EscritArtes
Março 28, 2024, 18:18:27 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Papagaio forte!  (Lida 3456 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« em: Setembro 22, 2009, 21:54:50 »

PAPAGAIO FORTE
O Nelinho era muito inteligente, mas muito distraído!
Como era muito amigo dos animais, que havia lá em casa; cães e gatos em liberdade no quintal, esquecia-se de fazer os deveres escolares! Um dia, a escola alertou os pais para o facto de Nelinho não mostrar os resultados de que era capaz!

Perante esta informação, os pais tomaram providências. Como todos os meninos gostam de prendas, acharam por bem, e como estímulo, prometer-lhe um papagaio, caso o filho se aplicasse nos estudos.

Remédio santo!
Os olhos de Nelinho logo brilharam. Ah, um papagaio, para falar com ele!

Perante tal perspectiva, Nelinho aplicou-se a fundo e, à noite, enquanto não adormecia, imaginava a cor do seu papagio e qual o nome a dar-lhe. Seria verde e amarelo? Amarelo ou cinzento? E o nome? Que nome lhe daria? Que bom um papagaio, só para ele! Deixaria de ter inveja do dono daquele papagaio, que no seu poleiro, à entrada duma grande casa e visto da rua respondia a quem lhe perguntava:
-“Papagaio louro, quem passa?â€
-“ É o Rei que vai à caçaâ€
Ao ouvir a resposta, Nelinho ria de contente, enquanto o papagaio imitava seu rir!

Não tardou a que as notas começassem a melhorar, chegando ao ponto de ser considerado o melhor aluno do ano.... e da escola! Na festa do final do ciclo básico obrigatório, além do Diploma, recebeu dos professores, dos pais e amigos uma grande salva de palmas. Seus pais, sem que ele soubesse, já tinham mandado vir o papagaio do Brasil, escondido numa caixa de sapatos. Era ainda bebé, e ainda com penugem!
De manhã, já depois de ter tomado o pequeno almoço, a prenda foi-lhe apresentada. Imaginem a alegria do Nelinho. Primeiro ficou meio basbaque, a olhar, a olhar!
Depois, num impulso afectivo, quis acariciar o papagaio, mas este, receoso, não correspondeu, rejeitando o gesto. Os pais explicaram que era preciso muita paciência! Paciência foi o que não faltou ao Nelinho e aos seus amigos, que lá iam a casa ver a prenda faladora do amigo. Dia após dia, os progressos eram galopantes! Nelinho, dava de comer, dava de beber, estava sempre a falar para ele. A grande questão tinha sido escolher o nome, mas como os papapaios falam muito e nada escrevem, o conselho familiar decidiu dar o nome de Sócrates, que depois passou a ser um senhor de dois poleiros; um no cimo da escada da casa, donde era visto por quem na rua passava e que com ele se metiam, outro na sala de visitas, onde acompanhava os serões televisivos dos patrões! Aprendia tudo e não tardou a imitar o choro ou o riso das crianças e até assobiava músicas, sendo a marcha do filme “A Ponte sobre o rio Kwai†a mais imitada! Por vezes até imitava o  locutor do noticiário, e no dia seguinte ainda repetia as notícias do dia anterior! Também depressa aprendeu inglês e francês, porque se fosse preciso emigrar já estaria preparado!

Inconveniente foi quando aprendeu a chamar a Dona Rosa (a vizinha da frente), que muitas vezes vinha ao engano, pensando ser o carteiro ou o padeiro, etc. Também ladrava como cães, miava como gatos e relinchava como cavalos! Entretanto, cada vez estava mais forte, porque os patrões deixavam-no fazer horas de voo em circuíto fechado!

Quando era solto na sala e dava uma volta de reconhecimento pousava no ombro do Nelinho, a quem catava as pestanas, com muita ternura! Aos olhos de estranhos parecia uma perigosa operação às cataratas!

Nelinho continuava bem nos estudos e Sócrates ia-o acompanhando nas habilidades discursivas. Tudo entendia, tudo imitava!
Um dia, os pais de Nelinho, como reconhecimento da sua aplicação , oferecerem-lhe uma viagem de avião, até Lisboa, na companhia do seu papagaio!
No dia marcado, chegados ao Aeroporto, Nelinho e seu papagaio ao ombro, viu ser-lhe negado o embarque, porque Sócrates teria de ir numa gaiola, no porão!

