EscritArtes
Março 29, 2024, 07:37:32 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O estranho caso do homem que passou a ser rato  (Lida 2465 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Antonia Ruivo
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 162
Convidados: 0



WWW
« em: Julho 18, 2009, 01:52:34 »

Doutor Manuel Jeremias vai com Deus, homem abastado,tanto em figura como na conta bancária, mas coitado pobre de pensamento, isto é o que diz a esposa, a Sra. A. Efigénia da Conceição, vai com Deus, claro está.
Com Deus e com o Diabo, arremata a vizinha do lado, a menina Augusta. Sempre que a coisa lhe corre mal. Nada lhe escapa no prédio, e a vida dos vizinhos da porta da frente, muito menos. O seu interesse deveras aguçado, pelo casal vem de longa data, mas nos últimos tempos, criou contornos anormais. Leva horas de funil em punho, encostado à parede da sala, ouvindo assim tudo o que se passa na casa ao lado. Tudo isto, desde que um dia acordou sobressaltada com uns guinchos aflitivos, que mais pareciam porquinhos da índia, não querem lá ver, o semítico do Dr comprou porcos da índia , fez isto só para me moer a cabeça aposto, não descansou enquanto não arranjou uma desculpa para entrar na casa dos vizinhos, queria ver com os seus próprios olhos.
Conforme o pensou assim o fez, aproveitando a hora da sesta, agarrou no canário que tinha numa gaiola pendurada na varanda, e sorrateiramente meteu-o pela fresta da janela da cozinha dos vizinhos, depois correu aflita a tocar à campainha, quando a porta se abriu, em alvoroço deu conta do sucedido ao Dr Manuel, que, com muito mau modo lá a deixou entrar em casa para apanhar o canário, demorou-se longamente pela casa, parecia que em vez de apanhar o pássaro, cada vez o enxotava mais, assim percorreu todo o apartamento, nem a despensa escapou, até que o dono da casa farto de tanta palhaçada pegou numa toalha que jogou para cima do pobre animal, e lá saiu a menina Augusta com o seu malfadado canário, saiu, pior do que entrou, tanto trabalho, tanta correria para nada, nem sinal do que poderia causar tantos guinchos fora do normal todas as manhãs à mesma hora.
Estava uma manhã primaveril daquelas em que não apetece ir trabalhar, e muito menos enfiar-se no auditório da faculdade de ciências onde iria dar uma conferência , sobre a ciência do esquecimento, ai vocês não sabiam, que até para nos esquecermos é preciso ciência, é esta a área pedagógica que o Dr Manuel Jeremias abraçou vai para mais de vinte anos, ensina a nobre arte do esquecimento.
Este ano lectivo até nem lhe tem corrido nada mal, tem uma turma de vinte alunos todos eles aplicados na disciplina do esquecimento, mas estas conferências todas as quintas feiras da segunda semana de cada mês dão cabo dele, ter que enfrentar um auditório cheio de gente interessada em esquecer é obra.
Com estes pensamentos saiu de casa, a viagem até à faculdade durou cerca de meia hora, pelo caminho lá foi apreciando as meninas de mini saia que se dirigiam para os seus empregos a passo apressado, aqui e ali uma ou outra despertava-lhe a atenção.
- hummm boa perna sim senhor, olha aquela o decote dela, belas mamas, sim aquela até que ia. Assim chegou à porta do auditório, mas coitado já não se lembrava de nada do que tinha visto pelo caminho, é a vantagem da sua profissão. Antes de entrar arrumou o carro no parque de estacionamento no lugar que lhe era reservado, mas, uma morena, alta e espadaúda despertou-lhe a atenção. É pá, parece um avião, olha aquele traseiro, saiu dali quase a correr, ainda teve tempo de se lembrar da D. Efigénia ai se ela tivesse aquelas pernas, mas coitada um metro e meio de gente, roliça ainda por cima sardenta, eh,… quando tinha vinte anos até que não era pior, mas agora desmazelou-se isso é que foi.
E lá foi o pobre do Dr Manuel Jeremias dar a bendita conferencia, mas algo estava mal, todos notaram, não se conseguia concentrar, ele, um orador nato que cativava plateias inteiras quando começava a falar de como era importante saber esquecer.
- Ai aquele traseiro, e abanava a cabeça de um lado para o outro, articulava mais meia dúzia de palavras e lá vinha a morena de novo, ai se a tivesse nos meus braços, suores frios escorriam-lhe pelo rosto, começou a ver tudo a andar à roda e catrapumba, o bom do Dr estatelou-se ao comprido no chão.
Quando acordou viu-se ladeado de uma multidão, mesmo por cima da sua cara um decote e… ai, desmaiou de novo, alguém tirou de uma maleta de médico uns sais ou coisa parecida que lhe deu a cheirar, ao abrir os olhos, balbuciou. Hi, hi, hi, hi, as pernas.
Ninguém lhe ouviu nem mais um pio enquanto esperaram pela ambulância, que o conduziu ao hospital, sempre a acompanha-lo foi a dona das pernas, nada mais nada menos que a morena do parque de estacionamento.
Depois de vários exames, os médicos não lhe encontraram doença que valesse a pena a sua permanência no hospital, mandaram-no para casa com a recomendação de que teria que evitar surpresas desagradáveis de qualquer ordem, fique descansada doutora balbuciou a D, Efigénia que entretanto tinha sido chamada para tomar conta do marido.
Já passaram mais de dois meses , o bom do Dr nem parece o mesmo, todas as manhãs à mesma hora é vê-lo saltar da cama de um salto, e leva pelo menos cinco minutos aos saltos gritando, hi, hi, hi, hi, deixou a profissão de docente e agora é bibliotecário na biblioteca da cidade, leva o dia inteiro enfiado nos cantos escuros da biblioteca lento tudo e mais alguma coisa, decorou até o mestre cozinheiro de uma ponta a outra, de vez em quando pára frente a qualquer espelho e repete para si mesmo, hi, hi aquele traseiro.
Finalmente a menina Augusta conseguiu descobrir de onde vinham os estranhos guinchos o que ela não sabe é que desde o celebre dia em que desmaiou no auditório da faculdade o Dr Manuel Jeremias vai com Deus descobriu que a importância da recordação é muito maior que a do esquecimento, daí ter passado a ser rato de biblioteca, foi a melhor maneira que encontrou para exercitar o cérebro e nunca mais se esquecer de nada. Descobriu a importância das coisas simples da vida e do doce sabor da recordação, o que ele não se importava nada de esquecer era a bisbilhoteira da vizinha do lado que agora meteu na cabeça que tem que descobrir porque é que o Dr se ri a torto e a direito todas as manhãs assim que a esposa sai para comprar o pão.
Deixa estar, não perdes pela demora pensa com os seus botões a menina Augusta.
Registado

A vida é uma constante procura cabe a cada um facilitar essa jornada
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Julho 18, 2009, 11:03:43 »

Parece ser muito estranho que as pessoas se riam. Se o homem chorasse, decerto a vizinha já teria percebido que era choro. Uma recordação que valia esse riso não deve ser votada ao esquecimento. Que se danem as teorias!
Gostei!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Tere Tavares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 926
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Julho 23, 2009, 22:36:47 »

Leve e delicadamente aflitivo.
Valerá sempre o sorriso!
Parabéns Antonia.
Registado

Escreve também no blog:
http://m-eusoutros.blogspot.com
Todos os textos registrados nº 540.178 livro 1027 folha 386.
Escritório de Direitos Autorais - Biblioteca Nacional
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 693
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 658
Total: 658
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.1 segundos com 29 procedimentos.