EscritArtes
Abril 26, 2024, 17:10:40 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teatro - em http://www.teatrocristao.net/texto/vendo_o_natal_em_conjunto 3 e 4  (Lida 1527 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Dezembro 26, 2009, 20:03:52 »

Cena 3
Escritora – (sorri) E exerceu mesmo. Zacarias mesmo estando mudo ajudou a confirmar o nome do filho deles. João foi o nome. E mais tarde, ele seria conhecido como João Batista, o privilegiado de ter batizado o próprio Senhor Jesus. Ai, meu Senhor Deus... Será que as pessoas vão compreender o que estou escrevendo. Bom, a palavra de Deus, em Lucas capítulo 1, versículo 22 mostra que Zacarias se comunicou através de acenos, e com certeza deve ter dito à sua mulher o que aconteceu. Bom, chega de gesto! Essa é boa... Chega de gesto, mas coloca o quê mais nessa peça? Bom, vamos verificar na Bíblia o que vem agora.(lê a Bíblia) Maria visita Isabel...O cântico de Maria por estar feliz por está grávida do Espírito Santo...O nascimento de João Batista... Zacarias cantando cheio do Espírito Santo... Ai, Senhor, o que eu faço? (para uns instantes para refletir e...) É isso. Dois cantos, o de Maria e de Zacarias. Tem que ter a parte musical da peça. Vou escrever esses dois cantos depois peço para o meu amigo do grupo de louvor da Igreja colocar música nessa letra...
A menina prossegue escrevendo a peça no canto da cena, quando Maria entra em cena para entoar o seu cântico, logo após ser seguida por Zacarias, que também entoa seu louvor ao Senhor.
Cântico de Maria
A minha alma engrandece ao Senhor
Meu espírito se alegrou em Deus,
No meu Deus e meu Salvador que me contemplou
Entre todas as gerações
Sei que me considerarão muito feliz.
E hoje eu louvo ao Senhor.
Vai de geração em geração
Sua misericórdia e compaixão.
O seu braço de valor;
Dispersou quem se rebelou.
Ao soberbo derribou, ao humilde exaltou.
Ao pobre alimentou e ao rico, exortou.
Amparou a Israel, pois o meu Deus é fiel
Foi de Abraão a favor,
E nos amparou.
Cântico de Zacarias
Bendito seja Deus de que está no céu,
Porque visitou e redimiu Israel,
Foi da casa de Davi
Que veio a salvação
Poderosa e plena
Por meio de profetas;
Foi anunciada a promessa
De misericórdia pra lembrar da aliança
E do juramento a Abraão, o nosso pai,
Para nos conceder libertação,
Para adora-lo em amor, em santidade e justiça.
O meu filho foi chamado para ser
Aquele que virá a preceder,
O Messias, o Deus-filho
Preparando-lhe caminhos.
Para dar ao seu povo
O conhecer da salvação e dos pecados
O povo terá a remissão
Graças à misericórdia do nosso Deus
Pela qual nos visitará o sol nascente das alturas
Para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte
E dirigir nossos pés pelos caminhos da sua paz.
Cena 4
Escritora – Bom, está aqui a letra dos cânticos. Depois eu falo para ele colocar a melodia. (olha para o texto) Pôxa, está indo. Com dificuldade, mas está indo. O que não pode acontecer é passar em branco a encenação sobre o natal de Jesus. Ah como seria bom se as pessoas comemorassem o nascimento de Jesus o ano inteiro, e não uma vez só por ano. (suspira) Bom, vamos ver o que vem agora. (lê a Bíblia) Tem o nascimento de Jesus. Mas eu não vou colocar agora não, pois essa parte eu tenho que caprichar. Deixa eu ver... Hum, interessante. Tem o encontro com o anjo Gabriel com os Pastores aqui em Lucas e lá em Mateus (folheia a Bíblia) tem o encontro com Herodes e os reis magos. (ora) Senhor, acho que eu vou escrever essa cena com um pouco de comédia, pois está faltando um pouco de descontração. O Natal é alegria. Como diz o meu pastor José Armando Sidaco, nós não comemoramos o funeral de Jesus. Humm... Vou descrever os pastores com uma simplicidade alegre, bem parecidos com os habitantes e trabalhadores da Zona Rural...
Os Pastores entram em cena, com seus cajados nas mãos e demonstrando bastante simplicidade. Logo após, serão surpreendidos com a chegada súbita do anjo Gabriel, gritando a seguinte mensagem:
Gabriel – Não temais! Eis que trago boas novas de grande alegria, que será para todo o povo!
Os pastores ficaram muito assustados.
Pastor 1– O que isso, meu Deus do céu? Assombração numa hora dessa.
Pastor 2 – Ai, só faltava essa! Isso é que dá a gente ficar tomando sol na cabeça. Já estamos tendo alucinação.
Pastor 3 – Ah, confessem logo que vocês estão querendo pregar uma peça em mim. Fantasiaram o seu sobrinho de anjo para me assustar! Olhe aqui, eu não gosto desse tipo de brincadeira comigo não, estão me ouvindo bem? Estão me ouvindo bem?
Gabriel – Vocês é que não estão me ouvindo bem. Será que não percebem que hoje nasceu na cidade de Davi o salvador que é cristo, o senhor dos senhores.
Pastor 3 – Ih, acho que não é o vosso sobrinho mesmo não. Essa voz parece de um ser celestial mesmo.
Pastor 2 – Também acho. Quem viria vestido desse jeito aqui na roça? Só anjo mesmo!
