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Autor Tópico: Alma barroca do povo brasileiro (Guacira Maciel; fragmento )  (Lida 5341 vezes)
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Guacira
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« em: Agosto 05, 2010, 22:53:13 »

Aqui precisaria trazer uma compreensão sobre essa analogia, pois entendo que o barroco representa fortemente a alma do povo brasileiro, por sua profunda teatralidade 'expressada' com muita ênfase, propriedade e força, entre outros exemplos, na obra do Aleijadinho, que externou esse fenômeno em suas esculturas. É uma obra plena de drama, de metáforas, de musicalidade, constituídas por olhares, postura corporal, gestos e movimentos que absorvem e partem da apropriação de elementos da natureza. Nela se encontra retratada, pioneiramente, e reconhecida, a identidade mestiça da alma e do sangue desse povo , evidenciados em seu caráter expressionista. Eu diria que na obra do Aleijadinho está o genoma da composição genética em cujos códigos se podem identificar o sangue indígena, nativo do país, acrescido daqueles outros que foram incorporados a posteriori, que são o do negro e do europeu, com marcantes características humanas e pleno de sensualidade, percebidos nos movimentos das suas esculturas.
[...]Com o olhar e as buscas, na tentativa de compor uma identidade própria nesses espaços, encontramos referenciais bastante contemporâneos no hipertexto que se realiza na obra do artista, reconhecido, inclusive, como todo um potencial arquitetônico; eu iria mais longe ousando dizer que essa arquitetura se transmuta numa dimensão também imaterial, quando imagino o que consegue estimular na dimensão da criatividade, moldando essas características mestiças.
[...] Na montagem do seu teatro em pedra-sabão, ainda que em sua imobilidade material, fundado em 1957, na então Freguesia de Nossa Conceição das Congonhas – exemplo de uma história icônica, de que falei anteriormente -, o artista mineiro construiu o que os estudiosos denominam de “arquitexto†(arquitetura e texto), que eu diria também um texto de dimensões imaginárias colossais quanto às possibilidades, composto de um cenário e uma coreografia (movimentos) que conseguem nos transportar também à gênese da história humana. Ali existe a plenitude de outras linguagens, como a muda e imutável musicalidade, percebida sutilmente pelo movimento das posturas e roupagens, que dão suporte a essa coreografia; nela os 12 Profetas, em sua imponente postura, realizam uma conferência imaginária que me transporta à não menos mágica Távola Redonda, do lendário Rei Artur.
[...]Esse caráter barroco da obra teatralizou a arte brasileira em suas características multirraciais, representando-as com nuances de musicalidade, que tanto têm em comum com o nosso caráter, expressão corporal, criação e imaginário, mas também ciência (cálculos e precisão). A maior marca dessa teatralidade, dessa dramaticidade, lhe é conferida magistralmente numa linguagem visual, através do movimento dançante das roupas enfunadas por um vento quase palpável e não menos imaginário e dramático; pela sugestão da impetuosidade e autoridade anunciadas por esses personagens/divindades, como um portal entre o divino e o humano, livre de qualquer crença específica. A dramaticidade do barroco está muito plena na obra, até pela similaridade com as condições físicas do seu criador, severamente mutilado pela lepra, enfermidade que foi consumindo sua carne e seus movimentos tão lenta e perversamente. Nela também estão registrados a dor e o sentimento de transitoriedade do homem, que o artista tão bem consegue comunicar; da impossibilidade da perfeição e do reconhecimento de que a arte capta um momento fugaz da condição de criar; portanto, do reconhecimento das suas limitações.
Talvez até possamos entender certa ‘crueldade’ ou desespero vistos nas deformações das esculturas de pedra-sabão, escolhidas - sugerem alguns - por sua composição com ferro e, portanto, sujeita à oxidação, como uma forma de retratar seu estado físico legado pela inexorável enfermidade, ou ainda pela possibilidade de ter o controle ao roubar-lhes a integridade, a beleza e a vida, como acontece consigo mesmo, sem que possa interferir nesse processo. Pelo menos em sua obra poderia ter, ainda que fugazmente, o controle da sua vulnerabilidade; aqui volto a chamar a atenção para o que já foi mencionado sobre representações e a utilização da arte como possível expansão do ‘eu’.
[...] Segundo consta, há uma referência de que os Profetas também representariam os inconfidentes mineiros, tese desconsiderada com acidez por Waldemar de Almeida Barbosa24 em “O Aleijadinho de Vila Rica†(texto da Internet), que diz ser a hipótese “excesso de imaginação ou falta de assuntoâ€. Entretanto, como entendo a criação um terreno sem paternidade e movido por amplas compreensões de mundo e caminhos do imaginário, não a desconsideraria, uma vez que aquela fase se constitui uma vivência histórica plena de muita dramaticidade da nossa história, pois naquele período Minas Gerais vivia um momento de grande exploração de suas riquezas e reivindicações sociais, atingindo o desfecho que conhecemos.
« Última modificação: Agosto 05, 2010, 23:10:37 por Guacira » Registado
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« Responder #1 em: Agosto 05, 2010, 23:54:39 »

