EscritArtes
Março 28, 2024, 14:35:51 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Contos da Cidade Baixa: Pfarr  (Lida 2263 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
NunoMiguelLopes
Membro
***
Offline Offline

Mensagens: 209
Convidados: 0


Não vou gostar nada do dia de hoje, pois não?


« em: Maio 27, 2009, 22:13:03 »

A arma dispara primeiro, derramando morte. No beco e por mais alguns instantes ainda, a desmaiada iluminação nocturna denuncia a cena através do smog, que chega aos encontrões vindo da baía cheio de vontade de se tornar cúmplice de mais um crime na cidade onde nada se passa, escondendo a vítima e o carrasco numa densa massa de pasteleiro irrespirável. Em breve, ambos terão desaparecido nas convulsões burlescas do novo dia. Se não encontrarem o corpo antes do sol assomar sobre as colinas e afugentar as sombras por elas abaixo, trazendo luz e vida às ruas da cidade baixa, o homicídio nunca terá acontecido. É com isso que Pfarr conta enquanto prende o ferro quente ao baixo ventre, entre a fivela do cinto e a púbis, desfraldando a camisa grossa para melhor ocultar o chumaço, quase invisível à luz das candeias que perdiam a batalha com a neblina.

Pfarr inspira profundamente, sorvendo através da língua a frescura do nevoeiro e pressentindo o pulsar da cidade que aí vem, sabendo que lhe faltam balas e lhe sobram nomes. Sente-se agitado, como um budista cujo corpo ainda hesita em abraçar o jejum e a contemplação e em abrir mão do espírito, acusando alguma falta de confiança que nem a arma cada vez mais leve lhe pode proporcionar. Nomes e balas, mortes sucessivas numa vida, apertada como aquele beco, sem saída e que estava por um fio, por horas. Numa cidade sem serviço de quartos ou prontos-a-vestir, todos deitavam a mão ao que podiam. Pfarr fazia o mesmo. Apenas queria mais do que os outros.

O morto não tem os mesmos problemas em abrir mão do espírito. Para ele, é uma questão de sobrevivência. O fantasma escapando pelos poros ergue-se em novelos de fumo e procura a relativa segurança que o nevoeiro que toma conta do beco oferece. Pfarr percebe a jogada, porque era sempre a mesma, e faz a sua. Havia o risco de deixar a presa escapar, dissimulada no smog, ou de não a apanhar a tempo, antes que perdesse a coesão e tudo o que restasse fosse um cadáver perfeitamente redundante que, de qualquer maneira, nem chegaria a ser tocado pelo novoastro.
Pfarr saca dum charuto gordo e já algo mascado, clica o zippo duas vezes, puxa a primeira tragada com uma careta de náusea, guardando o zippo na jaqueta e libertando uma baforada para o ar demasiado consistente à sua frente. Fantasmas eram naturalmente habilidosos a esconderem-se, o fumo a terra doce dum Cohiba Robusto era melhor a dar com eles. Melhor que spray nasal, melhor que Brut Original e muito mais másculo que incenso (acabo de rebentar com os miolos de alguém, deixa-me acender um pauzinho de incenso, sim?). O espírito era susceptível, mesmo depois de morto o corpo, o espírito era sempre susceptível às coisas boas da vida.

O fantasma aparece perfeitamente traçado no nevoeiro pelo esturro do charuto, cujas moléculas treinadas se pegam ao ectoplasma espectral e mal cheiroso que o espírito ainda não tivera oportunidade de largar. Agora, já não se pode esconder de Pfarr, e o assassino expele mais algumas bolsadas de fumo para encrostar a vítima ao mundo antes de apagar o charuto na ponta da língua e devolvê-lo ao bolso para quando voltasse a ser preciso. Caminha calmamente atrás do fantasma do homem desdobrado ao fundo do beco com uma bala acantoada na fronte esquerda como uma borbulha que correra mal.

Em pânico, o fantasma começa a perder porções de si mesmo, a pelar, como acontecia à grande maioria deles. Poucos eram aqueles que aprendiam depressa a preservar a sua totalidade. Com esses, era preciso muito cuidadinho. Percebiam que o ter finado não era um inconveniente, era antes uma vantagem. Alguns, outros, conseguiam inibir a desagregação antes que fosse tarde demais, mas aí já pouco restaria deles. Ombros e cabeça. Quiçá, apenas uma mão que, com alguma sorte, seria a que usara a aliança de casados. Era importante manter uma ligação à vida para aqueles que se recusavam a dar o salto, para aqueles que se demoravam por cá. E havia aqueles, e este fantasma dava ideia de ser um desses, que se desfaziam por inteiro e para eles nunca haveria paraíso, nunca conheceriam o inferno. Apenas um verdadeiro e inescapável nada, o cúmulo do desaproveitamento ascético, como Buda assente no cume da montanha a coçar os tomates sem nada em que pensar.

Pfarr vai novamente à jaqueta e materializa uma máquina fotográfica descartável que já tinha descascado previamente. A matéria que constituía um fantasma tinha o condão de se fragmentar em menos tempo do que ele por vezes demorava a remover o invólucro laminado daquelas malditas máquinas. Tudo seria mais fácil com uma digital, mas as digitais não faziam o trabalho bem feito. Era dos pixeis. Não possuíam aderência, por muitos megapixeis que se gabassem de ter.

O fantasma brilha com um fulgor levemente radioactivo na bruma quando Pfarr tira a primeira fotografia. Um bom fotógrafo fazia o trabalhinho com um clique. Lia a luz, compunha o ângulo, alguns percebiam de pose e eram uns estetas. Pfarr precisava sempre dum rolo inteiro. A última coisa que um fantasma seu ouvia em liberdade era o constante rec-rec da rodinha da máquina fotográfica descartável. Cada vez que disparava, mais um pouco de ectoplasma era aprisionado no rolo.

Pfarr dá uma última vista de olhos em volta. Não lhe escapara nada. Está finalmente sozinho no beco. Guarda a máquina na jaqueta. O dia rompe por cima das colinas, apalpando os picos timidamente e ganhando coragem para descair para a cidade baixa. Os prédios mais altos já reluzem, acima do nevoeiro nocturno que cobre tudo com algodão e Pfarr faz-se ao caminho. Quer chegar a casa o mais depressa possível, e revelar os rolos daquela noite. Acrescentar mais umas almas aos seus álbuns de fotografias.

Quando abria um álbum, gostava de as ouvir gritar.


(fim)
Registado
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #1 em: Junho 14, 2009, 15:01:31 »

Um ghostbustter à séria. Muito bom conto. (Contos da cidade baixa. Hmmm. Eu lembro-me.)
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Junho 14, 2009, 22:54:42 »

Pfarr é digno da cidade baixa. Um cidadão de pleno direito
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 556
Total: 556
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.101 segundos com 29 procedimentos.