EscritArtes
Março 28, 2024, 19:09:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Em memória de um senhor  (Lida 1917 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
pedrojorge
Membro
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149
Convidados: 0


http://pedromrj.blogspot.com/


WWW
« em: Março 21, 2008, 12:22:59 »

A minha mãe situava-se a dez metros. Eu projectado na sua frente. Outro senhor a um raio de cinco metros, isto a recorrer às minhas capacidades actuais de avaliar o local conhecendo-o hoje como o conheço, embora naquela idade me estivesse borrifando com odor marinho para esses detalhes. E na minha memória vã, guardo a sensação de que me arremetia a um cliente no qual o meu pai estaria a atender, adversamente ao embaraço pregado pelo choque de me alisar na frente de um Africano a espernear às portas da morte, levara uma martelada por algum furto cometido ou desacato ou dívida por soldar, outro género de furto, ou cotas da droga, a verdade era que ninguém se importava e eu analisava os espirros de sangue, os jactos que abatiam na parede e deslizavam verticalmente até serem absorvidos pela roupa. E ali, em pleno negrume diurno, na banalidade de um Domingo, disso tenho a certeza, escorria o sangue de um senhor não identificado por mim, tal e qual como escorria a minha mãe o sangue às galinhas, só que pelo pescoço que cortara e não por uma frincha da nuca. Não era ali que eu confirmava que o sangue não era azul como aparentavam as veias que me diziam lá circular o tal líquido tão precioso, já tinha visto muitas vezes antes. Até de mim.
O senhor não era a simples morte que representava, mas uma dor similar que bem me recordava dos tempos em que o meu padrinho não era casado e de tomar conta de mim, anos antes. Esse senhor ajudava-me na escola. Tinha a ideia de ser instruído. E numa insólita tarde de brincadeira no pátio do meu avô, abraçado de galinhas e galos, boi num curral, chão de esterco no qual as ervas não nascem pelas picadas imediatas das galinhas à medida da sua nascença. Eu a brincar em cima de uma tábua de sapatilhas que o meu avô me costumava ir comprar às quintas, nos dias em que os meus pais não estavam, lá ia com ele de scooter até à Carreira, uma terra com uma sapataria e eu pedia as que davam luz se pisasse o chão com força. A tábua parecia segura, contudo espetei-me com um prego bem fundo no pé e ainda hoje guardo essa marca. O meu padrinho abriu a porta da casa do meu avô e eu a gritar, pela dor, a dizer que ia morrer, de seguida levou-me ao lavatório e ao hospital, tive o meu primeiro contacto com o Betadine, algo que não se usava na minha casa. E ressequido da dor não ia morrer, não, ao contrário daquele senhor com o qual me sentia solidário. O seu nome era meu desconhecido. As razões da morte também. Fosse pelo que achavam que devia pagar, um martelo na cabeça, especado em plena rua a uma parede, jorrando sangue como se chovesse, não era por azar. Havia até quem defendesse a justiça da sua condição. Mas eu conhecera uma parte da dor e não consegui imaginar aquela. Nem sei se queria. Era uma criança, espantada, a ver, era um observador inato. Não me lembro hoje da face do senhor. A história ficou. O local era longe da minha morada. Graças a Deus. Só desesperei a morte ser tão vazia de conteúdo. Desacompanhada de cartas a explicarem. O desfiguramento de uma abertura no crânio era um desfasamento crucial da vida para a morte.
E a situação não se igualava a ver uma galinha a remexer pela pena que sentimos dela, dizia a minha mãe – não se tem pena dos animais, mais demoram a morrer – e era o que parecia, as galinhas ou patos ou galos a atordoarem de dor, a sacudirem as asas como se a morte pusesse galinhas a voar, ou galos, ou patos com as asas cortadas. Os coelhos eram mais suaves a morrer. Duas pancadas bem dadas e já nada, pensam muitos. Pior eram as histórias de já esfolados, na bacia para abrir e tirar as tripas, e lembrarem-se de saltar fora e correr uns metros. Conheço pessoas que se afirmam traumatizadas por isso. Será que o senhor da martelada na ambulância tentou escapar? Será que o desforraram e lhe deram uma morte como as galinhas e os galos? Será que ganhou asas e voou até já não poder? Questões das quais nunca me lembrei.
Nunca me tentei perguntar de como seria o seu funeral. Se seria igual ao de muitos que não lhe podem abrir o caixão por razões de trituração ou apodrecimento rápido. Se alguém lhe rezaria uma Avé-Maria e o acharia homem. Se haveria um discurso na Igreja e senhoras a chorar. Se estaria a chover ou se ainda estaria a entornar sangue no momento da marcha fúnebre e alguém se lembraria da analogia com o sangue do Senhor, ou então algum ateu conseguiria encontrar a oração divina para acabar com toda a hipocrisia religiosa e clerical e dar ao mundo a liberdade do agnosticismo, que deveríamos seguir.
Mas a morte tem cauda… e como disse tem asas, será um dragão que queima as almas? E naquele lugar, Cova da Moura, a umas ruelas da rua do Moinho, ficou um reflexo meu, a minha sombra, parada no tempo, esquecida. Silêncio… paz à alma do senhor, que a sua alma esteja em sossego. Ãmen. 
« Última modificação: Abril 17, 2008, 17:02:22 por pedrojorge » Registado

Actually I don't remember being born, it must have happened during one of my black outs.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Março 21, 2008, 14:25:26 »

Uma boa prosa, um recorrer às memórias muito minucioso.
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Leto of the Crows
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 446
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Março 26, 2008, 10:35:22 »

Um texto muito sentido, de comparações que recorrem ao dia-a-dia, ao sofrimento, visível ou não, tocando na hipocrisia de que vive a sociedade que se diz civilizada.

Gostei muito  Cheesy
Registado

"...Voltará dançando, bela sendo,
Voltará criança pequena, correndo,
Voltará eterna sinfonia,
Voltará assim um dia."

http://asameiasdocrepusculo.blogspot.com
http://retratopintadoasangue.blog
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 465
Total: 465
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.137 segundos com 29 procedimentos.