EscritArtes
Março 29, 2024, 15:52:30 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sem tema  (Lida 6133 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« em: Setembro 07, 2013, 22:05:49 »

Porque se escreve sem receber puto? Avanço uma explicação decerto contestada por muito "escriba". Escreve-se (ou há quem escreva) para alimentar o ego. Se escrever não é tarefa fácil, escrever por escrever dá que pensar. Quantas vezes, o protagonista da escrita fica sem tema, mas mesmo assim força a cachimónia, torra os neurónios na procura do dito. E pronto, puxa do verbo, encaixa umas frases, bota uma qualquer sentença sobre um qualquer assunto. Possivelmente borrou a pintura mas satisfez o ego. E quando aliado à falta de tema, a inspiração nem lhe morde as canelas, sai mamarracho literário. Mas a escrita tem que avançar mesmo que a inspiração dê de frosque. Substitui-se inspiração por transpiração e nasce o texto transpirado. Modesto mas limpinho. Ausentou-se a criatividade ficou a persistência. Tanto esforço, tanto suor e não se recebe puto!

Recebe-se pois, dizem sempre os positivistas. Nem só de pão vive o homem.  Também vive do prazer do espírito, do gozo de dizer e ser escutado, da consolação de ser lido. Pouco? Que importa? A quantidade não se gemina com qualidade. Podem ser poucos, mas são os que nos entendem. Podem ser poucos mas é um privilégio tê-los. Com este simples pensamento linear dá-se graxa à auto-estima, e afaga-se o ego. É bom ser positivista. 

E quando se é positivista todos os santos ajudam, e talvez por isso quantas vezes as teclas do teclado (passe o pleonasmo) ganham vida própria e debitam textos dignos de figurar em antologias! É como se a criatura tomasse o freio nos dentes e superasse o seu criador Acontece, curiosamente , que essas "obras primas" da escrita, que parecem ditadas por musas que encarnam em testas de ferro ocasionais, são os que costumam passar despercebidas a leitores, avaliadores e comentadores. Porquê? Será que não se enquadram nos estereótipos que os condicionam?

  Qual é o sentido deste discurso. Deveria ser um discurso aberto, sem tema e sem inspiração, rolando sem objectivo e sem rumo porque apenas sem rumo tem pernas para andar e razão para existir. Mas se continuar ad infinito, talvez se enrodilhe numa verborreia esquizofrénica. Precisa de um ponto final. Nem sei porque foi escrito. Talvez tivesse ficado provado que se pode escrever sem tema, sem inspiração e sem receber puto. Ficou a experiência e o prazer positivista de dar vida  e espaço a alguma musa desinspirada, mas com direito a protagonismo.
 MG
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 08, 2013, 10:50:23 »

Aqui está um tema sobre o qual eu medito muito. É mais ou menos sabido por aqui que eu leio tudo o que escrevem e comentam, mas escrevo pouquíssimo. Portanto, sinto-me sempre no direito de ser politicamente incorreta. Como são poucos os que leem, não corro o risco de "ofender" muita gente.
Vou agarrar na expressão: "Escreve-se (ou há quem escreva) para alimentar o ego". Sabemos que a escrita só dá dinheiro aos conhecidos nos meios de comunicação social, sejam jornalistas, locutores, políticos ou jogadores de futebol. Os outros, os que gostam de escrever e o sabem fazer, mas não são conhecidos, passeiam-se por aí satisfeitos com o seu ego... ou não. Há quem apenas escreva porque lhe dá na real gana, assim como quem limpa as janelas já limpas. Piores são os que querem satisfazer o ego e nunca o conseguem porque são pouco lidos, pouco comentados e outras tretas afins. Quando não têm a atenção que consideram merecer( e por norma, nunca consideram ter) soltam raios e coriscos contra os donos dos espaços onde publicam ou virtuais leitores que os deviam comentar muito e o não fazem. Mas, se lhes for perguntado, que "colegas" leram, leram poucos. Se perguntarmos quantos comentaram, por norma ... zero! E se fôssemos um pouco mais solidários uns com os outros?
Quanto às obras primas que passam despercebidas, assim será sempre porque, por norma, não são conhecidos. Valoriza-se por aí a mediocridade. Não sei se propositada. Mentes inteligentes são um problema, melhor mesmo é fazer-se de conta que não existem.
Sabe, Nação Valente, a sua qualidade de escrita é das que mereciam ser faladas, conhecidas. Mas quanto a isso estamos conversados. Valha-nos que não é vaidoso ao ponto de deixar de publicar porque o comentam pouco. É que os seus textos são dos que precisam de mentes inteligentes para refletirem. E isso cansa muita gente. Por mim, leio-o sempre com imenso gosto. Mesmo quando parece não ter tema. Mentira! Tinha um tema e que dá muito que falar!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #2 em: Setembro 09, 2013, 21:53:57 »

Goreti
Já reparei que aqui escreve pouco e lê e comenta muito. Presto-lhe as minhas homenagens pois sei que não é tarefa fácil. Também leio e comento de quando em vez e noto que exige disponibilidade, perspicácia, sensatez, critério...Pode não parecer mas dá muito trabalho. Indo ao cerne da questão escrevo porque me dá na real gana, mas não escondo que gosto de ser lido e comentado. Se assim não fosse não precisava de dar visibilidade à escrita. Bastava fazer um diário secreto. Mas sobre o acolhimento que aqui recebo não me queixo. Digo até que me faz inchar, em demasia, o ego. E concordo quando diz que todos gostam de ser lidos e comentados mas não optam tanto por ler e por comentar. Mea culpa.

Para não personalizar ocorre-me dizer que também escrevo e leio na blogosfera, e aí tenho-me cruzado com gente que escreve com enorme qualidade e que nunca vi ser reconhecida. Por outro lado deparo-me frequentemente com o destaque de blogues e textos que na minha análise não ultrapassam a vulgaridade. Mais, há alguns que quase monopolizam os destaques por razões que a razão desconhece. E é essa prática que em parte motiva a minha reflexão sobre a falta de reconhecimento dos bons textos.

PS Mais importante que as palavras elogiosas que me dirigiu, foi ter dado espaço à musa que inspirou este tema sem tema. É que assim ganhei presunção por ter motivado a esta sua reflexão escrita o que é uma benesse mesmo em forma de comentário.(rs)
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Setembro 12, 2013, 12:14:41 »

Da qualidade da escrita e do interesse da mesma, mesmo que sem tema, o quilate é de monta, quer pelos recursos utilizados, quer pela assertividade sempre presente.Eu gosto desta escrita que interage com o leitor tanto de forma directa como de forma subliminar.Leitor fiel!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Abril 02, 2020, 18:20:42 »

Sem tema estamos todos.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #5 em: Abril 02, 2020, 18:38:26 »

Sem tema, como trema e trama. Que não estejamos ao menos, todos tramados...

Abraços incovidados
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #6 em: Abril 04, 2020, 09:51:44 »

Tramados, tramados... depende do grau.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #7 em: Abril 04, 2020, 15:50:14 »

Já corrigi o erro de concordância...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 732
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 649
Total: 649
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.102 segundos com 29 procedimentos.