EscritArtes
Abril 25, 2024, 17:02:08 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedacinho do Amadis de Gaula - Obra portuguesa sec. XIII - João e Vasco Lobeira  (Lida 10187 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Junho 27, 2010, 00:14:45 »

...
Quando Amadis se viu em frente de sua senhora, o coração saltava-lhe no peito, guiando os olhos. para que olhassem a cousa do Mundo que ele mais amava. Chegou-se a ela com muita humildade. Oriana saudou-o e, estendendo-lhe as mãos por entre as pontas do manto, tomou as dele, apertou-as em sinal de o abraçar, e disse-lhe:
- Meu amigo, que pena e que aflição me fez passar aquele traidor que trouxe as novas da vossa morte! Podeis crer que nunca mulher esteve em tanto perigo como eu! E certamente, amigo e senhor, isto era com razão, porque nunca ninguém fizera tão grande perda como eu, perdendo a vós: que assim como sou mais amada que todas as outras, assim quis minha boa ventura que o fosse daquele que mais que todos vale.
Quando Amadis assim se ouviu louvar de sua senhora, baixou os olhos a terra, não ousando olhá-la: parecia-lhe tão formosa, que os sentidos, alterados, lhe fizeram morrer as palavras na boca. E não pôde responder. Oriana, que tinha os olhos cravados nele, logo o conheceu e disse: 
- Ai, amigo e senhor! Como não vos havia eu de amar sobre todas as cousas, pois todos quantos vos conhecem vos amam e têm em alto apreço? Sendo eu aquela que amais e prezais, em muito mais que todos eles é razão que eu vos tenha.
Amadis, que já estava mais refeito do seu enleio, disse-lhe:
- Senhora, peço-vos que vos condoais daquela morte dolorosa que cada dia por vós padeço; que da outra, verdadeira, se ela me viesse, acharia nela grande descanso e consolação. Senhora, se este meu triste coração não fosse amparado daquele grande desejo que tem de servir-vos - que contra as muitas e amargas lágrimas que dele saem resiste sua grande força - já em elas seria de todo desfeito e consumido. Não porque deixe de conhecer serem já os seus mortais desejos em boa parte satisfeitos, pois que vos recordais dele; mas, como para a grandeza da sua necessidade se requer maior mercê da que lhe dais, para ser sustido e amparado, se essa não vier prestes, muito em breve será chegado a seu cruel fim.
Dizendo Amadis estas palavras, as lágrimas caíam-lhe em fio pelas faces, sem que ninguém lhe pudesse dar remédio. Nesse instante ele era tão coitado que, se aquele verdadeiro amor, que lhe causava tais penas, o não consolasse com a esperança que em semelhantes transes costuma dar aos seus subjugados, não seria de maravilhar se a alma se lhe despedisse mesmo ali, na presença de sua senhora.
- Ai, meu amigo - disse Oriana - por Deus não me faleis em vossa morte, que o coração me falece, como aqueIa que, sem vós, não esperaria viver uma única hora! Se eu tenho gosto no Mundo, é por vós, que nele viveis. Isto que me dizeis, sem dúvida o creio eu por mim própria, que me encontro no mesmo estado que vós. E se a vossa pena parece maior que a minha, é porque, sendo em mim o querer, como é em vós, e faltando-me o poder, que a vós não falta, para trazer a efeito aquilo que os nossos corações tanto desejam, muito maior que em mim se mostra em vós o amor e a dor. Contudo, como quer que seja, eu vos prometo que, se a fortuna ou o meu engenho nos não mostrarem algum modo de descanso, a minha fraca ousadia saberá encontrá-lo. Se disso nos vier perigo, seja antes com desamor de meu pai, minha mãe e outros; melhor seria que estarmos como estamos agora, suspensos, padecendo e sofrendo tão graves e cruéis desejos, que cada dia vão aumentando. 
Amadis, ao ouvir isto, suspirou e quis falar, mas não pôde; ela, parecendo-lhe que estava todo transportado, tomou-o pela mão, achegou-o a si e disse-lhe:
- Amigo e senhor, não vos desconforteis,,,,que eu cumprirei a promessa que vos faço. Entretanto, ficai para assistirdes a estas cortes que el-rei meu pai quer fazer. Ele próprio vo-lo pedirá, pois sabe quanto convosco serão honradas e engrandecidas.

