel é realmente pertinente. Merece uma leitura.

Goreti e Dinis, muito obrigado pelas vossas palavras.

Cheers


Sorry, the copyright must be in the template.
Please notify this forum's administrator that this site is missing the copyright message for SMF so they can rectify the situation. Display of copyright is a legal requirement. For more information on this please visit the Simple Machines website.