EscritArtes
Março 28, 2024, 09:36:27 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gatão  (Lida 19856 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Setembro 18, 2009, 11:52:10 »

Gatão


   Maria Inês era uma menina de 6 anos com lindos olhos azuis, muito vivos. Tinha entrado há um mês para o 1º ano de uma escola no meio da serra. Não tinha muitos colegas na pequena escola. Eram apenas 15 alunos ao todo. Mas ... como eram amigos! De manhã, a caminho das aulas, passavam pelas casas uns dos outros e lá se iam juntando num pequeno bando barulhento. Apanhavam flores silvestres pelo campo fora para, chegados à escola, as entregarem à professora. E como ela fazia lindos arranjos com as queirós, as pinhas e os ramos de carvalho, no Outono! Para tudo o que eles levavam se arranjava uma utilidade.
   Um dia, o Manuel do 4º ano encontrou uma pedra oval, muito branca, muito polida. Entrada nas mãos da professora, transformou-se, imaginem, num lindo peixe de fantasia, claro! Ela desenhara-lhe uns olhos, umas lindas escamas e o Manuel, todo contente, dera-lhe uma camada de verniz. Que lindo ficou o peixe!
   Outro dia...bem, num outro dia, encontraram algo bem mais sério. Perto da casa do Simão, outro menino do 4º ano, aperceberam-se de um leve gemido que parecia vir de trás da parede do quintal. Que estranho! O que seria aquilo? O Manuel saltou o muro para ver se descobria o que gemia daquela forma tão dolorosa. Não foi difícil. Logo ali atrás do muro, um pobre cãozinho, todo encolhido, gemia com uma perna partida. O rapaz, um pouco receoso, aproximou-se do indefeso animalzinho e, com muito cuidado, pegou-lhe ao colo. O bichinho, muito encolhido, nem ofereceu resistência. Voltou a saltar a vedação do quintal para junto dos companheiros e lá ficou com o cão nos braços, sem saber o que fazer. Foi Maria Inês quem resolveu:
-   Levamo-lo para a escola. Pode ser que a professora saiba curá-lo.
E logo o Manuel:
-   Tu ‘stás doida! Vamos agora levar o cão p’ra escola! A professora não vai querer lá o cão.
Porém, Maria Inês tanto insistiu que o Manuel acabou por lhe passar o cão para os braços e dizer que o levasse ela, então. E ela não se fez rogada. Lá seguiu, caminho fora, com o animal nos braços, à frente dos outros que, receosos, se foram deixando ficar para trás.
   Quando chegaram à escola, a professora já os esperava, muito admirada com o atraso deles. Quando viu a menina com o bicharoco nos braços perguntou-lhe:
-   Então tu tinhas em casa um cão e não me tinhas falado nele? Como é que ele se chama?
-   Não sei! Ele não é meu. Encontrámo-lo pelo caminho e está aleijado numa pata.
A professora ficou preocupada e pediu-lhe para pôr o cão no chão.
-   Ora deixa lá ver! Está muito sujo Inês. E tem uma pata partida!
E para os restantes alunos:
-   Vamos lá, meninos. Todos vão ajudar! Tu, João, vai a minha casa, num instante e pede à D. Fátima que te dê sabão e o veneno para as pulgas que eu costumo usar no meu cão. Vá, depressa! Tu, Cristina, que moras aqui ao pé da escola, vai a casa e pede à tua mãe uma toalha velha. O resto que é preciso temos nós cá. Levem o cão lá para trás, para o átrio. Ah! É verdade! Tu, José, vai pedir à tua mãe um cobertor velho e um cesto, ou caixa, qualquer coisa que sirva para fazer uma cama para o cão. Eu vou pôr água a aquecer para darmos um banho ao nosso... como lhe vamos chamar, Inês?
-   Gatão, senhora professora. Ele parece um gato grande!
-   Muito bem, fica Gatão!
Quando o João chegou, a professora espalhou o desparasitante no cão. Depois da água aquecida deitou-a numa bacia velha e levou-a para o átrio. Pegou no cão com toda a cautela, por causa da pata ferida, e pô-lo dentro da água morna. Ele sentiu-se bem e deixou-se lavar bem lavado com sabão. Todos queriam ajudar, mas a professora não deixou e explicou:
-   Quando ele estiver limpo podem brincar com ele, pegar-lhe ao colo e tudo. Sujo, não. Sabem, os cães podem transmitir doenças graves às pessoas se tiverem parasitas, especialmente carraças. A febre das carraças é transmitida às pessoas pelos cães que as têm e é uma doença grave. Por isso, vamos pô-lo, em primeiro lugar, limpo. E não devem andar por aí a pegar em cães vadios. Podem ficar doentes. Entendido?
Quando Gatão estava bem limpo, sem pulgas, e se tinha verificado que não tinha carraças, a professora deixou que Maria Inês o limpasse bem limpo com a toalha velha que a Cristina tinha trazido. A menina preparou, ainda, o cesto com o cobertor velho e pô-lo ao canto da sala. Trouxeram o cão para o calor que lá se fazia sentir. Aí, em cima de um plástico, limparam a ferida do cão com água oxigenada. A professora pôs-lhe mercurocromo e uma pomada cicatrizante. Cobriu-lhe a ferida com um penso e ligou-lhe muito bem a pata para que o osso soldasse mais ou menos direito. Claro que num meio mais desenvolvido podiam ter levado o cão a um veterinário, mas ali isso não era possível. Também não teriam aprendido tão bem como cuidar de um cão! Tudo tem as suas compensações!
O tempo passou e o cão, já curado, tornou-se um grande amigo de toda a meninada. Traziam-lhe comida, davam-lhe banho e brincavam com ele. Tiveram que o tirar da sala, claro, porque ele queria brincar e saltava para cima das cadeiras e das mesas de trabalho distraindo as crianças e estragando os livros. Fizeram-lhe uma casota no exterior onde ele passou a dormir. No intervalo das aulas, Gatão brincava com os alunos, mas sabia que ao entrarem na sala acabava a brincadeira. Teria que esperar até à próxima oportunidade. E fazia-o à porta da sala. Ali ficava estendido à espera dos seus amiguinhos.