Toda a família protestou, porque Sócrates era pacífico, garantiram que não saíria do ombro do Nelinho, porque a ele preso com um curto cadeado! Além disso, Sócrates apercebendo da situação, logo disse :
“Eu não faço mal, não dou bicadasâ€. Ao ouvir este português escorreito, o supervisor do check-in ficou surpreedido e pediu para fazer uma experiência: queria que Sócrates, já grande e forte papagaio, com forte bico, fosse solto e pousasse no seu ombro até receber ordem em contrário. De bom grado, Nelinho deu ordem a Sócrates para ir agradar ao senhor, e se este quisesse até lhe daria um beijo!

A oferta foi aceite, porque o chefe dos aviões gostava muito de papagaios e sabia das suas potencialidades.
Sócrates passou no exame depois de ter feito umas festinhas ao examinador! Como a famiília de Nelinho era numerosa ocuparam seis cadeiras! Sócrates, no meio deles, e preso a Nelinho, não seria problema de segurança, tanto mais que tinha todos os certificados de saúde em dia. De qualquer modo foi um caso excepcional!
O avião levantou, mas passados pouco minutos, um dos motores começou a “tossirâ€, “a tossirâ€; a falhar! A cada "tossidela" o avião estremecia e perdia altura.

O alarme soou. Os passageiros entraram em pânico. A tripulação tentava acalmar os ânimos. Sócrates, calmo, muito calmo, perguntava o que se passava. Disseram-lhe que o avião tinha de aterrar de emergência, após um motor ter falhado, outro também já se tinha calado!
-“Soltem-me. Soltem-me. Eu posso ajudar†dizia Sócrates.
O avião já só planava!
-“Soltem-me. Eu ajudo. Eu ajudo. Eu posso ajudarâ€, pedia Sócrates.

Como o avião já estava despresssurisado, fizeram-lhe a vontade, tendo-se escapulido por uma porta da cauda, entretando aberta, e ainda a tempo de, com seu bico forte, muito forte, segurar o bico do avião, ajudando-o a pousar, devagarinho no chão!
Uf! Acabou tudo em bem! Sócrates foi levado aos ombros. Foi um herói!
Os passageiros, como reconhecimento e gratidão, mandaram fazer uma estátua do papagaio forte, que com seu poderoso bico tinha segurado o “bico†do avião, ajudando-o a pousar no chão!

A estátua de Sócrates foi colocada no aeroporto e cada passageiro ofereceu um quilo de amendoins a Sócrates, como recordação.
Sócrates só os começou a comer depois de recuperado da constipação que tinha apanhado por ter saído fora do avião a grande altura! Fazia um frio do caraças! Mas, aqueles amendoins eram bons para coisas ruins!
Sócrates não tardou que , de contente, no seu poleiro, chamasse a Dona Rosa, e lá vinha ela, senhora idosa e boa pessoa, ao Sócrates dar dois dedos de conversa, de prosa!
Ultimamente, o que ele mais imita é um motor de avião a falhar, logo seguido de:
-“Soltem-me, soltem-me, eu ajudo, eu ajudoâ€
............................xxxxxxxxxxxxxxxxxxx.. ..........................
Autor deste original e inédito:
Silvino Taveira Machado Figueiredo
(figas de saint pierre de lá-buraque)
Gondomar-PORTUGAL .
« Última modificação: Setembro 22, 2009, 22:01:05 por Figas de Saint Pierre de » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 23, 2009, 08:56:14 »

Um papagaio interessante esse! Um original conto!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #2 em: Novembro 14, 2009, 20:36:02 »

Fantástico, Saint Pierre!

Um compatriota meu salvou o avião! Afinal de contas também nasci no Brasil. Não exatamente onde nascem os papagaios.

Parabéns!

Um abraço do país verde e amarelo para ti.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
ferpereira
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63
Convidados: 1



WWW
« Responder #3 em: Junho 18, 2010, 14:59:34 »

Deslumbrante!
Registado

IsabelPereira
Novo por cá
*
Offline Offline

Mensagens: 33
Convidados: 0


« Responder #4 em: Setembro 05, 2010, 14:22:31 »

Quem me dera que tivesse um hamster assim! Ajudava-me a limpar a gaiola dele!  Cheesy
Que grande ajuda, huh?

Isabel
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 538
Total: 538
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.126 segundos com 28 procedimentos.