EscritArtes
Março 28, 2024, 08:56:45 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Voltando ao "Elogio da Loucura" (1)  (Lida 2073 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Fevereiro 04, 2009, 12:17:17 »

E eu adoro os homens...que jeito?

Neste momento gostaria de começar, fazendo não exatamente uma defesa, mas a exposição de uma constatação – não conseguiria calar-me – acerca do bom senso feminino, tomando como referência o amor do Rei Salomão e a Rainha de Sabá e o que diz o famoso e polêmico filósofo holandês Erasmo de Rotterdam, em seu Elogio da Loucura, sobre a mulher: assim falou a irreverente personagem (a loucura): “Tendo o homem nascido para o manejo e administração dos negócios, era justo aumentar sua pequeníssima dose de razão, mas querendo Júpiter prevenir melhor esse inconveniente achou de me consultar a respeito, como, aliás, costuma fazer quanto ao resto. Dei-lhe uma opinião verdadeiramente digna de mim – Senhor, disse-lhe eu: dê uma mulher ao homem, porque embora seja a mulher um animal inepto e estúpido, não deixa, contudo, de ser mais alegre e suave, e, vivendo familiarmente com o homem, saberá temperar com sua loucura o humor áspero e triste do mesmoâ€.
Vejamos apenas dois pontos fundamentais na nossa argumentação, para evidenciar a configuração dessa trama, dessa urdidura; disse a loucura: “tendo o homem nascido para o manejo e administração dos negócios...†Ora, o que observamos na  história dos nossos famosos reis foi exatamente o oposto; uma absoluta demonstração de inaptidão masculina para administração dos negócios, visto que ele, conhecido por sua  sabedoria, naufragou fragorosamente o destino do reino sob sua responsabilidade, por não ter tido equilíbrio ao lidar com a perda da mulher amada. Uma coisa seria sofrer por essa perda e outra colocar em perigo a segurança do reino e do seu povo, até porque essa foi, segundo consta, uma herança advinda de uma promessa do Criador a seu pai. O outro ponto revelou a mais absoluta contradição sobre o que foi dito sobre a mulher: “embora seja a mulher um animal inepto e estúpido...†Mas vimos que a rainha deu um inegável exemplo de equilíbrio, quando tão sabiamente soube trabalhar a perda do seu amor, aliada ao fato de estar a esperar dele um filho, e mais, voltando à governança do seu reino, por avaliar com muita lucidez a importância dos seus deveres de soberana para com o seu destino e o destino do seu povo. Logo...
Continuando, gostaria de pedir um pouco – não seria justo pedir total - de imparcialidade em relação às questões religiosas para que pensássemos juntos sobre o universo implícito na dimensão humana de Salomão, mesmo que ele não soubesse disso. Teria ele, sido um homem de fé convicta, ainda que já tenha nascido sem possibilidade de escolher a vida que gostaria de ter? Teria tido a condição de refletir ou possibilidade de autonomia para mudar o imutável? Sabemos que fora prometido a Davi, seu pai, a governança daqueles reinos, por ele e seus descendentes. Quais sentimentos, verdadeiramente, o teriam movido a pedir apenas conhecimento e sabedoria, quando lhe fora oferecida a possibilidade de pedir tudo o que quisesse? Ou não teria sido assim, e uma profecia teria que ser cumprida, para que a história chegasse ao desfecho previsto? Teria sua humanidade sido pilhada por um sentimento incontrolável como o amor, apesar de toda disposição de cumprir seu destino junto a seu povo e a promessa feita ao Senhor?
Essas seriam só perguntas iniciais para desencadear nosso diálogo e incitar a análise, porque precisarei usar uma metodologia que me mantenha, o mais possível, com os pés no chão para não me perder, visto ser esse um assunto tão rico e polêmico.
Nossos reis tiveram contra si mesmos (ou a favor), nessas circunstâncias: Em ralação a ele, perceber vaidoso (afinal era humano)a  grande admiração, o encantamento que causara a uma mulher tão sensível, jovem e bela, o que envaidece sempre os homens, além de, falando-se de forma bastante contemporânea, ver a possibilidade de testar o mito da  superioridade   masculina,   ainda   que  naquela   Ã©poca   não  se  tivesse  acesso  a  esse conhecimento da forma como o temos hoje, mas o tivesse Salomão, implícito na sua condição de humanidade.
Quanto a ela, colocando-me em seu lugar como mulher, e tão jovem, consideraria um privilégio essa oportunidade, e mais, constatar que estava havendo reciprocidade nessa atitude. Ele estava encantando-se com ela, mesmo sendo tão inexperiente e sequiosa de saber. Quer dizer: seu herói estava considerando sua existência, porque, convenhamos viajar naquela época, com tanta pompa e circunstância, só mesmo por uma motivação muito grande.
Aqui me reporto ao êxtase de Louis Lane, ao constatar que o Super-homem ao menos lhe dedica um olhar, percebendo que ela existe, ainda que não o soubesse como mulher. Quanto mais ser carregada em seus braços até o infinito. Querida leitora tenha a idade que tiver - isso hoje já não tem importância (as coisas boas da modernidade) - ponha-se nesse exato lugar: os braços do Super-homem e reflita sobre o que sente.
Bem, saiamos do espaço infinito e voltemos a nossa análise. Temos ainda que considerar todo o clima de intimidade estabelecido entre nossos soberanos, porque era um convívio diário e a sós quase todo o tempo. No recolhimento da sua condição de servo, deveria ele orar agradecendo ao Senhor pela oportunidade de realizar Sua obra...
« Última modificação: Fevereiro 04, 2009, 12:26:51 por Guacira » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Fevereiro 06, 2009, 22:58:42 »

Nos braços do super-homem?! Gostaria bem de subir pelos céus assim!
Fora de brincadeira, seu texto está sublime!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #2 em: Fevereiro 07, 2009, 19:52:00 »

Que mulher não gostaria, hein?? risos...
"Fora de brincadeira", Obrigada querida!
Beijo.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Março 27, 2011, 10:09:41 »

A análise é pertinente e assertiva na abordagem de uma recorrência histórica.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 627
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 657
Total: 657
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.145 segundos com 28 procedimentos.