EscritArtes
Março 28, 2024, 17:08:07 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: estou escondido na cor amarga do fim da tarde  (Lida 7947 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« em: Janeiro 01, 2009, 18:29:44 »

Citar
    não faço qualquer ruído ao ler estas
    palavras. busco o silêncio agora, enquanto
    o espectro ilumina o meu caminho
    e não tenho para fazer algo que lhe
    seja mais parecido. colaboro. já o sol
    se esgota na minha cabeça e os
    dias não são mais que a intermitência
    com que abro e fecho os olhos

    - valter hugo mãe, estou escondido na cor amarga do fim da tarde



Diz-se que o novo ano é sinal de mudança. Não sei se sim, mas é, sem dúvida, sinal de evolução. Ou não fosse o primeiro livro do ano um livro de poesia. E quem melhor para estrear o género do que o poeta que tenho vindo a estudar nas últimas semanas? Muita gente. Mas já lá iremos.

Antes dos injuriosos nomes que chamarei a valter hugo mãe, não posso deixar de sublinhar a dificuldade que é, para mim, escrever sobre um livro de poesia. Mais difícil do que dizer algo de novo sobre o maior mestre da literatura mundial, seja ele quem for, é falar, pouco ou quase nada que seja, mesmo sobre o pior dos livros de poesia. Aproveito, portanto, esta oportunidade para salvaguardar a crítica menos repreensível que tenho feito a romances, contos, e a todos os outros géneros em prosa, desta que me aventuro agora, onde sou inexperiente e, veremos, incapaz. Ainda assim a teimosia e o crescente amor à poesia dizem-me para continuar e tentar analisar um livro, aponto já um dos trunfos de estou escondido na cor amarga do fim da tarde, a coerência temática que o torna num livro e não numa simples colecção de poemas.

Este é, se os dados disponíveis não me falham, o sexto livro de poesia de valter hugo mãe, editado pela Campo das Letras, no Porto, em 2000. É também, a julgar pela sua exclusão em folclore íntimo, um dos livros considerados menores pelo autor, segundo uma entrevista recente a Carlos Vaz Marques na TSF. E detesto concordar com ele, mas é verdade. estou escondido na cor amarga do fim da tarde é um livro pouco conseguido. Diria mesmo mau mas há nele pedaços de qualidade que evitam tal consideração. Considere-se o poema transcrito no excerto e confronte-se com este:

Citar
sofro o fio que o
cabelo alinha no chão. a
noite que vem comer a luz
ao dia. minha voz
superior. deus certamente
corrige os meus olhos. vejo o
frio, a paralisia do
vento. e preocupo-me
lentamente. um estar vivo
sem qualquer obrigação. vou
dizendo o escuro pormenorizadamente

A rima em advérbios de modo salta aos olhos e não por a ter destacado. Não só a rima fácil mas também a colagem de imagens poéticas que transtorna, “vejo o / frio, a paralisia do / ventoâ€, imagem aliás bastante repetida ao longo do livro, logo na página seguinte lê-se “o vento que possuo, mas / não se mexeâ€. Muitos dos poemas contidos em estou escondido na cor amarga do fim da tarde sofrem deste mal, assemelham-se a uma colagem infantil de frases bonitas. O próprio título do livro, parte de um dos poemas, revela bem o tipo de conteúdo. As sinestesias são constantes e, atrevo-me a dizer, uma das sensações que misturam é a náusea causada pela repetição. Constante também é o tom reflexivo no futuro, presente em grande número. De certo esta é apenas uma quezília pessoal com o tempo dos verbos mas, ainda assim, mencionável.  “o que / a luz fará aos meus olhos / será indescritível e impedir-me-á de / raciocinar por longo tempo†e outros versos proféticos que tais abundam em especial na segunda metade - apesar de ser a mais bem conseguida.

Claramente, nem tudo é fraco. O poema com que apresentei o livro demonstra já uma qualidade acima da média. “os / dias não são mais que a intermitência / com que abro e fecho os olhosâ€, um claro realce na componente visual que corrobora a ideia de que não há “qualquer ruído ao ler estas / palavrasâ€. A vida é, portanto, silenciosa, iluminada pelo “espectro da morte†quando “já o sol / se esgotaâ€.

Outro dos pontos fortes, aliás muito fortes, é, como já referi, a coerência do livro que o torna um livro. Num mundo onde os livros de poesia mais parecem colecções de textos sem qualquer referência, estou escondido na cor amarga do fim da tarde ganha relevância. O título carrega não só a sinestesia enjoativa como o tema global - o sujeito poético que se esconde da vida nos lugares mais inóspitos. Este desejo ou fatalidade de passar ao lado do mundo é constante e presente em qualquer dos poemas aqui encontrados. Esta precisão encontra-se, aliás, em outras obras poéticas de valter hugo mãe, como no fascinante a cobrição das filhas de que um dia aqui falarei.

estou escondido na cor amarga do fim da tarde é um livro para quem quer ter uma desculpa para não gostar de valter hugo mãe. Existem nestas páginas muitas razões para uma zanga com o trabalho do autor. Não é um livro memorável mas possui poemas com qualidade suficiente para merecer uma leitura atenta.

Originalmente aqui.
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Janeiro 01, 2009, 19:54:44 »

Mais um sério trabalho de reflexão! Gostei!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #2 em: Janeiro 02, 2009, 03:33:19 »

Ainda bem Goreti, este saiu a ferros, devo admitir. Não é fácil para mim analisar poesia, especialmente um livro inteiro dela.

Cheers
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #3 em: Janeiro 02, 2009, 09:33:19 »

Mais um excelente trabalho escrito critico...

Gostei de ler

Um abraço
Luis
Registado

Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Janeiro 04, 2009, 17:37:08 »

A ferros ou não, saiu bem!
Abraço
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #5 em: Janeiro 06, 2009, 00:35:34 »

Luís e Goreti, ainda bem que gostaram.

Cheers
Registado
Laura Gil
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 395
Convidados: 0



« Responder #6 em: Janeiro 06, 2009, 01:34:53 »

Bravo Tim. Gostei da analise. Sei que te deu trabalho e que te ocupou algum tempo. Mas acredita que esta excelente.

Beijo
Registado

"A Beleza dos instantes tem a fragilidade de uma rosa"
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #7 em: Janeiro 07, 2009, 00:07:39 »

Muito obrigado Laura Smiley

Cheers
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #8 em: Janeiro 07, 2009, 14:26:38 »

Amigo e para quando a minha critica Smiley

Estou a brincar

Um abraço
Luis
Registado
Tim_booth
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 698
Convidados: 1


Queria escrever à velocidade com que penso.


WWW
« Responder #9 em: Janeiro 12, 2009, 03:52:02 »

Mil perdões Luís, ele está aqui, bem no topo da pilha de livros, mas preciso de estar com mais atenção nele para poder falar. Mas não falha, está prometido. Está lido, falta alguma releitura e muita reflexão.

Cheers
Registado
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #10 em: Janeiro 12, 2009, 12:17:03 »

Sem problemas Smiley

Estava a brincar contigo...

Um abraço
Luis
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 629
Total: 629
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.185 segundos com 28 procedimentos.