EscritArtes
Abril 19, 2024, 19:24:33 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O Urso, parte 2 (de 2)  (Lida 2420 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


Não vou gostar nada do dia de hoje, pois não?


« em: Maio 27, 2009, 22:04:47 »

“O que seria de vocês?†A sua mão enorme apertou o ombro a Mihalis, deixando-lhe uma mancha escarlate junto ao pescoço que também lhe lambuzou os cabelos louros nas pontas. Se sangue dele, se de urso, difícil asseverar. “Os meus rapazes tornavam-se soldados no exército de um sodomita e as minhas lindas raparigas seriam mulheres de soldados desse referido exército. E que dizer da minha mulher, amada e acarinhada, que peço aos Deuses nunca venha a ser viúva dum vulgar garimpeiro?â€

“Há destinos piores†disse a mulher, passando a agulha pela carne do marido.

“Mas a haver melhores que esses, até aqui na floresta funda entre Morgo e Todor, queres-me repreender por ter lutado por eles?†Savedris virou a cabeça para olhar a mulher.

“Visto que também não tenho desejo algum de viuvez†disse ela, “sou forçada a usar dalguma repreensão, homem. Não vires a cabeça desse modo quando estou a coser o teu pescoço ou posso acabar o que o urso te deixou a meio.â€

“Lutou, pai?†Perguntou Ciamis, desse modo chamando a atenção do pai de volta ao relato. “Lutou com o urso?â€

“Lutei. Sabia que o urso se ia pôr de pé. Tinha de alçar as patas da frente para se chegar a mim, que estava por cima das quedas baixas, junto ao tronco. Quando o fez, assestei-lhe o meu golpe mais certeiro no pescoço.†Savedris exemplificou aos filhos o movimento do braço que agora segurava no jarro de hidromel quase vazio. “Ele sacudiu-se com um urro, levou-me a picareta da mão mas não conseguiu soltá-la do cachaço. O primeiro golpe foi fundo e julgo que eu também não seria capaz de a reaver para um segundo.â€

“Aço Istústio†lembrou Elenis.

“Saiu-me barato†concordou o pai, “à vista das coisas.â€

“E depois?â€

“Depois, filho, se o sangue do urso jorrou primeiramente, o meu jorrou seguidamente, que é como quem diz, logo a seguir. Acertou-me o cabrão, com a pata, e as garras furaram-me as peles, assim de forma como está a vossa mãe agora a fazer-me com a sua agulha, mas com menor pendor para a sevícia.â€

“E assim que terminar de o fazer a ti, fá-lo-ei às tuas peles†disse ela. “Não sei qual de entre vocês precisa de maior remendo, mas adivinho qual se queixa maisâ€

“Peles†prosseguiu o pai, “a minha e as que trago vestidas, verrumadas aqui ao longo do peito pelo urso que a esta altura se zangou. Um pouco acima com aquela sua patorra e estaria a contar-vos esta história pelo olho do cu.â€

“Com a dificuldade que lhe é conhecida†disse Ciamis sorrindo, “no que toca a expressar-se correctamente por essa sua extremidade.â€

“Coro-te já as bochechas, umas e outras, se me voltas a falar assim, rapariga†disse o pai com um sorriso raro. Os filhos riram-se também e até Ranis piscou o olho a Ciamis, sorridente. Savedris bebeu do jarro, regando as barbas longas para o que faltava contar. “Ainda estava com o machado, que por pouco não me escorregou da mão quando o urso cresceu para mim e me acertou como já contei. Consegui atirar-lhe um bote mas acertei-lhe com a face da lâmina, não com o gume, porque mal conseguia ter o cabo a direito na mão. Mesmo assim, queixava-me mais se não lhe tivesse dado no focinho. Ele sentiu a pancada, o cabrão do urso.â€

“Cabrão do urso†disse Karis, e pôs a mão na boca.

“Sim†disse o pai à filha mais pequena, “o cabrão tentou outra vez apanhar-me e ao mesmo tempo subir o rochedo das quedas baixas para me chegar melhor. A corrente empurrava-o e as pedras não são poiso firme, nem para pata de urso nem para a de homem, mas ele estava a pontos de ficar à minha altura e eu a pontos de me tornar merda de urso.â€

“Que fez o pai?†disse Milhalis.