Sempre foi e será verdade que o cão é o melhor amigo do Homem. Que o contrário também seja verdade!
 
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Alfredo D
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 585
Convidados: 0



« Responder #1 em: Setembro 18, 2009, 18:25:22 »

Eu que não sou criança , a bem dizer até serei, gostava de ter lido estas coisas na idade certa.Hoje também me sinto nessa idade e digo que gostei de gostar como se fora ainda uma criança.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Setembro 19, 2009, 19:42:59 »

Todos temos um pouco dessa vontade! Por isso escrevemos assim.
Abraço e obrigada.
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #3 em: Setembro 21, 2009, 18:40:23 »

Gostei desse simpático animal! :fixe:
Registado
poesiadeneno
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 436
Convidados: 0


« Responder #4 em: Setembro 28, 2009, 23:24:03 »

Goreti,

Apreciei muito este conto infantil.

Pelo cariz didáctico que apresenta.

Por falar de um animal fiel ao homem.

Pela conclusão.

Grato por partilhar.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Dezembro 10, 2009, 12:15:21 »

Goreti...

Que coisa boa ler logo pela manhã um conto tão bonito como esse. Não cheguei a estudar numa escola duma aldeia, mas me senti como se fora aluno dessa professora e colega de classe dessas crianças. E mais! Parece que também sou amigo do Gatão. Ele até me lembra o falecido Ulisses, meu primeiro gato, que também foi abandonado e era aleijado da pata traseira direita. Cuidamos dele e ele foi um grande amigo.
Foi muito bom ter lido o conto "Gatão".

Abraços...
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Dezembro 10, 2009, 13:17:37 »

Obrigada, Margarida e poesiadeneno. Os meus contos infantis têm sempre esse cariz didáctico pois eu escrevia-os para os meus alunos quando leccionava primeiro ciclo.
Oswaldo, essas escolas de aldeia já quase não existem. Quero dizer, com essa pureza aqui descrita. Mas eu tive a sorte de conhecer algumas logo que comecei a trabalhar. Sabe, quando comecei a leccionar era muito novinha. Tive que esperar pela idade que a lei exigia. Deixaram-me ir estudando com licenças especiais, mas acabei o primeiro curso ainda menor de idade. Quando a lei permitiu que meus pais me emancipassem, fui trabalhar. A escola livre era numa cidade, curiosamente aquela para onde agora vim viver há um mês. No ano seguinte, arranjei colocação numa aldeia próxima daquela onde vivia e tinha nascido. Depois em outra e depois em mais outra. Após esses anos, foi sempre cidade. Mas, entretanto, tudo mudou. As crianças não podem andar mais pelos caminhos sozinhas e na escola não poderíamos ter um cão. É tudo tão higiénico que logo os pais se queixariam às autoridades que o animal poderia transmitir doenças, poderia tornar-se agressivo... enfim...
Obrigada por simpatizar com meu cãozinho. Anda por aí uma gatinha chamada Milú, se quiser procurar...
Beijos para todos
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #7 em: Dezembro 10, 2009, 13:31:19 »

