EscritArtes
Abril 16, 2024, 12:34:59 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Crítica à crítica  (Lida 5952 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Agosto 10, 2009, 14:45:13 »

Crítica à crítica
 
Devemos tentar extrair o bom do mau que o mau sempre contém . E o bom do mau que na lista aconteceu foi que nos obrigou a fazer uma reflexão sobre a crítica . Aí vão uns farrapos da minha -reflexão- :
 
          Não faço crítica . Julgo que fazer uma crítica bem feita dá muito trabalho . E não tenho a certeza se a minha crítica valeria a pena . Prefiro fazer mais um poema e aqueles que não gostam dos meus poemas certamente não ganhariam com a troca . Já uma crítica à crítica é outra coisa principalmente se tivermos o cuidado de criticar a crítica e não uma crítica. É certo que eu conheço mais ou menos os ingredientes com que se cozinha uma crítica . Sei mais ou menos a diferença que há entre uma metáfora e uma imagem . Sei mais ou menos o que é uma metonímia e o mesmos em relação aos outros tropos da linguagem .
          Só não sei se seria capaz de dosear sabiamente estes conhecimentos sobre um texto concreto . E se seria capaz de ponderar os outros imponderáveis elementos que um texto concreto tem de ter. Principalmente se seria capaz de avaliar da maneira como o autor se apropriou do assunto e o tratou como se estivesse a desvestir-se. Porque isso é que é escrever bem .
          E não sei se seria capaz de arrostar com o desagrado do autor que sempre veria como uma invasão o meu labor crítico.
          É certo que os autores sempre ficam agradados quando a crítica é favorável . Mas tudo isso é superficial porque, sendo a leitura do crítico sempre diferente da leitura própria, o autor consciente não poderá deixar de notar isso desagradavelmente. Ou seja : Apesar de tudo quanto alguns autores dizem em contrário, nenhum autor se considera menos do que o melhor do mundo. Alguns autores, concedo, poderão considerar que outros foram melhores -do que eles são no momento- mas nunca que outros autores são melhores - o tempo do verbo ser é completamente essencial – permita-se-me a repetição  da ideia-. E sendo eles os melhores, a melhor interpretação é a sua e uma interpretação diferente num texto seu não poderá deixar de ser vista como uma invasão.
          Também sei que muitos autores dizem que quando escrevem, ou quando publicam um texto, se desligam dele e assim podem vê-lo criticado à vontade mas isso é outra balela.
          Mesmo que um autor repudie um texto que escreveu nunca deixa de o considerar seu porque no fundo é ele mesmo.
          A nossa sina é esta : Nunca nos conhecemos bem, ouvimos dizer, mas conhecemo-nos como ninguém nos conhece e não temos a possibilidade de transmitir tal pensamento . É certo que tentamos e a essa tentativa chama-se escrever -no sentido literário, é evidente-. Vivemos encerrados dentro de uma concha que nenhum bivalvelista – a palavra não existe mas não importa- apanha algum dia nesta praia deserta do nosso descontentamento.
          E resulta daí que a crítica é uma actividade inútil e até deletéria ? Certamente que não se o crítico tiver em consideração que escreve para todas as pessoas excepto para o autor . A função do crítico é contribuir sabiamente para a formação de leituras tanto quanto possível aproximadas -das do autor, pensará o autor .
          Os críticos são valentes . Vivam os autores.

E não me venham com críticas . Podem fazê-las para os outros. Eu vou lê-las sorrateiramente.
 
Geraldes de Carvalho
 
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Agosto 10, 2009, 16:09:33 »

Criticar dá, de facto, muito trabalho. Eu, por mim, não critico. Limito-me a tecer alguns comentários e/ou a dizer se gostei ou não. Claro que todos gostamos de ser lidos e elogiados, o que é diferente de ser criticados. Mas aprecio uma boa crítica. Porém, aqui não a faço nem a espero. Fico-me pela partilha. Dou e recebo na medida do que me agrada.
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Agosto 15, 2009, 22:02:08 »

Um terreno movediço onde se chocam os interesses dos grupos editoriais mais poderosos e os egos amachucados ( como muito bem afirma no seu interessante texto ) dos autores.
Apreciei a leitura .
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #3 em: Agosto 15, 2009, 22:14:36 »

Poucos mas bons comentários .
Obrigado amigos
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Agosto 16, 2009, 16:46:40 »

O texto bem merece ser relido e assimilado!
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #5 em: Agosto 27, 2009, 19:48:20 »

Obrigado Goreti .
Na verdade já foi lido 57 ou 58 vezes. Vai cumprido a sua missão .
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Agosto 27, 2009, 20:00:50 »

Ainda bem!
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #7 em: Setembro 02, 2009, 17:01:46 »

Pena é que tão poucos se interessem por estes temas . Quero significar que a maior parte apenas lê e que no entanto, se tentassem, teriam coisas bem interessantes a dizer. Coisas maravilhosas que ficam escondidas e morrem sem nunca ver a luz .
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #8 em: Setembro 02, 2009, 17:14:29 »

Dou-lhe toda a razão!
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #9 em: Outubro 20, 2009, 14:33:30 »

A crítica é difícil mas é útil.
Os comentários também são bons pois estimulam.
Mas uma crítica que pode ser positiva, negativa ou mista, ajuda o autor a melhorar.
Pelo menos aqueles que desejam melhorar.
Sim, concordo que são mais o que pensam que são os melhores do mundo.
isto da escrita é como em tudo. Vejam o exemplo dos Ídolos...
Se uma pessoa passa a vida a ser elogiado por familiares e entes queridos fica iludido quanto ás suas verdadeiras capacidades (neste caso vocais) e depois quando se vê confrontado com uma crítica objectiva cai o Carmo e  a Trindade.
Ou seja ninguém é bom juiz em causa própria por isso eu digo SIM à crítica.
Se a virem por aí avisem que eu preciso que me venha fazer uma visita.
Abraço.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #10 em: Outubro 25, 2009, 20:06:07 »

É certo tudo o que diz mas apenas no mundo ideal .
Todos os críticos devem por isso estar preparados para as más reacções dos criticados . Mas que a crítica é útil, sem dúvida que é . Mas uma boa crítica é um trabalho bastante espinhoso, como diz.
Obrigado pela sua leitura.
seu
Geraldes de Carvalho 
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 474
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 491
Total: 491
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.121 segundos com 28 procedimentos.