EscritArtes
Março 29, 2024, 16:01:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Os políticos são estúpidos ?  (Lida 5717 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Setembro 03, 2009, 19:02:26 »

Vou tratar hoje um tema delicado : A pretendida ou pretensa estupidez dos políticos





          É claro que os políticos não são mais estúpidos do que a maior parte das pessoas...ou a média. Mesmo assim são estúpidos o bastante.
          E por que é que pensamos isto ?
    Porque todos desejaríamos que eles fossem excepcionais e, principalmente, excepcionalmente inteligentes para resolverem os nossos problemas com facilidade. Mas, na realidade, não são . Na realidade tendem mesmo a ser um pouco menos inteligentes do que as pessoas normais : eu e você.
          E porque é que isto acontece se, em geral, nós procuramos escolher o melhor e acredito mesmo que, em geral, o conseguimos? Pois porque não é obrigatório ser político e isso significa que escolhemos , geralmente, o melhor que se propõe -e é claro aquele que pertence ao partido com o qual simpatizamos. Mas isso é outro problema-- ou talvez seja o mesmo..._
           Mas por que é que não se candidatam os melhores se toda a gente sabe que são os melhores que procuramos?
           Chegamos assim ao problema que eu gostaria de discutir.
           Ora entendo que esse problema é uma questão de Valores.
         Como é sabido um dos valores mais profundamente enraizado na nossa sociedade é o valor da liberdade. Esse valor proíbe que se mande em alguém porque todos sentimos que aquilo que fazemos por ordem de alguém, restringe a nossa liberdade. Por isso, e em geral, as pessoas envergonham-se de mandar.
          Toda a gente. ou quase toda, já assistiu a uma reunião em que não há chefe, não há quem a dirija e quando alguém pergunta : Quem vai dirigir(?) toda a gente se cala ao princípio.
 Mas embora as pessoas se envergonhem de mandar, gostam de o fazer -por razões atávicas que agora não podemos discutir. (Apenas direi : Comia quem mandava.)
Acontece então que, na tal reunião, há alguém que , às vezes sem o saber, é sujeita a outrem -porque o admira ou porque o teme -. E essa pessoa diz : Eu proponho que seja Fulano a dirigir. E Fulano aceita... muito contrariado. (Julgo que na vida de um país os proponentes são os partidos ou quejandos...-)
          É claro que se o escolhido tiver, muito vivo, o valor da liberdade ele não aceitará a escolha e na realidade muito dificilmente ele poderia ser escolhido porque sendo uma pessoa que tem muito vivo o valor da liberdade não pertencerá a um partido - ou quejando...-.
          Ora, na verdade, as pessoas excepcionalmente inteligentes são também aquelas que têm uma visão mais clara quanto aos valores relevantes e daí que as melhores pessoas não se proponham nem
sejam propostas para tomarem o poder.
            E isso é bom?
        Isso é péssimo porque na verdade seria necessário que tivéssemos os melhores governantes. Assim se evitariam as fomes e as guerras coisas que são comprovadamente más e que há condições para evitar. ( Como(?) é que eu não sei. Sei apenas falar sobre isso )
           E por que é que, sendo necessário mandar, mandar é um valor negativo ?
           Pois porque os valores se formam ao nível da consciência e nesse nível não é necessário mandar . Nesse nível, da pura consciência, as decisões são todas científicas,  e por isso necessárias e por isso não é necessário tomá-las . Elas estão aí.
          A realidade real é bem diferente.
      Para algumas das complexas questões que se levantam numa sociedade não se conhecem ainda as decisões científicas. Outras vezes nem sequer se conhecem perfeitamente todos os dados da questão que é  problema  A maior parte das vezes em se sabe, ou se suspeita, que poderá haver um decisão científica é necessário descobri-la e isso leva tanto tempo que no fim a decisão já não é a melhor -porque se alteraram as circunstâncias e ou nem mesmo há já problema -o que pode ser péssimo porque entretanto aconteceu o que se queria evitar, e o como do evitar, era o problema.
          Ou seja, é necessário mandar, é necessário mandar mesmo sem se conhecerem as soluções científicas, é necessário mandar antes de se conhecerem as decisões científicas porque os problemas não ficam à espera delas. É preciso mandar. Mandar é preciso .
          Ora o homem capaz de fazer isto terá, ainda, de mandar lutando contra o valor vigente na nossa, melhor, sociedade que diz que mandar é negativo, pensando que, embora negativo, é necessário e que não se manda pelo mandar mas porque é necessário para evitar maiores males , males maiores.
          Haverá aí alguém capaz disto ?
          Eu não; amo demasiadamente a liberdade; não me peçam para dirigir o vosso país !!!...