Aqui no Brasil, o processo é mais ou menos o mesmo. As instituições estão ficando cada vez mais frias e distantes tanto do aluno quanto do professor. Talvez sintamos menos do que vocês em Portugal dado ao imenso tamanho do Brasil. Alguns recantos podem por aqui ficar tão escondidos que nem mesmo pessoas de cidades vizinhas conheçam. Nesses lugares sim é possível encontrar crianças como essas do conto "Gatão". Eu mesmo já trabalhei por um mês apenas numa escola assim. Para se ter uma idéia, os ônibus passavam pela manhã, ao meio-dia e ao final da tarde somente. Os alunos eram adolescentes, mas tão comportados que o número de inflações que cometiam todos da escola inteira nesse mê onde por lá trabalhei não chegava ao ocorrido em dois ou três tempos de aula num único dia calmo de trabalho numa escola de centro de cidade. Veja que país de grandes constrastes é o Brasil.

Grande abraço...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #8 em: Dezembro 10, 2009, 13:39:44 »

Desses contrastes não há muita razão de queixa...
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #9 em: Dezembro 10, 2009, 13:49:12 »

De maneira alguma. Eles na realidade enriquecem a nossa vivência. Basta saber como lidar com as diferenças. Eu tenho ao longo do tempo e das leituras (refiro-me aos textos literários propriamente ditos) aprendido a absorver o melhor de tudo o que vivo. Não seria diferente com meus alunos. No meio da balbúrdia, do burburinho ou do silêncio sepulcral sempre aprendi muito com eles e continuo a aprender.

Beijos...

Agora vou sair.
Registado
CAMPISTA CABRAL
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1705
Convidados: 0


Escritor, poeta, documentarista e roteirista.


« Responder #10 em: Dezembro 26, 2009, 19:31:55 »

Adorei a atmosfera de aldeia! (Li os comentários anteriores a respeito dos novos tempos e das aldeias).Mas a atmosfera está lá, no texto, como se fosse o chão da infãncia, o gosto da infância. Gostei muito de ter lido o teu conto! Aos poucos, como disse, vou lendo mais e mais textos!! Fiz cursos sobre literatura portuguesa e africana de língua portuguesa e apresentei trabalhos sobre a escrita de Miguel Torga. Ao ler teu conto senti a atmosfera da montanha... Bem, aqui onde estou, rodeado por elas, essa imagem fica ainda mais viva!!!
Um imenso abraço e um beijo para ti!!!!
Registado

CANAL NO YOUTUBE
https://www.youtube.com/channel/UCJ5TRvaPtHNN5sxar_GuuCg

TEXTOS DO AUTOR NOS SITES:

http://cronicascariocas.com/colunista/campista-cabral/

https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=62723

Proibida a reprodução total ou parcial dos textos sem a prévia autori
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #11 em: Janeiro 21, 2010, 19:36:38 »

Obrigada. Para você também.
Registado
CAMPISTA CABRAL
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1705
Convidados: 0


Escritor, poeta, documentarista e roteirista.


« Responder #12 em: Janeiro 25, 2010, 09:44:25 »

Quero ler outros textos nesta área!
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #13 em: Janeiro 26, 2010, 17:25:54 »

Devo ter por aqui outros, mas sinceramente não me lembro. Prometo verificar.
Obrigada
Abraço
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #14 em: Agosto 26, 2014, 21:35:54 »

Que saudade imensa desse texto e também dos comentários gerados a partir dele. Saí há pouco duma sala de aula onde tive um desentendimento muito forte com uma aluna. Fiquei imaginando quão bom seria trabalhar e estudar em um ambiente mais acolhedor. Atualmente as salas de aula têm se tornado zonas de conflito e tensão constantes.
Seu texto vem trazer alívio a mim e me fazer recarregar as baterias para escrever mais (inclusive o texto que não enviei para a coletânea Escritartes).
Grande abraço, obrigado pela postagem tão acertada desse texto que tanto gosto. Desculpe-me pelo desabafo. Coisa de professor.

Oswaldo
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 627
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 680
Total: 680
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.139 segundos com 29 procedimentos.