EscritArtes
Abril 23, 2024, 20:49:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Historieta da República Portuguesa (à minha maneira) - Parte X  (Lida 4722 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Janeiro 30, 2009, 17:30:15 »

Quando Afonso Costa regressa a Lisboa, a 6 de Dezembro de 1917, após a Conferência Económica dos Aliados, encontra Sidónio Pais instalado na cadeira do poder usurpado pela força das armas.
A revolta, que ficou conhecida como “Dezembrismo”, dera-se com os soldados portugueses nas trincheiras da Flandres e em África, muitos parlamentares na frente da batalha e o chefe do Governo a negociar com a França e a Inglaterra o retorno financeiro pelo esforço de guerra. A negociação tinha corrido bem. Até tudo cair por terra devido a mais uma reviravolta política meteórica.
Machado Santos, viciado na adrenalina da revolução, fugira do presídio em Viseu para lutar ao lado de Sidónio Pais. Não restavam muitos civis para defender o regime. Ainda assim, muitos o fizeram dando a sua própria vida. Foi uma luta perdida.
Afonso Costa é preso e permanecerá na cadeia de Elvas até Março do ano seguinte. O seu antigo rival, António José de Almeida, escreverá longos e indignados protestos contra a sua detenção sem culpa formada.
O Presidente da República, Bernardino Machado é obrigado a sair do país. Partia de Entrecampos de comboio para Paris quando o maquinista que dirigia a locomotiva, sabendo do caso, abandonou o seu lugar dizendo: “Não se dirá que eu conduzi ao exílio o Presidente da República”.
Sidónio era um homem sedento de poder. Queria ser idolatrado pelas massas. Adorava os banhos de multidão, os aplausos, os discursos inflamados. Apresentou-se como o verdadeiro salvador da pátria, fechou o Parlamento e instaurou um regime presidencialista, apoiado por um único partido: o Partido Nacional Republicano. Chamou ao seu regime “Nova República” e embora tenha convocado eleições e sido eleito presidente por sufrágio universal, comportou-se como um ditador.
Entretanto os nossos soldados nas trincheiras francesas foram esquecidos. O presidente não acreditava, nem estava muito interessado, na vitória dos Aliados. Tinha vivido muitos anos como ministro da República em Berlim e tinha simpatias germanófilas.
Os nossos soldados, sem serem rendidos pelos colegas que preferiram lutar contra portugueses, ficaram a apodrecer na frente de guerra. Quando os seus corpos chegavam em caixões, organizavam-se espectaculares serviços fúnebres nos quais o Presidente discursava elogiando os bravos da nação. O povo aplaudia, comovendo-se, em delírio.
Foi sua estratégia, apesar de ateu, fazer uma campanha de aproximação à Igreja. No entanto, as alterações na Lei da Separação foram suaves e ligeiras.
Sidónio Pais era casado e tinha dois filhos. No entanto a família permanecia em Coimbra enquanto este tomava posse em Belém. Já no tempo em que desempenhara funções em Berlim em nome da nação, fez-se acompanhar por uma senhora que apresentara como esposa. Demonstrou ser um autêntico D. Juan. Bill Clinton, com sua Mónica e companhia, seria considerado um menino de coro comparado com este quebra-corações. Os ministros eram obrigados a esperar longas horas à porta do seu gabinete presidencial até que vissem sair alguma figura feminina, denunciada pelo rápido frufru de saias, saindo às pressas.
O presidente, com seu charme irresistível, estabeleceu tão boas relações com as senhoras da alta sociedade que conseguiu angariar fundos para realizar várias obras de solidariedade para com os pobres. Assim se criou uma instituição de caridade•que ficou para a história com o célebre nome de “A Sopa do Sidónio”.
Mudanças políticas, reformas, medidas para melhorar a difícil vida dos portugueses não houve nenhuma.
A onda de greves e de assaltos aos armazéns a às mercearias recomeça pois a fome era negra e a “sopa dos pobres” não enchia a barriga a milhões de homens. Faltava o carvão, o trigo, e todos os outros géneros que os Aliados tinham prometido a Afonso Costa fornecer a Portugal. Já nesta época de fome se falava no “ orgulhosamente sós”...
Sidónio andava sempre impecavelmente fardado, hirto, e sorrindo sempre que pressentia um aplauso. Tudo era pretexto para grandes festas, no meio de gente bem. Sobre uma festa em Sintra escreveu Rocha Martins, o fiel cronista: “ Preparara-se um rally-paper e um cross-country. Muitos oficiais tinham tomado parte nele; as senhoras da alta linhagem, marquesas como a de Fontes, condessas de Alferrarede, Calhariz, Galveias, Ficalho, as filhas do duque de Palmela, Valenças e Arnosos, todo um rumor heráldico de corte ali o aguardava. Os cavaleiros tinham ido esperá-lo, e ele viera à frente do grupo, numa ala dourada de ajudantes, com a graça de um soberano. Os homens do grande mundo, Palmelas, Seisal, Carnide, Ulrich, Alfredo da Silva, o filho de João Franco, o célebre médico Cabeça, Mosers, D. Francisco de Almeida, fidalgos, príncipes da indústria e da ciência, gentlemen acorriam a ouvi-lo, enquanto decorria a corrida e vermelhavam, numa mancha alarmante de verdura, as casacas do conde de Calhariz e do ministro de Espanha.Foram várias as revoltas contra a Nova República. As prisões estavam atafulhadas de presos.
Enquanto governante, Sidónio foi um magnífico bluff mas era genuína a paixão pelas massas que o incendiava. Pode ter tido incontáveis amantes mas a sua única e verdadeira noiva, foi sem dúvida, a nação. O homem debaixo da farda, que tivera de pedir emprestada para fazer a revolta, era sedento do amor do povo. O povo cansado, faminto, açoitado por todas as desgraças, precisava desesperadamente de salvação. A ideia de um novo Messias era hipnótica.
1918 foi um ano marcante para os portugueses. No final do Verão, no meio de tantas dificuldades, a pneumónica, também conhecida como gripe Espanhola, chega à cauda da Europa. Foi uma doença terrível, pandémica, da qual só escaparam os pólos por motivos óbvios: está lá tanto frio que até o vírus da gripe teve medo de se constipar. Morreram milhares de pessoas de forma fulminante. O desespero instalara-se na população. Só um semi-deus podia trazer um pouco de esperança às pessoas. O papel assentava-lhe que nem uma luva. De facto entranhou-se-lhe na pele e deixou de ser possível despir-se da farsa. À medida que o regime se aproximava do fim o presidente afirmava: “ninguém deseja mais a minha morte que eu!”.
A sua morte era o desfecho previsível para quem se deixou apanhar entre dois fogos. Foi um ditador que não definiu uma política e não se decidia nem pela monarquia nem pela república apesar de se dizer republicano. No fim desagradou a todos.
Dois dias antes da sua morte tinha escapado a um atentado. Aconselhavam-se medidas de segurança que rejeitou. Dizia ele: “Não meu amigo, não... A República Nova vinga... O Povo está comigo... Não há pois motivos para sustos...”
Morrerá assassinado nesse mesmo dia 14 de Dezembro de 1918, na gare do Rossio, quando tentava apanhar o comboio para o Porto.
José Júlio da Costa de apenas 25 anos disparara dois tiros de pistola que mataram o presidente e fizeram nascer um mito: O mito de Sidónio Pais. A partir daí passou a ser adorado como um santo por todo o país, que chorou a sua morte como nunca se vira chorar por nenhum rei.
Não estão claras as intenções do assassino. Nem as fontes estão de acordo quanto à existência ou não de um julgamento, uma vez que sobreviveu à retaliação da polícia. Apenas se sabe que acabou por ser dado como louco e internado no Hospital Miguel Bombarda.
Estava instalado o caos político. Os monárquicos infiltrados na máquina governativa viam uma hipótese de tomar o poder. A Republica Nova não vingara.
E a Republica conseguiria vingar?
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2009, 12:24:07 »