(Amadis de Gaula, livro I, cap.30):
 
 
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Junho 27, 2010, 09:29:31 »

Obrigada pela partilha. É sempre bom reler boa literatura.
Abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #2 em: Julho 09, 2010, 22:48:51 »

É, não é?
seu
Geraldes de Carvalho
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #3 em: Julho 17, 2010, 11:38:21 »

Eu também gostei muito :yup: :yup: Obrigada
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #4 em: Julho 17, 2010, 15:35:22 »

De nada, cara Margarida
seu
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Julho 20, 2010, 06:33:58 »

Pode oferecer-nos mais...
Abraço
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #6 em: Julho 21, 2010, 02:46:55 »

Sim, poderei, mas dá um pouquinho de trabalho, sabe. É preciso escanear depois como os livros são velhos é necessário corrigir e depois formatar .Eu gosto, é claro, principalmente quando vejo que gostam . ...
Veremos se a preguiça me deixa.
vosso
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #7 em: Julho 21, 2010, 07:27:19 »

Eu sei que dá trabalho sim. Se eu tivesse o livro, ajudava. Se bem que eu preferiria copiar mesmo para uma caixa de texto. Acaba por ser mais rápido.
Obrigada
Abraço
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #8 em: Julho 21, 2010, 14:53:47 »

Há-de explicar-me como é ,cara Goreti .
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #9 em: Julho 21, 2010, 16:31:00 »

rs...rs...
Não me expliquei muito bem. Queria eu dizer: olhar para o livro e escrever no computador o que estava a ler...
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #10 em: Julho 21, 2010, 17:13:55 »

Á... Mas não . Para mim não seria mais rápido porque só escrevo razoavelmente bem no computador quando estou a pensar e a escrever - visto que escrevo até um pouco mais rapidamente do que penso. Já a copiar é um desastre . Depois o scaner é uma máquina e eu gosto muito de máquinas . Depois com o scaner fico automaticamente com uma cópia -e eu gosto de cópias...-Só não gosto é de trabalhar .
Bem, obrigado pela boa vontade e
um abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #11 em: Julho 21, 2010, 17:17:21 »

Percebi! Eu copio mais rápido do que faço um scanner. Não gosto de máquinas... ah! gosto do computador!
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #12 em: Julho 21, 2010, 17:19:46 »

Esse pedacinho pertence por acaso à "Demanda do Santo Graal"? Li há muitos anos num livro muito antigo, português arcaico e parece-me reconhecer...
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #13 em: Julho 21, 2010, 17:36:10 »

Bom . O pedacinho foi extraído de um livro que se chama Amadis de Gaula . Terá sido escrito por um português que participou na batalha de Aljubarrota - Vasco de Lobeira ou pelo seu filho João Lobeira -ou pelos dois- mas a primeira edição que se conheceu era em castelhano .
Pertence, efectivamente, ao ciclo de A Demanda do Santo Graal .
Um abraço
Geraldes de Carvalho
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #14 em: Agosto 12, 2010, 01:30:24 »

Olá, Geraldes...
Só pérolas e delicadezas...que amor mais delicado e...sofrido...
Adorei o texto; muito raro e de rara beleza também.
Quando estiver disposto, eu gostaria de vê-los mais por aqui.
Obrigada, beijo.
Guacira.
Registado
Páginas: [1] 2  Todas   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 652
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 461
Total: 461
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.135 segundos com 28 procedimentos.