Pastor 1 – Pois eu não estou acreditando que é anjo não. Tanta gente importante para anjo se comunicar e ele vem falar logo com a gente, um bando de pastores que a sociedade costuma desprezar. Nós somos considerados imundos, indignos até de fazer parte de cerimônias importantes. A sociedade sempre diz que não somos dignos de confiança.
Gabriel – O que você quer dizer com isso?
Pastor 1 – O que valerá o nosso testemunho se ninguém confia na gente. Se Deus quisesse que tivesse valor uma mensagem dessa tão importante, escolheria como ouvintes dessa mensagem outros membros da sociedade, com bastante crédito na praça, e não nós, pastores tão simples.
Pastor 2 – É, de certa forma ele tem razão.
Pastor 3 – Também acho.
Gabriel – Não confundam as coisas. O reino do Senhor Jesus vem para os humildes e necessitados, e não para os auto-suficientes e abastados. Deus os escolheu como primeiras testemunhas do nascimento de Jesus pra representar todos os que precisam dele. Além disso, ele será o sumo pastor das ovelhas perdidas. Ninguém mais adequado para escutar tal mensagem senão vocês, pastores e humildes. E se apressem, pois isso lhes será por sinal. Vocês vão encontrar uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.
Pastor 3 – Um rei deitado em manjedoura?!
Pastor 2- Chega de intriga, ô homem. Não vê que esse que o anjo está dizendo será rei dos humildes.
Pastor 1 –É verdade! Seu anjo, o senhor tem algo mais para nos dizer?
Gabriel – Tenho sim. Eu não vim sozinho. Olhem para o céu.
Os pastores se deslumbram com a quantidade de anjos que veem no céu. Ao fundo, a canção Glória a Deus nas Alturas. Os refletores farão o efeito dos anjos no céu. O anjo e os pastores saem de cena.
Escritora – Pronto! Agora falta a cena do Rei Herodes tentando convencer os magos. Vou manter a mesma linha. E vou descrever um Rei Herodes bem parecido com alguns figurões de hoje em dia, que tentam convencer o povo a caírem na sua lábia desonesta. Legal...
Herodes – Podem entrar, meus magos queridos! Podem entrar no meu suntuoso palácio. Eu, Herodes, o grande rei da Judeia faço questão de tê-los comigo aqui. Estou sabendo da fama de astrólogo que vocês têm, trazendo do Oriente bastante conhecimento sobre essa área do saber.
Mago 1 – É o que dizem. O que nós sabemos perceber de verdade é o sinal dado por Deus.
Mago 2 – É certo que conhecemos as estrelas e buscamos o Deus que as criou.
Mago 3 – Mas não somos astrólogos. Nem muito menos somos feiticeiros praticantes de magia que pretende entender o que os astros podem nos dizer.
Herodes – Bom, seja como for, é de meu conhecimento que vocês estão à espera de uma estrela que os conduzirá ao caminho do local de nascimento de um novo rei, ou eu estou errado?
Mago 2 – Claro que não.
Magos 3 – Nós até mesmo já vimos a estrela do Oriente indicando que o rei dos Judeus já nasceu. E queremos adorá-lo, mas não sabemos ao certo o lugar onde ele está.
Herodes – Bom, eu os estimulo a continuarem procurando. Eu também estou ansioso por encontrar tal lugar e tal rei. Como já perceberam, também sou rei. E nada melhor do que um rei para homenagear outro rei, mesmo que ainda seja um reizinho, pequenininho e tão engraçadinho...(ainda). E, quando vocês encontrarem, não esqueçam de me chamar também. Além disso, quero dar a esse rei uma oferta generosa.
Mago 1 – Não será preciso. Já temos presentes, mesmo sem saber o significado. Eu trago comigo ouro.
Mago 2 – Eu, incenso.
Mago 3 – E eu, Mirra. No futuro, saberemos o porque de Deus ter nos indicado esses presentes para oferta-lo, com toda a certeza.
Herodes – Ora, meus caros magos. Vocês também são reis, ou não são?
Magos – Não! Somos apenas magos.
Herodes – Então deve ser por isso que vocês não sabem que quanto mais reis num recinto, melhor. Posso fazer com que suas ofertas, além de um potinho de ouro e uma quantidade mínima de incenso e mirra, sejam transformadas num baú de tesouro com toda sorte de pedras preciosas, além de uma perfumaria e de um incensário de fazer inveja a qualquer negociante de substâncias odoríferas que exista por aí. Fiquem tranquilos Eu sou convosco (risos). Bom, podem ficar nas dependências do meu palácio o quanto quiser. Vão decidindo aí o que é melhor. Enquanto isso, eu vou ali no meu quarto fazer uma oração ao Deus dos Judeus, pois além de gentio, também sou judeu. Vou orar para que ele me mostre logo onde é que está esse reizinho, pequenininho e tão engraçadinho.
Herodes sai de cena.
Mago 1 – Esse Herodes tem uma fala tão agradável.
Mago 3 – Hummm... Eu não achei o mesmo. Sei que ainda não entendemos o significado desses presentes, mas tratam-se de ofertas simples. E de simples, esse Herodes não tem nada.
Mago 2 – Concordo. Bem, magos amigos. Vamos embora daqui em busca da indicação do caminho. (pausa) E me parece que, pra cá, nós não voltaremos. Vamos.
Saem de cena

Teatro - em http://www.teatrocristao.net/texto/vendo_o_natal_em_conjunto
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 462
Total: 462
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.118 segundos com 28 procedimentos.