“Mijei um pouco mais as calças†respondeu ele, “ou talvez o sangue me tivesse escorrido por baixo das peles até onde as pernas me nascem do corpo e fosse o seu calor que eu senti. Não me perdi a pensar no que seria o quê, congeminei antes um plano.â€

“Um plano?†disse Elenis

“Um desses, sim, capaz de ser o meu último se fosse o caso de não prestar para nada. E que passava por me empoleirar no tronco caído antes que o urso trepasse pelas quedas acima no que seria o ponto final desta história, comigo morto e convosco, meus filhos, em lágrimas. Resta saber o que estaria a vossa mãe a fazer.â€

“Talvez a cerzir algo que se mexesse menos que tu, homem.â€

“Feres-me com as tuas palavras, não só com as tuas agulhas.â€

“Se for para o teu bem…†disse ela. “Conta lá o resto que essa ferida no peito precisa de ti deitado para que seja vista.â€

“Portanto, quando atirei o corpo para trás as costas deram ao tronco deitado e joguei logo a primeira perna ao focinho do cabrão do urso sempre sabendo que se ele abrisse a boca no instante em que o estava a fazer me comia o pé, bota de garimpar e tudo. Ainda pensei que talvez o urso perdesse o equilíbrio nas pernas por causa da minha patada, mas a sorte que tive já foi em razoável medida e não me deu para esmolar por mais. Foi como pontapear uma rocha, uma coisa muito parva de se fazer, mas que naquela situação fazia todo o sentido. Estivessem lá para ver e logo viam. Com o impulso da minha perna na cara dele, veio-me o corpo para trás, como de acordo com o plano, e eu dei um cambaluz por cima da árvore caída. A minha ideia era cair direito do outro lado, mas o urso, que não me comeu a bota com o pé lá dentro, foi então que aproveitou o ensejo para me abrir nas costas tantos lenhos quantas unhas tinha.â€

“Também tens feridas nas costas, homem?â€

“Tenho, mas dessas mantém-te arredada com as tuas pinças†disse Savedris. Olhou à vez para Elenis e Mihalis. “Não se dá as costas a mulher alguma, muito menos se ela for de índole costureira.â€

“Deste-as ao urso†lembrou Ranis.

“E quase morri por isso, o que só vem demonstrar o rigor do meu pensar. Deixa-me acabar para que possas tu também acabar a tortura à minha pessoa.â€

“Acaba, marido.â€

“Quando o urso, cabrão que estava a ser naquela circunstância, me arranhou as costas, as unhacas dele desenvolveram um apego sinistro às minhas peles, às que uso por cima do pêlo, e fiquei preso, pendurado do outro lado do tronco tombado. Preso a uma das patas e à mercê da outra passando-me vezes sem conta sobre a cabeça, por pouco não me reduzindo esta narrativa às poucas palavras que eu seja porventura capaz de proferir pela extremidade há pouco referida, e nem uma palavra sobre a eloquência ou falta dela quero ouvir de qualquer uma das vossas bocas. Sob risco de vos reduzir eu à mesma condição.â€

Dos filhos, nem pio. Esgotado o hidromel, chegava-se também ao fim da história.

“Por sorte, o urso não me atingiu.â€

“És de sortes.â€

“Diz isso sem essa malícia toda, Ranis, e talvez me sinta feliz por sê-lo.â€

“Digo da maneira que digo, não quero dizer nada com isso, homem.â€

“Foi pela sorte, esta tendo-me em melhor conta que a vossa mãe me parece ter, que o cabrão peludo não me atingiu e ainda por cima as minhas peles se libertaram, por sorte, das garras deles e tanto eu como o urso caímos, cada qual por seu lado, atrevo-me a dizer, por efeitos da tal sorte. Eu acima das quedas baixas, ele outra vez lá em baixo. Mas com ódios de voltar a subir. A desavença entre mim e o urso arrastava-se para além do razoável e se fosse uma questão de se ver quem se esvaía primeiro, é certo e sabido que o urso tem mais para dar que um homem. Sempre com o olho em não vir, posteriormente a ser comido, ser cagado pelo urso, surgiu-se-me terminar a dança, e a forma como fazê-lo.â€

“De sortes e para mais esperto†tornou a mulher. “Eis o homem que amo.â€

“Eis-me aqui, sem dúvida†disse ele, “devido à minha esperteza e às sortes que nunca até este dia tive naquele rio.â€

“Bendito rio†disse Karis.

