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Autor Tópico: O MÍTICO,O SIMBÓLICO E O IMAGINARIO EM O RISCO DO BORDADO DE AUTRAN DOURADO  (Lida 5280 vezes)
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Karla Bardanza
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« em: Maio 29, 2009, 13:54:50 »

O Risco do Bordado é um livro cujo o mito principal é o Tempo,que não é o tempo cronológico, uma vez que suas sete histórias podem ser lidas independentemente e acima de tudo,porque permite várias leituras.Além disso, a própria estrutura desta obra onde Autran Dourado faz uso de um tempo que é aparentemente histórico, e que no entanto é na verdade um tempo que concede toda uma liberdade ao leitor, revela o próprio anseio do autor de transcender o tempo histórico e buscar o imaginário, extirpando o caráter concatenado do sentido existencial daquele.Dessa forma,este livro que não possui ordenamento, que não privilegia a idéia de marcha contínua, de fluxo objetivo, é uma obra plena de ambiguidades, sendo impossível tentar dominá-la através de qualquer sistematização, além da própria memória (do leitor).
Portanto, O Risco do Bordado aponta para o descompasso que divide o homem entre o tempo linear e o tempo cíclico do mito e da natureza.Assim, o leitor é levado a mergulhar nesta narrativa por João, o fio condutor em todos os capítulos, cuja a idade não é mencionada em nenhuma das histórias.É ele o elemento que liga os episódios, que nada mais são do que uma coleção de histórias subliminares e simbólicas que transcendem as mudanças culturais e de consciência, nos remetendo à constatação de nossa ligação com os eternos desígnios humanos. Nesse sentido, o "romance desmontável" de Autran Dourado retrata símbolos que dão significado e dignidade à vida, pois através das histórias contadas, entende-se que muitos outros estiveram aqui antes e que de alguma maneira, ultrapassaram obstáculos no processo de crescimento para enriquecerem como seres humanos.Usando imagens míticas, o autor descreve em linguagem poética, as experiências fundamentais e os padrões de desenvolvimento do homem, que em verdade são arquétipos, pois são universais e existem em todas as pessoas de todas as civilizações e culturas, em todos os períodos da história da humanidade.
O mítico, o simbólico e o imaginário em O Risco do Bordado começa quando nos deparamos com a quantidade de capítulos: sete. Número intencionalmente cabalístico, o sete nesta narrativa corresponde a uma perfeição cíclica, visto que o leitor pode começar a ler os episódios sem ordem. Além disso, por ser símbolo universal de uma totalidade em movimento, o sete encerra um ciclo concluído onde cada episódio em si guarda um mundo completo, contudo, emanado todos de uma unidade original: João. Por conseguinte como o próprio Autran Dourado definiu seu livro é um romance polifônico que parte de um som originário.
Também, não se pode esquecer dos próprios títulos de cada episódio, pois expressam revelações e engendram-se no emaranhado de questões que são cruciais na existência humana. O poder mítico encerrado em cada história espelha o título e simboliza o mover existencial do homem com seus problemas eternos. Com suas mensagens enigmáticas, os mitos presentes no livro em questão presenteia o leitor com uma simbologia reveladora da vida e da morte que nada mais representam do que uma tentativa de sacralizar a vida do homem moderno, tão distante de suas raízes.
Sendo assim, através da história de várias existências, Autran Dourado recupera o Tempo primordial e leva o leitor em uma viagem mítica, onde as experiências da infância, os conflitos e as paixões da adolescência, os desafios e as tomadas de decisões, as crises, as perdas e as súbitas mudanças são vivenciadas, ou seja, ritos de passagem inerentes ao homem na qualidade de arquiteto de seu próprio destino.
Ao usar esses ritos, Autran Dourado reitera o mítico, o simbólico e o imaginário, mostrando que são pertinentes ao destino humano.Até as mortes enfrentadas pelo protagonista revela as mortes dos seus vários "eus", sendo também ritos de passagem.
Nesse sentido, O risco do Bordado é um livro que fala do sagrado e do profano, do mito e da realidade revelando a condição do homem através do mítico e do simbólico, se assim não fosse o homem não seria concebido como criação de um Deus, e sendo assim, só Ele "(...) é que sabe por inteiro o risco do bordado." (193/1999)

Karla Bardanza

Referências Bibliográficas

1) CHEVALIER,Jean & GHEERBRANDT,Alain Dicionário de Simbolos.Trad.Vera da Costa e Silva[et alii]-14ª ed- Rio de Janeiro:José Olympio, 1999.
2) DOURADO,Autran.O Risco do Bordado.9ªed.Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
3) ELIADE,Mircea.O Sagrado e o Profano.Trad de Rogério Fernandes. São Paulo:Martins Fontes,1992.




 
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Goreti Dias
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« Responder #1 em: Maio 29, 2009, 15:03:04 »

Um bom trabalho! Obrigada pela partilha.
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Goretidias

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Karla Bardanza
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« Responder #2 em: Maio 30, 2009, 01:25:30 »

Obrigada Goretidias pelas palavras!
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Karla Bardanza
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« Responder #3 em: Maio 31, 2009, 16:41:02 »

Olá Júlio,

Quando postei o ensaio, pensei muito em você.Sabia que teria o teu comentário.Gosto de Autran, escritor genial!

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Karla Bardanza
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Dionísio Dinis
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« Responder #4 em: Junho 02, 2009, 18:30:44 »

É bom que se fale de bons livros e de bons autores,Obrigado Karla, pelo seu valioso contributo.
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Karla Bardanza
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« Responder #5 em: Junho 04, 2009, 00:10:26 »

Grata pelas palavras Dionísio!

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Karla Bardanza
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Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

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Olá! Boas leituras e boas escritas!
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