EscritArtes
Abril 19, 2024, 08:05:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ensaio sobre Didáctica e Pedagogia Escolar-2ªparte  (Lida 6948 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
poesiadeneno
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 436
Convidados: 0


« em: Outubro 14, 2009, 11:49:27 »

Vou continuar esta minha análise, pela problemática do -  aluno -  que decidi chamar-se: o elo mais fraco da rede educativa. A minha longa experiência, atenta e actuante como professor, será uma plataforma logística à minha disposição, e da qual não prescindirei. Por aluno, entendo todo aquele sobre o qual recai, todo um conjunto de ensinamentos e estratégias, melhor ou pior delineadas, em relação aos objectivos que os educadores  pretendem atingir. Estas aprendizagens permitir-lhe-ao começar a dar os primeiros passos nos domínios da socialização, começando a integrar-se na comunidade a que pertencem. Aos pais, ou outros agentes de vinculação cabe,  na normal função do seu papel, transmitir afecto, carinho, além da satisfação de necessidades primárias. Cabe-lhes igualmente  inculcar nos filhos, as primeiras regras sociais e comportamentais, decisivas na sua  vida futura. A qualidade da relação entre a criança e os pais, e outros agentes de vinculação, irá apresentar-se no futuro, fundamental, a quatro níveis essenciais da personalidade da criança: auto-conceito, inteligência, originalidade e criatividade.  A complexidade do acto educativo, obriga a ter em conta, outros agentes ligados à educação,digo: empreendedores, autarcas, comunidade, instituições diversas, meios de informação e  comunicação.  Não se pense, todavia, que o papel dos pais como educadores, terminou. Terá de manter-se  e reforçar-se,  ao longo da lenta e complexa evolução e maturação do ser humano.Não será demais lembrar aos pais, o seu papel como educadores privilegiados, em todo este processo. A criança/aluno,  espera dos pais, mais do que estes alguma vez puderam imaginar, como foi demonstrado por, Mary Ainsworth. A relação de dar e receber, é, das mais aliciantes que os pais viverão como progenitores, e educadores,  no decorrer das suas vidas. Esta proximidade física, dos pais com a criança dá-lhes a  possibilidade única, de a compreender  e ajudar, de um modo que jamais virá a acontecer, com qualquer outro agente educativo... (continua)


Neno
« Última modificação: Outubro 14, 2009, 18:01:46 por poesiadeneno » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Outubro 20, 2009, 04:19:50 »

Seria bom que todos os pais soubessem viver esses momentos que não voltarão mais!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #2 em: Outubro 20, 2009, 13:39:53 »

Não tenho dúvidas que o papel pricipal na educação dos filhos cabe aos pais.
Mas isso não implica a devinculação da escola de transmitir valores que o ajudem a ter um papel positivo na sociedade. Não se vai à escola para absorver matérias mas para se ser pessoa formada.

No discurso de apresentação da professora primária da minha filha de 8 anos, no 1º ano ela fez questão de sublinhar que estava ali por vocação e que queria contribuir para ajudar a formar bons cidadãos. Assim deve ser. Pais e professores unidos pela mesma causa: a formação do aluno enquanto ser humano bem informado e bem formado.
Registado
poesiadeneno
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 436
Convidados: 0


« Responder #3 em: Dezembro 22, 2009, 11:43:55 »

Goreti,

Grande verdade.A sociedade, por vezes, não ajuda.
Os pais, todavia, não podem deixar à Escola o papel que lhes assiste na educação dos filhos.Grato pela contribuição.

Abraço.

Ana Marques,

Aos pais o que é dos pais, à Escola o que é da Escola.Cada qual tem um papel relevante e fundamental a desempenhar.Os pais não devem encarar a Escola como uma creche.As consequências são já visíveis.O carinho dos pais é insubstituível.O papel da Escola é a transmissão de conhecimentos num contexto agradável e não autoritário.Grato pela contribuição.

Abraço
Registado
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #4 em: Janeiro 21, 2010, 11:34:08 »

Sem dúvida "a César o que é de César". Mas considero que os professores são pessoas e não meros veículos de transmitir matérias. Senão fosse assim poderiamos ter apenas máquinas (computadores, robos, o que seja...) a debitar matéria com vozes programadas para serem agradáveis.
Um professor é um ser humano com um papel importantíssimo. É um modelo de comportamento a seguir (ou não).
Tenho grande respeito por quase todos os professores que tive. Os conhecimentos que me transmitiram foram de extrema importância para a minha vida. Tenho uma profunda gratidão por alguns deles e sinto que esses contribuiram para a minha formação como pessoa. Em nada substituiram os meus pais. Mas ainda bem que o Professor António Borges que me ensinou Psicologia e Filosofia durante dois anos estava lá, para me ouvir, para partilhar comigo o prazer de pensar.
A escola pode ser um local onde se aprende muita coisa inclusivamente onde se aprende a ser Homem.
Um abraço.
Registado
denisesevergnini
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 39
Convidados: 0


Sou professora e poetisa amadora


WWW
« Responder #5 em: Janeiro 23, 2010, 22:32:17 »

Concordo com tuas palavras!

Sou professora e leciono numa escola rural bem no interior do sul do Brasil.

Lá, a maioria dos pais transfere a "educação" dos filhos para a escola.Não querem assumir as suas responsabilidades.

É dificil agir como professora e mãe ao mesmo tempo!

Oxalá, em 2001 este quadro se reverta.

Abraços fraternais,Denise
Registado

Denise Severgnini

"Criatividade é imaginar.Copiar não é nada!"

http://www.denisesevergnini.recantodasletras.com.br
http://thepoeticminds.ning.com
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #6 em: Abril 05, 2013, 13:05:49 »

Aproveitando o momento, quero comentar que não moro no Sul do Brasil, mas sim no Sudeste do mesmo país. Numa cidade chamada São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A situação não é diferente da enfrentada pela Denise. Também sou professor. Enfrento uma situação para mim calamitosa. Gosto muito dos meus alunos, mas tenho de admitir que suas dificuldades de aprendizado se deem mormente pela falta de princípios básicos de educação que não trazem de casa. Os valores estão completamente invertidos. E a mídia ainda reforça esse estado de coisas.
Penso que vivemos numa época em que tem de se ser herói a cada dia e não somente um cidadão cumpridor de seus deveres e digno de seus direitos. A cada dia mais somos obrigados a ser professores, pais, psicólogos, filósofos, assistentes sociais, recreadores, atores, animadores de torcida, artistas plásticos etc... etc... Tudo isso ao mesmo tempo. O pior: somos cobrados a ser competentes em todas essas áreas e não somos reconhecidos pela nossa principal função que é educar, formar meninos e meninos para serem cidadãos mais conscientes e plenos.
Uma lástima.
Quanto ao texto de Poesiadeneno, é uma grande fonte para o refletir do fazer pedagógico. Valeu a pena a leitura.

Grande abraço. Volte a publicar mais.

Oswaldo Eurico Rodrigues
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 608
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 577
Total: 577
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.094 segundos com 28 procedimentos.