EscritArtes
Abril 20, 2024, 10:59:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Memórias de um pastor  (Lida 1494 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
betimartins
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 597
Convidados: 0


Apenas amo a poesia


WWW
« em: Abril 27, 2011, 16:35:16 »

Memórias de um pastor

Conheci um pastor já velhinho, mas como eu o conheci me chamou atenção, foi em plena cidade longe dos montes e pastos. Um dia, ele bateu na minha porta e pediu um prato de comida, apenas um pratos de comida, um homem já bastante idoso.
Tinha uma boa aparência, limpo, educado com uma característica de uma humildade total, ele me encantou com seus olhos fortes de cor de mel, tinham uma profundidade que quase se podia ver sua alma, aquela pureza de alma. Não resisti e mandei entrar, pedia ajuda a minha filha e fui fazer algo quente para ele, de forma muito educada ele entrou e logo tirou seu boné de lã, agradecendo e desculpando-se pelo trabalho que estava a dar.
Estava magro, debilitado pela vida severa que levou, comeu de uma forma prazenteira, dava gosto o ver comer, aos poucos as cores rosadas no pálido rosto voltaram. Respirou fundo quando acabou e estranhei pelo seu gesto e silêncio, perguntei que ele estava a fazer, respondeu que agradecendo e pedindo proteção aquele lar.
Confesso que senti alivio conforto, queria o cravar de perguntas, mas algo me mandava ficar calada não era a hora de fazê-lo e que ainda o ia ver muitas vezes.
Agradecido ele foi embora e eu fiquei pensativa naquele velhinho simpático, seria que não tinha família?Ninguém na sua vida e pensei cá para mim é triste chegar a este fim da vida, repleto de solidão.
Os dias passaram e esqueci-me dele, por momentos escuto bater na porta suavemente, mas não ligo quem quer que seja que bata com força não sou obrigada a escutar. Senti uma angustia um arrependimento e lembrei-me por que, se fosse aquele velhinho simpático que apenas pedia comida?
Corri na porta, abri, ele já ia, na calçado embora cabisbaixo e triste, reparei que mancando bastante, corri atrás dele e trouxe para casa, devagar ele entrou, enquanto preparava uma refeição quente, reparei que ele estava mal vestido e com frio, tinham-lhe roubado a roupa toda, os dependente de drogas, para vender na feira do entulho.
Por momentos meu coração derreteu em tanta ternura que senti dele perguntei por que ele estava sozinho, ele respondeu-me calmamente.
Eu muito jovem e fui por estas terras fora, meus pais eram pobres, éramos muitos irmãos e eles não tinham que dar de comer, um dia passou um vendedor de tralhas e me levou com ele para as terras de Nossa Senhora de Fátima que tinha lá um irmão com muitas cabras. Trabalhei todos aqueles anos, descontado para a segurança social, do meu pobre salário, dormi ao relento, a chuva, comi restos de comida, passei muita fome, foi atacado por lobos e salvo por meus amigos cães que não me deixaram trazer, enterrei alguns, outros viveram alem das suas probabilidades, foram os meus melhores amigos.
A minha pobreza era tanta que nem sabia o que era o conforto de uma casa, de um natal com a família, uma páscoa, nada apenas nada, não sabia sequer quando fazia anos, pois nem mais a minha identificação a tinha, estragava-se com as chuvas e o sol demasiado quente, apenas tinha meu casaco velho e pesado, mas que aquecia nas noites frias e dias frios. O meu cajado que era minha arma para as minhas pernas cansadas e doridas, alguns pertences mais e apenas a minha solidão, para trás o curral que era a minha casa quando voltava com as cabras. Um dia quis voltar para a terra e voltei sem nada, sem dinheiro, sem direito a reforma que não pagaram meus descontos e agora sou apenas um pedinte e vivo da boa vontade das pessoas. O jornal da minha cidade publicou toda a minha historia, mas não mudou em nada! Apenas vivo da boa vontade de cada um...
Denotei alguma tristeza e magoa nas suas palavras, era agradecido, à vida sim ele o fazia frisar na sua fé, homem que falava sabiamente, palavras generosas, mas seguras e certas do que recebeu da vida.
Logo voltou a sumir voltando a reaparecer mais tarde dois meses mais tarde mais doente e cansado. Foi internado, pois deram com ele, desfalecido na rua, tiveram que amputar um dedo do seu pé e mandaram de volta ao casebre que morava ou apenas dormia.
De novo foi roubado, vizinhos ajudaram a arranjaram roupa, eu a levava e a guardava, a sua roupa ate, ele ter onde a guardar em lugar seguro.
Recordo a sua última visita, foi com ele tomar um café ao lado da minha casa, debilitado, andando com bastante dificuldade, chegou o momento de nos separar, eu sabia que era a última vez que iria o ver e ele também.
Mesmo não querendo as lagrimas desataram a correr dos meus olhos, ele olhou-me fixamente, até as profundezas da minha alma a,despindo, sentia invadida no meu ser, olhava-me sem falar e as lagrimas fugiam delicadamente dos meus olhos.
Agradecendo a sua passagem na minha vida e eu ali, com as minhas pernas bambas, tremendo de dor, era como se meu avo fosse embora, meu pai sei, lá, era parte de mim que ia fugir.
Pediu-me permissão para me abraçar, abraçou-me, deixando-me sentir uma paz, uma paz que nunca havia sentido, pegou em minhas mãos e baixinho segredou-me:
- Na hora que eu partir, eu vou-me lembrar do amor que recebi de ti e o levo bem guardado na minha alma para junto do Pai.
Revoltada comigo eu fiquei vendo ele se afastar, que eu podia fazer ali, para mudar algo que ninguém com mais poder que eu nuca fez nada e mudaram nada. Naquela noite agradeci a Deus pedindo por ele, soube dias depois pelo aperto que sentia em meu peito a sua partida.

Registado

Betimartins
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 664
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 556
Total: 556
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.115 segundos com 28 procedimentos.