EscritArtes
Março 29, 2024, 04:38:06 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Breve Ensaio Sobre uma Ética da Aceitação  (Lida 3688 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Darta do Mar
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43
Convidados: 0


Sozinho no subterrâneo.


WWW
« em: Janeiro 27, 2011, 18:37:02 »

Neste dia do qual nada sei, não mais de que é meramente um dia como qualquer outro, debruçar-me-ei sobre um tema implicitamente por mim abordado em outras situações, e que o continuará a ser, por muito cansaço que daí advenha. Contanto seja para minha realização pessoal, como talvez – espero, mas não desespero – para realização dos outros, tornar-me-ei incansável no que a ele diz respeito, sendo que depois de muita reflexão decidi fazê-lo e iniciá-lo hoje. Refiro-me, pois bem, à problemática da ‘aceitação’.
Importante, antes de mais, salientar que, por ora, a dissertação tem uma raiz empírica e reflexiva, não obstante algumas leituras de certos autores e correntes, sejam elas filosóficas, poéticas ou romancistas. O que indicará uma análise de grosso modo subjectiva – sê-lo-á sempre, contudo mais do que poderá vir a ser futuramente. Daremos então início ao pequeno ensaio.
Se há, quanto a mim, maior mal no mundo antropológico, ético e social, ele é indubitavelmente a constante, contínua e, parece-me, infinita revolta interior de cada ser humano. Não me vou, adivinha-se, alongar numa abordagem e leitura sociológica ou numa ética global, pois, como proémio, devo e devemos esmiúçar a psicologia humana até ela estar completamente fragmentada. Depois sim, poderemos consequentemente e quase obrigatoriamente avançar para a etapa da Humanidade como um todo, passe o pleonasmo.
Ora, o que me diz a experiência é que arduamente o ser humano é capaz de, primeiro, aceitar o mundo tal como ele é, e, segundo, aceitar-se como ser limitado e dispensável (aqui nota-se um certo paralelismo com o Ser para a Morte de Heidegger). Neste mundo sentimos e presenciamos o bem, mas também o mal; sentimos a verdade, mas também a mentira é verdadeira como existente; há amor, porém, o que saberíamos sobre ele se não houvesse também o que lhe é antagónico: o ódio (e, talvez, outros demais sentimentos). Isto diz-nos que o mundo para Ser necessita de todos estes pares conceptuais e estas dicotomias. Porquê, perguntar-me-ão. Respondo, tremulamente, com outra questão, esta retórica: se assim não fosse o que seria da liberdade? Como seres livres que acredito sermos, é-nos dada a escolha de optar e devemos optar sempre que nos for possível em consciência, com uma razão que deve, sobremaneira, ter um papel imperial. A individuação e a individualidade devem prevalecer sem, todavia, nunca nos esquecermos da alteridade – não conseguiremos atingir esse princípio de individuação e, acima de tudo, mais importante ainda, um princípio de independência face aos outros se não respeitarmos e colocarmo-nos no lugar, precisamente, do outro. Acontece, é verdadade, olharmos para aquilo que nos rodeia e constatarmos uma mescla de maldade, rancor, desrespeito e tudo o que de mais frívolo podem pensar e imaginar; no entanto, se cumprirmos aquilo com que de antemão nos comprometemos então resta-nos aceitar o que nos rodeia que, por causas e circunstâncias variadas, tenha levado a que as pessoas não tenham podido comprometerem-se para com elas próprias, muito menos cumprir o que antes não puderam ter em conta. Aceitemos que assim seja e acreditemos que ao conseguirmos criar um caminho próprio, independente, sincero, egocêntrico e altruísta estaremos já, automaticamente, a contribuir para a mudança, por mínima, invisível e imperceptível que seja. Aceitemos e acreditemos nisso.
Quanto às nossas limitações e à nossa dispensabilidade, talvez envolva ainda um maior grau de dificuldade. Compreendo que não seja fácil aceitar que somos susceptíveis ao erro, constante e frequentemente; compreendo também a difícil aceitação de que somos dispensáveis para aqueles de quem por vezes mais gostamos. Porém, a verdade nua e crua é essa. E, se não o é para muitos, contribuiria para o seu bem aceitar que é essa a verdade e não outra. Todos morreremos e outros todos nascerão – o mundo seguirá o seu rumo natural. O que temos a fazer é entender e apreender que tanto nós como os entes queridos morrerão, seja, neste último caso, fisicamente ou sentimentalmente. O único sentimento que deve prevalecer até à morte é o amor por nós próprios e o amor pela vida, pela tão simples razão de deles não dependermos de causas externas. É o amor, portanto, mais independente, indestrutível e inabalável que se pode criar e, é o único que podemos aceitar incondicionalmente e cegamente. Todo o resto é para sentir, pensar, imaginar, dar e receber sabendo e aceitando de antemão que a qualquer momento chegará o fim.
Posto isto, relevo o facto de não se confundir aceitação com resignação. Ou seja, tudo aquilo que anteriormente foi exposto não deve levar a um niilismo passivo nem a um profundo desapontamento, pessimismo, negativismo e inércia/apatia. A vida é uma luta contínua, mas não uma revolta contínua. Continuaremos a lutar pelo que temos, pelo que ainda não temos e pelos outros por via de uma aceitação do que é tão complexo de aceitar; continuaremos a lutar pelo amor dos outros, pelo bem comum e por uma Humanidade mais humanizada, tendo, contudo, sempre em conta que tudo acaba e começa irremediavelmente e, que nada disto será concretizável na totalidade e perfeição, visto ser incontrolável. E, se, aceitarmos que assim é, a surpresa, a revolta e o sofrimento serão atenuados.
Ao longo do tempo que me espera desenvolverei mais aprofundadamente este assunto, por agora resta-me terminar: amo os que me são próximos e a humanidade até quando me for permitido e possível, amo-me a mim e à vida até a morte acabar comigo e com a vida. Até lá continuarei a aperfeiçoar esse amor caminhando pelo trilho sinuoso da aceitação dos limites – e tentativa de superação dos mesmos –, contingências e efemeridades.

25/01/2011

Bruno do Mar
Registado

"Ter uma consciência muito desenvolvida é uma doença."
Lucrécia Bórgia
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 504
Convidados: 0


« Responder #1 em: Abril 02, 2011, 10:07:56 »

"E, se, aceitarmos que assim é, a surpresa, a revolta e o sofrimento serão atenuados"
Excelente reflexão.
Registado
Nanda
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 913
Convidados: 0



« Responder #2 em: Abril 10, 2011, 18:12:26 »

Bruno,
Concordo com a tua filosofia de vida. Somos felizes quando nos aceitamos a nós e aos outros.
Beijo
Nanda
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Abril 14, 2011, 20:51:46 »

" somos susceptíveis ao erro, constante e frequentemente"
Pois somos...
Excelente reflexão!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 610
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 482
Total: 482
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.103 segundos com 28 procedimentos.