Interessante estudo que nos reconcilia com a arte barroca que eu dizia não entender... até ter ido a Congonhas .
Gostaria de conhecer mais deste trabalho
Parabéns por ele amiga Guacira .
seu
Geraldes de Carvalho
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Goreti Dias
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« Responder #2 em: Agosto 06, 2010, 07:06:01 »

Obrigada por partilhar connosco seu estudos e reflexões.
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Guacira
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« Responder #3 em: Agosto 06, 2010, 20:05:58 »

Queridos:

  ("meu") Geraldes,
sem dúvida, o barroco, na minha concepção, só poderia ser entendido se lhe desse uma cara..e essa cara é a nossa, onde estão as dimensões do imaginário (porque sem limites, como ele), do imaterial (espírito), emocional, além do sangue (a mistura dos três mencionados), da inquietude, da pele, do toque de sensualidade. Foi assim que consegui entender o barroco; a possibilidade desses nossos outros 'eus'...
Obrigada por sua avaliação; ela é importante para mim. Quanto ao trabalho na íntegra, ainda se encontra 'emburrado' na minha proposta de Mestrado, feita a uma Universidade que o rejeitou, porque estava no bojo dos porquês da oferta de uma Educação Compensatória em nosso país. Mas o restante do Ensaio está no meu livro "A Importância da Arte na Aprendizagem", encontrado no www.clubedeautores.com.br

Goreti,
Não há que agradecer; é uma honra para mim, participar do convívio de tantas pessoas talentosas(como você). Obrigada.

Beijos aos dois amigos.
Guacira.

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Edite Cecília Rodrigues
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Partilho o meu ferfil c/ outros participantes


« Responder #4 em: Agosto 09, 2010, 12:32:33 »

Este estudo está interessantíssimo. É bem estruturado e compreensível.
Bem haja.
Edite Cecília Rodrigues
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Edite Cecília Rodrigues
Oswaldo Eurico Rodrigues
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« Responder #5 em: Agosto 09, 2010, 12:47:52 »

Guacira,

Acabei de ir à Congonhas (e Ouro Preto também) e voltar em minutos. Fiz todo o percurso dos passos da Paixão de Cristo. Visualizei cada profeta. Entrei em várias igrejas e as contemplei também pelo lado de fora. Isso tudo ao som de música mineira do período. O mais fantástico: sem sair do lugar. Melhor ainda: refletindo sobre o assunto. Seu texto é sério (sem ser hermético e/ou pernóstico) e agradável de se ler ao mesmo tempo. Não tem aquela rigidez artificial exigida pelo "academicês". Gostei bastante. Aprendi e me encantei com a escrita.

Aguardo outros dessa natureza. Acessarei o site que você indicou ao Geraldes. Depois comentarei.
Beijo do Rio para Bahia.

Oswaldo
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Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Guacira
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« Responder #6 em: Agosto 09, 2010, 23:39:08 »

Olá, querido.

Obrigada por seus comentários; sempre muito lúcidos e trazendo acréscimos.
 Olha, naquele site está o meu livroa à venda. Não faz dowload.

Beijo da Bahia...ainda estou no Rio.
Guacira Maciel.
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Oswaldo Eurico Rodrigues
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« Responder #7 em: Agosto 10, 2010, 02:49:12 »

Menina...

Recebi um convite da minha mãe para assistir um musical de uma artista baiana no teatro. Foi bonito. Valeu a pena. Lembrei-me de toda a musicalidade que une Rio e Bahia. Foi lindo.

Beijos fluminenses (refiro-me ao Estado. Sou flamenguista [risos])...

Osw
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« Responder #8 em: Agosto 10, 2010, 18:11:14 »

Cara Guacira
Utilizei o link que me deu mas não consegui encontrar lá o seu livro...
Por favor ensine-me como
seu -admirador-
Geraldes de Carvalho
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Guacira
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« Responder #9 em: Agosto 12, 2010, 01:07:22 »

Olá, querido,
peço desculpas por isso; houve um engano quanto ao ISBN e por esta razão ele saiu do site. Amanhã deverá estar de volta; o problema já foi corrigido.
Obrigada, beijo,
Guacira.
« Última modificação: Agosto 12, 2010, 11:49:40 por Guacira » Registado
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Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
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Boas leituras!
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Boa noite!
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Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
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Boa semana para todos.
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