“Tanto mais quanto molhado é†concordou o pai. “O urso viu-me assomar a cabeça ao cimo tronco mas lá de baixo não me chegava a unha. Urrou e fez-se quedas acima, patinhando. Tinha o flanco vermelho do sangue que esguichava em escarradelas da ferida da picareta, o aço Istústio não despega uma vez fincado fundo naquele cachaço ou no que quer que seja que o finquemos. Ainda havia o machado. Tinha-o perdido quando dei a cambalhota por cima do tronco, pensei que tivesse ido no rio. Mas a lâmina é pesada e ele ali estava, sob a árvore, preso nas rochas debaixo da corrente. Joguei a mão a ele, e depois segurei-o com as duas.â€

“É um bom machado†disse Mihalis.

“O urso não estava bem das pernas mas estava quase em cima de mim. O que fiz a seguir não foi corajoso. Foi glorioso!†Savedris levantou-se de repente da cadeira erguendo o jarro com ambas as mãos acima da cabeça aos sarrafos do telhado, assustando as meninas e arreliando a mulher que ainda o estava a coser. Os rapazes ficaram suspensos no gesto do pai quando este subiu para cima da cadeira num acto de precário balanço que mimetizava o que tinha acontecido. “Trepei ao tronco com o machado assim ao alto e antes que o urso me pudesse cortar ao meio com as patas, desci-lho sobre a cabeça com as forças que me restavam e o ódio que o medo naquela vicissitude me consagrou.â€

O pai arremeteu o jarro que se estilhaçou contra a cabeça decepada e aberta do urso. Cacos soltaram-se para todo o lado. Um deles, pelo menos, deu a Savedris uma nova ferida com que entreter Ranis e as suas agulhas, um corte profundo no pulso. Não lhe deu importância. Sorria e enchia o peito de ar.

“E foi assim, e não de outra forma, que esta cabeça de urso veio dar à nossa mesa.â€

Karis largou num aplauso infantil que contagiou a irmã e, estes num tom mais solene, os irmãos. A mãe atirou as agulhas de volta à cesta e começou a apanhar os cacos do jarro, não fosse algum dos filhos magoar-se neles. Exibiu o que restava da pega da peça perdida.

“Espero que o urso tenha valido o nosso último hidromel e o nosso melhor jarro.â€

“É minha opinião que sim†disse o marido, "valeu por ambas as coisas."

“E não lhe podias ter cortado um bocado que pudesse cozinhar-se? Esta cabeça, um pouco à semelhança da tua, é demasiado avantajada para as minhas panelas.â€

“É um troféu, mulher, não é comida.â€

“Mesmo assim, esta noite os nossos filhos verão ser-lhes servida carne de troféu, se é que esta cabeçorra tem alguma para uma sopa ou um guisado. E tu vais tirar partido do nosso leito, antes que afocinhes para aí e me precipites o tal estado de viuvez de que há pouco falavas não me desejar.†A mãe virou-se para os filhos. “Rapazes, ajudem o vosso pai a fazer por merecer a sorte de ainda estar connosco hoje. Atem-no à cama se a oportunidade se apresentar. Daqui a pouco já lhe vou servir um pouco da língua deste urso, para que ele possa dar ao cabrão do bicho o mesmo destino que receava que o cabrão do bicho lhe desse.â€

“Quero crer que será uma justa cagada†disse Savedris, amparado por um filho de cada lado a caminho da cama. “Atrevo-me a dizer, épica!â€


FIM


(ou apenas o começo de algo maior)
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Maio 28, 2009, 20:16:47 »

A seguir à língua, descobrir-se-á alguma outra parte do bicho com interesse para uma sopa?!
Ri-me a bom rir! Muito bom!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Djabal
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 191
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Junho 08, 2009, 11:38:19 »

Gostei do poder descritivo, minucioso e bem humorado. Disseste que não sabia, muitas vezes, como dar fim à história. Nesta estiveste com a mão, a língua e a cabeça no lugar, não na do urso, claro, na de contador de boas histórias.Haja bem. Abraços.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 626
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 621
Total: 621
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.211 segundos com 29 procedimentos.