Geraldes de Carvalho



 
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 03, 2009, 19:16:29 »

Eu também não aceitaria governar o nosso País. É demasiado difícil, mas maçador ao mesmo tempo. Mas reconheço que é preciso.
Não sei se os políticos são mais estúpidos que nós. O que sei é que, façam o que fizerem, jamais o Povo se dirá satisfeito. É muito mais fácil criticar, por via da liberdade, do que agir... ainda que menos bem. Quem mais critica é quem menos faz ou sabe fazer. Pobres de nós se nos caem esses a governar! Gostei da reflexão!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« Responder #2 em: Setembro 03, 2009, 20:30:48 »

O problema não reside em quem manda, mas sim em quem obedece.

Para se mandar, comandar, coordenar, congregar, etc, etc, é preciso muito mais que inteligência. É necessário ter coragem, coragem, persistência, teimosia, dialogar, ter a capacidade de, por palavras, convencer outros a fazer o que pretende.
E, além do mais, também é preciso ter mão para dar ums bofetdas quando precisas!
Para mim quem manda é o espelho de quem obedece, caso contrário desobece.

Cada povo tem os políticos que merece. Eles  são o pico o vértice da pirâmide.

Se a base é corrupta não se pode esperar que o pico brilhe como um cristal!

Os políticos são corruptos, porém os mais inteligentes. Por isso, chegam ao poder.
São os que corrompem melhor! Há dúvidas?

Termino, repetindo meu pensamento:
O problema não está em quem manda, mas sim em quem obedece.
Cumprimentos do Figas
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #3 em: Setembro 03, 2009, 22:49:43 »

Obrigado, meu caro, pela sua leitura e comentário.
seu
Geraldes de Carvalho
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Setembro 06, 2009, 23:09:56 »

Os nossos políticos são os mais inteligentes dos menos inteligentes. São o refugo das universidades, os tentáculos frágeis de uma lula ( apelidar de polvo seria uma ofensa a povos mais avançados nas artes da corrupção ) de influências , compadrios.
O cargo público não é o auge de carreira mas sim o trampolim para os conselhos de administração onde saltitam os ordenados obscenos e os bónus chorudos
Quanto ao sentimento do cidadão lusitano  perante a liderança e a autoridade sugiro vivamente a leitura de José Gil

Bom texto .
Abraço
Marco
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #5 em: Setembro 06, 2009, 23:37:35 »

É capaz de ter toda a razão, meu caro, ainda que, em matéria de corrupção, haverá muito que distinguir .A minha intenção foi tratar o assunto apenas do que respeita à estupidez ou falta dela.
Muito obrigado pela sua contribuição.
seu
Geraldes de Carvalho
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Setembro 09, 2009, 21:40:55 »

E que fazer com o povo, estúpido ou inteligente, dos países que são governados por políticos estúpidos?
Exilam-se os povos ou reeducam-se os políticos?
Temo que se não consigam  conjugar as duas decisões!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #7 em: Setembro 09, 2009, 23:04:58 »

Meu caro Dionísio
Eu, que sou apenas um curioso nestes assuntos , vejo (?)duas respostas possíveis. Uma dela é a democracia directa . A informática talvez a permitisse já. Haveria erros de todos que todos suportariam, mas não malevolência .
Outra resposta -certamente mais distante- é a da ciência que poderia conseguir respostas rápidas e eficazes para os nossos -da sociedade- problemas .
Mas talvez seja tudo utopia ...
Entretanto um
abraço e obrigado pela sua contribuição.
Geraldes de Carvalho
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #8 em: Outubro 20, 2009, 14:24:32 »

Como cantaria Sérgio Godinho: " a democracia é o pior dos sistemas com excepção de todos os outros".
Grave problema este. Equlibrio quase impossivel entre liderança e liberdade. Para que a sociedade seja feliz não pode haver uma completa oposição entre estes dois polos. Há casos em que os paises crescem económicamente mas o indivíduo não é feliz. Qual de vós desejaria nascer na China? Chiça! e no Japão?

Ouvi dizer que há umas décadas atrás os políticos se encontravam nas filas da frente das universidades e que agora estão lá no fundinho bem no fundinho...
Sei que no ínicio da Républica oshomens que entravam na política entravam ricos e saiam pobres, na miséria. Hoje é mais o contrário.

Espero que isto seja ciclico. Que nas gerações futuras existam pessoas honestas que queiram governar. Como diz o Bruno Nogueira. " talvez a seguir a uma onda de assaltos venha uma onda de honestidade. Uma pessoa entre num banco e o gerente apareça com uma meia enfiada na cabeça e diga: vá-se embora! Você não sabe o que os nossos juros lhe farão?" Assim mais ou menos deste género mas no âmbito da política.

Eu não vou deixar de acreditar que melhores dias virão. Tenho fé.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #9 em: Outubro 20, 2009, 20:42:45 »

anamarques :
Muito agradecido pelas suas leituras atentas .
um abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 732
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 666
Total: 666
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.135 segundos com 28 procedimentos.