Pode ser à tua moda, mas é uma boa lição!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Luis F
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1612
Convidados: 3


Nas asas do sonho, escrevo...


WWW
« Responder #2 em: Fevereiro 02, 2009, 10:05:33 »

Gosto muito de ler e de acompanhar estas tuas crónicas

Parabens
Luis
Registado

Altabongo
Novo por cá
*
Offline Offline

Mensagens: 45
Convidados: 0


Tartarugas de expressão.


« Responder #3 em: Março 02, 2009, 00:03:07 »

Ana, concordo com a Goreti. Estas tuas crónicas sobre a República são belas lições movimentadas sobre um período da história que mal conheço. Conhecia.
Registado

B.Cool.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Março 07, 2009, 10:53:09 »

À falta de mais, vim reler!
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #5 em: Março 07, 2009, 17:04:26 »

A Parte XI sairá dentro de dias. Obrigada pela leitura e pelo incentivo. Beijos para a Goreti e para o Altabongo.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Março 07, 2009, 17:10:39 »

Mesmo para quem não gosta de história, os factos contados assim desta forma, cativam o mais reticente dos aprendizes.Uma aula de escrita e pedagogia!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Março 20, 2009, 01:42:43 »

Tomo X de uma obra que conta a História na forma de uma boa história. Bravo Doutora  Smiley
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 418
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 377
Total: 377
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.109 segundos com 28 procedimentos.