EscritArtes
Março 19, 2024, 05:00:31 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Por dentro dos livros, por fora da vida ou vice-versa  (Lida 6063 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1263
Convidados: 0


outono


« em: Julho 17, 2013, 23:42:46 »

Parêntesis na novela mexicana em que se tornou a política em Portugal. Parêntesis nas banalidades que escrevo e leio sobre isso, com mais ou menos destaque. Parêntesis no discurso do medo, como forma de perpetuar no poder um governo incompetente. Parêntesis nos sound bites do "é tudo igual" ou a "alternativa socialista é a mesma coisa" que contestando o que está o apoia objectivamente. Parêntesis. Período de nojo. 

Resta-me escrever sobre coisas que não interessam mesmo nada a ninguém. Como sobre o facto de eu ter, muitas anos depois, voltado à Universidade. Pois voltei. E voltei, com coerência, porque nunca disse que voltar era irrevogável. Palavra que nunca disse, nem direi, enquanto tiver vergonha na cara. O certo e garantido é que voltei e gostei de ter voltado. Sinto-me muito bem e chega. O que lá faço ou deixo de fazer é assunto irrelevante. De uma forma geral faço o que fazem todos os frequentador daquele espaço. Por exemplo, vou até ao bar, peço o meu café, sento-me a ler as notícias de um jornal gratuito (a vida está difícil) e/ou descontando as distracções que são muitas vou folheando um livro. Um dos livros em que me embrenhei nessas estadias no bar, foi "A Sala Magenta" de Mário Carvalho, prémio Fernando Pessoa 2009. A história gira à volta das reflexões de  um realizador de cinema "intelectual" , em decadência, já entradote nos anos, e que responde pelo nome de Gustavo.
 
As suas fitas, premiadas em festivais de cinema do quarto mundo, rodaram em sala vazias. E aí não posso deixar de fazer comparação com a minha estulta pretensão de querer ser escritor, convencido que escrevo  coisas que podem interessar a alguém. Nem aqui nem no Botswana. Mas depressa fujo à angústia de baixar o ego e esturricar a auto-estima , quando levanto os olhos do referido livro e os mergulho nuns encantadores  olhos castanhos, onde me refresco por uns breves segundos. Mas, carregadas baterias, volto à Sala Magenta, local de festas de Maria, a mulher da vida do Gustavo, que todas as noites o recebia e todas as noites o escorraçava como cão vadio, depois de lhe dar comida. Esta estranha atracção por Maria, que nem era boa de cama, no dizer do realizador, não o impedia de se perder nos leitos de outras mulheres, ocasionais e passageiros. Desde a mulher do crítico social Silvério, que se ia deitando com este e com aquele, a pedido do marido, para lhe contar as experiências, até à insonsa Marília com que fazia-diz Gustavo-sexo mole.

 Para não correr o risco de ficar preso neste estranho mundo, levanto os olhos das vidas de papel impresso, para  voltar aos olhos castanhos da vida real, que tinha deixado em banho Maria, mas tarde de mais, pois já tinham saído da minha órbita e estavam ocupados com um marmanjão com ar de pára-quedista. Sem hipótese. Ingratos. Ainda passei o olhar por uns fugidios olhos ingenuamente azuis, mas célere regressei à vida feita de letras, plasmadas em folhas de papel. Na literatura e na vida o sonho não tem limites. Se outra razão não houvesse este é mais que suficiente para estar na Universidade.

Como nos filmes premiados sem espectadores do realizador Gustavo, perdidos de olhos em olhos, deixamos passar o tempo, até acabarmos como ele, com um pé (ou outra coisa qualquer) engessado e preso por misericórdia na casa de uma irmã, neste caso, Marta, professora aposentada e desquitada de um professor de matemática que, num último arroubo de juventude, foi atrás da aritmética de um lambisgóia de tenra idade. E eu que nem sou de matemática, apenas vou tirando medidas, enquanto passeio o olhar pelas muitas lambisgóias que dão cor ao bar, convicto que só por isso vale a pena ali estar.

Gustavo, na vivenda que a irmã comprou nas margens da lagoa Moura, no Alentejo profundo, vai partilhando com ela e com os eventuais leitores, as recordações de um passado sem futuro, num presente de bucolismo rural tardio. Numa reflexão em que a vida, feita de pequenos nadas, termina num nada absoluto. Na viagem entre a ficção e a realidade, perco-me na terra de ninguém e já não sei se aqueles olhos verdes em que me banho, não serão as águas da lagoa Moura, pejadas de belas sereias. E já não sei se estou por dentro do livro e por fora da vida ou vice-versa. E num arroubo de lucidez, caio e mim, e não percebo porque perco tempo com esta história, que nem interessa ao menino Jesus, enquanto o país, onde nasci, está a afogar-se numa lagoa de lágrimas contidas. 

MG
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #1 em: Julho 20, 2013, 21:00:20 »

Por vezes, bastas vezes, as universidades pouco podem acrescentar a quem, por maestria e percurso próprio, têm da escrita esta forma de "ver" e de escrever.Mais saber nunca é demais, mas esta prosa é elucidativa de talento inventivo e seguro.Os meus aplausos!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1263
Convidados: 0


outono


« Responder #2 em: Julho 28, 2013, 21:43:54 »

Caro Dionísio

Grato pelos encómios. Na escrita como na vida penso que o importante é partilhar aquilo que temos para dar.

Abraço
Registado
zésilveiradobrasil
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Outubro 28, 2013, 11:51:21 »

nos parêntesis é que sempre eclodiu a força da tua escrita, Xará... nesta não foi diferente, quando pões em cima da mesa como um 'puzzle' o que capta teu olhar imagen do seu e d'outros cotidianos... meu abraço caRIOca
Registado

zésilveiradobrasil
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Outubro 28, 2013, 15:52:11 »

A boa escrita sempre nos interessa. Na Universidade e fora dela. Parabéns por nos manter o interesse!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #5 em: Outubro 28, 2013, 21:14:49 »

Das coisas que tenho lido de si foi das que mais gostei. Tresanda a autenticidade.

Parabéns.

Rafaela Plácido
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1263
Convidados: 0


outono


« Responder #6 em: Outubro 30, 2013, 17:51:37 »

Obrigado a todos pela preferência.

Aquele abraço
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #7 em: Outubro 30, 2013, 17:54:11 »

Hoje vou fazer-lhe "concorrência" com esta coisa dos livros...

Abraço

Rafaela Plácido
Registado
josé antonio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5837
Convidados: 0


escrever é um acto de partilha


« Responder #8 em: Outubro 31, 2013, 13:43:21 »


Nação Valente,

Mais uma boa narrativa, com ou sem cátedra!
Abraço
JA
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1263
Convidados: 0


outono


« Responder #9 em: Setembro 15, 2021, 15:49:54 »

Repor, antes da migração, alguns textos que publiquei.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:45:10 ]

[Fevereiro 07, 2024, 18:48:59 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130127
Total de Tópicos: 26758
Online hoje: 734
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 774
Total: 774
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.12 segundos com 28 procedimentos.