EscritArtes
Abril 26, 2024, 15:30:14 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teatro - em http://www.teatrocristao.net/texto/vendo_o_natal_em_conjunto Fim  (Lida 4733 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Dezembro 26, 2009, 20:05:38 »

Cena 5
Escritora – Ai, Senhor, está chegando o grande momento. O nascimento do Senhor! O que farei para descreve-lo na minha peça. Posso escrever novamente a encenação de um presépio lindo, cheiroso e vistoso. Não, acho que aí estarei indo um pouco contra ao que a bíblia diz. (pega a Bíblia) Vamos lá, segundo o evangelho de Lucas, no capítulo 2, versículos 6 e 7, Cumpriu-se o dia que Maria havia de dar à luz. E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou numa manjedoura. Bom (levanta-se) manjedoura é o tabuleiro onde, nas estrebarias dos cavalos, se põe a comida para eles. Ah, Senhor, eu preciso de inspiração. Acho que eu penso melhor fazendo desse lugar aqui o próprio cenário da peça. Então eu primeiro preciso de muita palha.
A menina traz um saco cheio de palha (objetos cênicos) e espalha por todo o cenário.
Escritora – Não reparem não, pois escritora de peça é um pouco doida. Agora, o que eu preciso para compor mais ainda esse cenário. Ah, de animais. Vou encher de animais esse lugar, para melhorar minha inspiração.
A menina introduz no cenário animais (objetos cênicos).
Escritora – Agora só preciso descobrir como eu vou descrever a cena. (pausa) É claro! Por que não! Quase não vemos peças de Natal encenando... o próprio parto de Maria. Excelente ideia! Obrigada, Senhor, pela inspiração!
Maria entra em cena carregada por José, que a deita, com carinho, na palha. Maria entra em trabalho de parto, bradando gritos de louvor. José a ajuda. Quando ela tem o filho, ele se emociona. Quando Maria dá à luz a Jesus a música instrumental “Quão grande és tu†é executada ao fundo. Os três magos e os três pastores entram em cena, cada um tendo a oportunidade de embalar a criança, sendo observados por José e Maria, que estão exibindo um sorriso largo de satisfação. A criança é devolvida para Maria. Ela, embalando a criança, e José percorrem a Igreja como estivessem apresentando a criança no templo, enquanto a menina, durante o trajeto, lê em voz alta sua concepção sobre a cena.
Escritora – E o mundo finalmente viu se concretizar a profecia de Isaías. Não houve naquele momento só alegria, mas muita magia! Não aquela magia que engana, finge ou ludibria. Magia que não significa bruxaria, mas significa encanto. Um encanto universal, que vem de Deus. O começo da libertação da humanidade. O fim de um pessimismo que permitiu que novamente trouxéssemos à memória aquilo que nos dá esperança. Ele será maravilhoso-conselheiro, uma maravilha que não é beleza aparente, e sim uma beleza diferente. Ele será Deus-forte, não um deus falso, fraco e morto. Pai da eternidade, sendo o único caminho para a vida eterna. Príncipe da paz! Da paz! Não a que o mundo nos dá, mas uma paz repleta de amor verdadeiro, pois ele nos amou primeiro. E por que não terminar essa peça com o cântico de Simeão, que tomou em seus braços o salvador para depois morrer em paz.
Simeão entra em cena, esperando que Maria e José entregassem o menino em seus braços após percorrerem a Igreja.
Simeão – (recitando como poesia, com o menino em seus braços).
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra.
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para alumiar as nações e para a glória de teu povo Israel.
Simeão, Maria, José e o menino Jesus saem de cena.
Cena final
Escritora – Pronto! Fim de peça! Agora eu vou reunir os papéis e ver como ficou. Vamos lá, a cena convencional, a pantomima, a musical... Ai meu Deus. Estou preocupada. Será que uma peça assim, toda cheia de estilos, não vai escandalizar os irmãos. Ah, sei lá. Eu estou achando que a peça está mais parecendo uma colcha de retalhos. Uma verdadeira farofa. Ai, Senhor! O que a Ministra do Teatro vai dizer? Ai, meu pai, me deu um abatimento de repente. Daqui a pouco ela está aí, e eu não sei o que eu vou dizer. Ah quer saber? Vou amassar tudo e começar tudo de novo!
A campainha toca.
Escritora – Ai... Deve ser ela!
Escritora atende à porta, percebendo que se trata da Ministra do Teatro.
Ministra – Oi, tudo bem. Como você está, minha amiga?
Escritora – Estou bem, mas...
Ministra – Como é, já preparou o texto?
Escritora – Bom, na verdade preparei, mas...Amassei tudo! Tudo, tudo!
Ministra – Por que, menina? O que houve?
Escritora – É que na verdade fiquei preocupada em escandalizar os irmãos, pois a peça estava muito eclética, sei lá, cheia de estilos variados. Aí resolvi amassar e começar tudo de novo.
Ministra – Bom, será que eu posso ver os papéis amassados.
Escritora – Claro, Ministra. Estão aqui. Toma! Uma cena, eu fiz bem convencional, a outra, somente gestual. Tem uma musical, aqui... Outra que parece uma comédia. Aí eu fiquei desanimada com o resultado e resolvi amassar tudo.
Ministra – Mas por que, menina. Está ótimo!
Escritora – Você gostou, Ministra!
Ministra – Não só gostei como achei bastante apropriada. Já está na hora da gente fazer alguma coisa diferente. E o que são os evangelhos senão livros de óticas de pessoas diferentes. Você sabe o que significa “Evangelhos Sinóticosâ€, que são os livros de Mateus, Marcos e Lucas?
Escritora – Não!
Ministra – Significa ver em conjunto. Com essa peça, você vai abranger vários tipos de ponto de vista sobre o nascimento de Jesus, sem é claro alterar a verdadeira mensagem, que é a única coisa que não pode ser alterada: Jesus Cristo nasceu para ser o Salvador da humanidade. Sabe, menina? Gostei da criatividade! A gente tem que ser assim, renovada a cada dia, assim como as bênçãos do Senhor.
Escritora – Acho que eu já ouvi isso antes.
Ministra – Então pronto. Olhe, eu trouxe uma surpresa. O elenco todo veio aqui comigo para te dar uma força. E eles vão ficar super felizes quando souberem que você já escreveu a peça. Entra pessoal. Entrem! Entrem!
A menina escritora fica felicíssima com a chegada do elenco, já sem maquiagem e figurino. Todos sentam de costas para o público, um do lado do outro, observando as folhas do texto e papeando, vestidos com camisetas que trazem, nas costas, letras impressas que trazem a mensagem descrita abaixo. Pode se fazer o feito com luz negra (camisas pretas com letras brancas – detalhe, o efeito só é possível se as letras coladas na camisa forem de papel)
U M F E L I Z N A T A L
Fim
  Teatro - em http://www.teatrocristao.net/texto/vendo_o_natal_em_conjunto
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 496
Total: 496
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.136 segundos com 28 procedimentos.