EscritArtes
Março 28, 2024, 09:40:27 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: chuva miúda em tempo de estio  (Lida 5821 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
antónio paiva
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400
Convidados: 0



WWW
« em: Junho 25, 2009, 13:54:46 »

não sou, não quero, não ambiciono, nem tenho o descaramento, de querer ser exemplo para alguém. quem vos escreve é o mais perfeito exemplo da imperfeição e, por favor, agradeço que me ignorem por princípio, e ao mesmo tempo agradeço a atenção, daqueles que me lêem sempre até ao fim com olhos de ler, sem a intenção de no final serem simpáticos, ambicionando reciprocidade no mesmo modo e género. este que vos escreve, quando pela primeira vez publicou num site de escrita, fê-lo borrado de medo, pois devido ao seu desconhecimento dos meandros da coisa, pensava que quem os utilizava era gente criteriosa e talentosa, que tinha um extremo cuidado, no que neles publicava e, para além disso, teria um respeito imenso pela escrita, evitando a leviandade de publicar por publicar. descobri que não era assim e, por força da desilusão, acabei por em determinadas alturas, dar uns quantos murros na mesa, acreditem que, de alguns que dei não retiro uma só vírgula que seja, já de outros não me orgulho mesmo nada, enfim, vivendo e aprendendo.

sobre isso e outras coisas podem ler no link abaixo, publicado neste sítio faz tempo:
http://www.escritartes.com/premios/mar2008/entrevista_antonio_paiva.pdf

mas vamos agora aos entretantos  mais recentes, a propósito de censura ou quase censura, amuos e outros que tais. moderadores e moderação, algo que logo à partida me provoca urticária. é que, não colocando em causa nem a idoneidade, nem o espírito de missão, que cada um coloca nessa tarefa, o que é logo visível, é que, uns utilizadores serão mais idóneos e sérios do que outros, pelo que, é necessária a vigilância, dos, pelos. a prática acaba por revelar que, muitas vezes a vigilância é mais prejudicial do que a prevaricação. há jurisprudência bem recente sobre o que afirmo, quer seja aqui, ali, ou acolá.

abordando agora a questão da censura, uma palavra tão banalizada nos sites, tal como é banalizada a escrita.
fazendo uso da secular questão popular:

por que é que o cão vai à missa?
a resposta igualmente popular e sapiente:
porque encontra a porta da igreja aberta.

mas, já que pertencemos à espécie homo sapiens, não queiramos plagiar e apoderar-nos, dos comportamentos do nobre e inteligente animal.
é verdade, acabamos todos por entrar nestes sítios, porque o acesso é franco e facilitado, basta um simples registo, com um nome falso ou verdadeiro (abomino o termo nick), arranjamos uma foto pessoal, um boneco qualquer ou nenhum boneco, para colocar no avatar, e já está. podemos logo desatar a parir sapiência.

convido-vos se assim o quiserem, a olhar um site de escrita por outro prisma; um site não surge assim do nada, alguém teve de o criar ou mandar criar, alguém tem de o manter funcional e online, isso tem custos sabiam?
com as naturais diferenças, um site de escrita, pode muito bem ser comparado com uma editora, uma editora online claro está, à disposição de quem quer dar a conhecer os seus escritos.
e, se numa editora convencional, é ela mesmo que decide a sua linha editorial, seleccionado o que publica ou não publica. poderíamos também acusar um editora de censora, ou de censura? claro que não.
então, um site que é criado e mantido por alguém, e o coloca gratuitamente à disposição de terceiros, pode esse alguém, decidir o que se pode ou não publicar no site? claro que pode. e, quando queremos forçar esse alguém a aceitar aquilo que queremos, estaremos nós ou não, a censurar a legitimidade desse alguém? claro que estamos.

se pretendemos ter um espaço para dar largas à nossa criatividade, frustração e ou maledicência, criemos então um blogue, façamos ou mandemos fazer um site e suportemos os seus encargos, aí poderemos ser tudo e nada. mas, atenção, até aí podemos ser impedidos de passar das marcas, como bem sabemos.

que se leia então demais, que se escreva um pouco menos e com sentido de mais, quanto a publicar, publiquemos com parcimónia e sem gula.

até uma próxima.
« Última modificação: Junho 26, 2009, 12:58:47 por antónio paiva » Registado

não somos responsáveis pelo tempo em que vivemos, mas sim pela forma como o vivemos

http://www.antoniopaiva.net
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Junho 25, 2009, 17:07:44 »

Eu posso informar que um site destes custava à data da sua criação uns míseros 7000 euros, (sim, leram bem, sete mil euros), acrescido de alojamento num servidor, registo (está registado em França), reserva de nome e manutenção. Eu paguei isso tudo para bom uso e ofereci a sua entrada nele de forma livre, desde que educada. Dos meus direitos de censura creio ter feito pouco uso, de ter "caca" na cabeça nunca me tinham acusado antes, de ser púdica nunca me tinha ocorrido ouvir. Mas sempre há uma primeira vez para tudo. Tenho razões para ter-me livrado da administração disto. Estou desiludida. Não sou de desabafos, mas deste-me vontade de o fazer. Todos os que vivem a vida do site sabem do que falo porque tudo esteve publicado. Mas um tanque de água suja costuma ser mais barato.
Um beijo para ti e faço minhas as tuas palavras:

"se pretendemos ter um espaço para dar largas à nossa criatividade, frustração e ou maledicência, criemos então um blogue, o façamos ou mandemos fazer um site e suportemos os seu encargos, aí poderemos ser tudo e nada. mas, atenção, até aí podemos ser impedidos de passar das marcas, como bem sabemos.

que se leia então demais, que se escreva um pouco menos e com sentido de mais, quanto a publicar, publiquemos com parcimónia e sem gula"
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Junho 25, 2009, 21:33:06 »

Disse tudo prezado António Paiva.E disse-o de forma indubitavelmente cristalina, disse-o sem deixar margem a contestações rasteiras.

Abraço fraterno
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #3 em: Junho 29, 2009, 19:15:57 »

Olá António Paiva,

Este seu texto retrata uma realidade bem conhecida, diria mesmo, por demais conhecida por parte dos que de facto só provocam chuva miúda - morrinha - que nada ajuda a lavar antes pelo contrário fazem lama em mistura com o pó e provoca derrapagens indesejáveis.
Quanto à moderação e ao meu exercício pessoal da mesma no EA o meu texto postado na Prosa Restante suponho claro de intenção e prática e encaixa totalmente neste seu texto, sem o ter conhecido antes - porque convenhamos - quem está por bem e de bem consigo próprio, está no EA com lisura, educação e sobretudo partilha do que com mais ou menos modéstia vai produzindo para ser lido como em contrapartida também se deliciar ou não, com o que os restantes membros postam sem busca de espaço próprio numa casa que não é sua!
José António   
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Junho 30, 2009, 20:01:09 »

Voltei para reler e deleitar-me com a rara perspicácia e capacidade analítica, que o amigo António Paiva exibe sem pedantismos nem falsas modéstias.

Abraço fraterno
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Julho 30, 2009, 21:14:02 »

Porque com este sol me apeteceu um chuva miudinha para refrescar...
Beijo
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Julho 30, 2009, 21:57:47 »

Ora aqui está um belíssimo texto que vale sempre a pena trazer à ribalta!Sábio, se.reno e com afecto por esta casa que é o EscritArtes.Bem-haja amigo António Paiva, pela generosa partilha!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 627
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 689
Total: 689
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.169 segundos com 29 procedimentos.