EscritArtes
Abril 26, 2024, 06:05:21 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mulheres de ontem,de hoje e de amanhã  (Lida 2002 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Araci
Contribuinte Junior
**
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 57
Convidados: 0


Ainda não sei o que sou, mas sei quem eu sou


WWW
« em: Junho 13, 2010, 13:30:06 »

A data mais antiga da casa da minha avó que eu posso encontrar, é a de 1893 no portão da adega. Quando os meus avós se mudaram para Baiões, no meio do século XX, ela já tinha então algum tempo. É uma casa de pedra, bem fria, e que viu passar muita vida dentro dela. Actualmente só lá moram os meus avós. No interior, mesmo ao lado da cozinha existe um local completamente negro, onde se costuma reunir a família nos dias mais rigorosos de Inverno em volta de uma fogueira.

Naquela tarde de Domingo sentamo-nos as três no banco de madeira que se encontra por lá e falamos de histórias, da vida, e suspiramos enquanto a minha
avó ia mexendo nas poucas brasas que se encontravam no chão.

A história da minha avó é igual à de muitas mulheres de sua época: Anos 60,interior de Portugal, esquecido, atrasado. Enquanto o mundo neste tempo passava por uma reviravolta enorme, por cá, tudo se mantinha igual. Ela apenas completou a segunda classe, e pouco depois começou logo a trabalhar, casou-se aos vinte anos, teve sete filhos, 4 raparigas e 3 rapazes, e sempre trabalhou intensamente as terras da quinta “para o bem comum da casa.†A minha mãe foi um pouco mais longe, conseguiu fazer o sexto ano, e mais não fez, porque para muito pesar dela, aos 12 anos teve logo que trabalhar para poder ajudar a esse mesmo bem comum. Mas eu não sou ninguém para estar a resumir a vida dessas duas magnificas mulheres em meia dúzia de linhas, apenas sei que quando as olho, sinto um desfasamento enorme entre a minha vida e a delas.

Estamos em 2010, tenho 19 anos. Completei o 12º ano e frequento o ensino superior, durante a minha adolescência tive várias actividades extra curriculares: fiz parte de clubes de xadrez, aprendi música, fiz um intercâmbio escolar em Inglaterra... A vida já me deu coisas que, recuando uns anos, nunca ninguém imaginaria que uma rapariga pudesse algum dia conquistar numa idade tão jovem. Obviamente que não está nos meus planos imediatos ter filhos ou casar-me, as minhas ambições prendem se agora com a minha carreira profissional, e isso é algo que vejo numa hipótese bastante longínqua.

Pensando agora em outras grandes mulheres, creio que se Adelaide Cabete pudesse por momentos poder passar um dia em 2010,ficava simultaneamente contente e desiludida. A mulher conquistou actualmente, um patamar que há muito tempo desejava. Parece algo já dado, mas aquilo que hoje temos como garantido, como o direito ao voto, foi algo pelo qual varias mulheres tiveram de lutar bastante para poder alcançar.

Actualmente, temos ajudas médicas que nos auxiliam bastante, e mais recentemente no nosso país, a mulher pode interromper a gravidez, até às 10 semanas, por sua opção. Hoje somos muito mais livres, estudamos mais, somos muito mais independentes, apostamos nas nossas carreiras. Este seria o lado pelo qual Adelaide Cabete ficaria contente, mas a moeda tem sempre duas faces. Como mulheres que somos, há características incontornáveis que nos são bastante femininas. A vaidade que sempre esteve inerente ao sexo feminino, criou novos extremos e com ela novas doenças. Principalmente nos meios urbanos, onde uma maior influencia dos média e da sociedade envolve o ser humano, doenças como, anorexia, bulimia apareceram num novo cenário.

Onde anda a portuguesinha pequena e roliça tão bonita que nos caracterizava? Onde anda a alma da mulher portuguesa alegre mas melancólica? Onde existe aquela força que nos fazia suportar tanta coisa?
É verdade sim, que hoje vivemos num tempo pleno de direitos, mas parece que esquecemos os deveres, e isso, deixou nos mais muito mais fracas, e muitas vezes, já sem argumentos. Depois vemos meninas, nos seus 12 anos a sair cheias de álcool pela madrugada de discotecas ou de bares. Vemos raparigas dos seus 17 totalmente desprovidas de espírito critico, completamente desenraizadas de qualquer tradição, totalmente alheadas da nossa cultura… Queremos tanto igualdade que tocamos num extremo, e perdemos o sentido. O que há mais para conquistar? Porque estamos a confundir liberdade com libertinagem? Não só Adelaide Cabete ficaria desiludida com tudo isto, eu mesmo o fico.

Em relação à minha família, a minha avó, e a minha mãe, não tiveram acesso à cultura, às artes, às letras e à música como eu tive, e como muitas outras da minha idade têm, mas certamente foram muito mais valentes e fortes do que eu alguma vez possa imaginar. E entristece-me profundamente, como jovens da minha idade as possam desvalorizar tanto.

Naquela tarde de fria de domingo, 3 gerações ali se encontravam, e eu, a mais nova, cada vez que olhava para essas duas belas mulheres, davas lhe um enorme sorriso e elas completavam me com as suas palavras sábias. É uma riqueza enorme ouvir o que elas têm para me contar, bem como o é tudo aquilo que gerações de mulheres batalharam para hoje podermos gozar de muitas regalias a que, infelizmente, não damos o devido valor...
« Última modificação: Junho 30, 2010, 21:19:20 por Araci » Registado

Joana Araci
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Junho 13, 2010, 21:47:00 »

Muito relevante o tema, Araci. Por aqui a coisa não é muito diferente. O mundo mais ou menos se equipara não importa a região.
Grande abraço e parabéns pelo teu texto.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 679
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 584
Total: 584
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 28 procedimentos.