EscritArtes
Abril 18, 2024, 23:26:37 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sortilégio 7  (Lida 1864 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« em: Novembro 18, 2013, 14:40:56 »



O pior dos sonhos
é o mau hábito de acordar

E passados dias aconteceu o pior: A mãe da Elsa apareceu.
Foi ao jardim procurá-la e contou que se chamava Olívia. Que quando ali deixara a criança, se dirigira para o local onde estacionara o carro e fora atropelada.
Que ficara algum tempo em coma e que, quando recobrara os sentidos não se lembrava de nada, nem mesmo quem era.
Que começara mesmo a aprender a andar e a falar mas que num certo dia, - ontem, à noite, disse, - recuperara de repente toda a memória, inclusive a lembrança de ter  uma filha e do local onde a deixara.
A Responsável ouviu todas estas explicações com ar sério mas, por fim, respondeu que se lembrava bem da Olívia que, por acaso tinha dito que se chamava Olga, quando ali deixou a menina; e que era evidente a falsidade de tudo o mais que contara na altura em que ali fora colocar a criança.
A Olívia começou então a chorar e acabou por confessar que, na verdade, tentara "deixar ali" a sua filha, perturbada como se encontrava pelo facto de ter sido abandonada pelo marido. Que mentira porque se envergonhava de ter feito o que fizera mas que, agora, queria a sua menina e pagaria tudo quanto devia.
Exigiu, a instituição, que ela lhes trouxesse uma certidão de nascimento da criança e que identificasse quem era o pai e informou que corria o processo da adopção e que a menina fora entregue aos futuros pais mas que não lhe diriam qual era a morada deles enquanto não obtivessem aquelas informações.
Ela deu logo a informação sobre o pai da Elsa que se chamava José Caetano Duarte e era industrial. Que há poucos dias se haviam reconciliado, acrescentou.
Deu a sua morada e disse que ia tratar imediatamente da certidão, saindo em seguida. O jardim contactou pelo telefone com o Sr. Duarte pediu-lhe para ir aquela instituição.
O industrial compareceu imediatamente acompanhado pela mulher de quem confirmou as declarações, esclarecendo porém que durante todo este tempo estivera sem saber onde parava a menina porque a mulher se recusara a dizer-lhe tendo-lhe contado a mesma história do acidente e da amnésia em que ele, tolo, acreditara.
E trazia a certidão de nascimento pois havia uma em casa, o que ela não sabia por ser uma cabeça no ar, afirmou.
Mostrou os bilhetes de identidade de ambos e comparando com eles a certidão de nascimento da Elsa da Costa Duarte -pois tal era o nome da menina - adquiriram a certeza de que estavam em face dos pais dela.
Indicaram então a morada do Mário e da Adélia.
Correram lá e foram encontrar o Mário e a Adélia desfeitos com a notícia que haviam sabido pelo telefone.
A Olívia abraçou efusivamente a criança que se retraiu assustada e fugiu para o colo do Mário.
O José Duarte apenas a olhava.
A Adélia disse então que só lhes entregariam a menina se o seu advogado concordasse. Que em breve os avisariam. 
E eles foram-se embora, obedientemente.
O advogado mostrou-se um tanto reticente.
Disse que o tribunal podia declarar a menina abandonada pelos pais porque há muito mais de um ano que nenhum deles a procurara.
Disse ainda que o juiz podia dispensar o consentimento deles mesmo que a menina não fosse declarada abandonada.
O problema era o pai da criança...
A Adélia percebeu e desistiu logo de lutar.
Veio para casa e preparou a Elsa para a entregar aos pais explicando-lhe o que acontecera e como acontecera. Ela pareceu perceber.
Chamados, os pais compareceram imediatamente e foi o Mário quem lhes entregou a menina porque a Adélia não quis estar presente.
O José Duarte pediu e insistiu para que lhe dissessem quanto é que devia pelo tratamento que deram a sua filha mas o Mário nada quis aceitar.
Ele é que devia pagar, se se pudesse contabilizar a alegria que a menina lhes dera, disse.
A Adélia chorava no seu quarto.
O José e a Olívia não quiseram aceitar nenhum dos brinquedos da menina mas ela não largou uma boneca que trazia ao colo.
Aceitou com frieza ir com os pais. Parecia um tanto atarantada com toda aquela agitação.
A Adélia tinha dito que não queria tornar a ver a Elsa porque isso a faria sofrer mais mas, logo no dia seguinte, foi a casa do José e da Olívia ver a sua menina.
Enquanto a tivera em casa nunca como sua a considerara mas agora, não lhe vinha à cabeça outra designação.
A Elsa recebeu-a com risos e gritos de satisfação e pediu-lhe para lhe contar histórias continuadas. Todas aquelas que já tinha ouvido tantas vezes e que ouvia sempre como se as não conhecesse. E é certo que a Adélia sempre lhes introduzia qualquer coisa de novo.
O grande problema foi quando quis vir-se embora sem a trazer. Agarrou-se a ela e não queria deixá-la.
Deixou-a a chorar desabaladamente e á Adélia também lhe apetecia fazer o mesmo.
De maneira que resolveu não ir vê-la nos tempos mais próximos, para não a fazer sofrer.
Aconteceu porém que o Mário quando saiu do trabalho, ao princípio da noite, foi também vê-la e repetiu-se a mesma lamentosa cena.
Quando chegou a casa desesperado, encontrou a Adélia da mesma maneira.
Consolaram-se um ao outro, como puderam e ficaram, mais uma vez, completamente infelizes.
Juraram que nunca mais tentariam adoptar um filho. 
Continuaram a amar-se muito mas já nem riam nem brincavam.
Desinteressavam-se das pessoas que haviam conhecido há pouco tempo e não desejavam conhecer outras.
Nos seus passeios à roda do Tejo ela via-se sempre envolvida por aquelas pequeninas ondas e, por vezes, lá no fundo quietinha esquecida de tudo.
Um dia o Mário disse: E se fizesses uma inseminação artificial ?
E ela : Parece-me que isso é muito caro.
No entanto foi informar-se e ficou a saber que custaria, mais ou menos, mil e quinhentos euros o que era, efectivamente, demasiado caro para as possibilidades deles.
Desistiram então de conseguir um filho, durante quase um ano.
Mas na verdade nenhum deles deixou de pensar nisso durante quase todo o dia de todos os dias.
A Adélia ia frequentemente ao jardim-escola onde a Elsa andava e ficava cá fora, um pouco longe, num local ajardinado meio escondida a vê-la brincar.
Desenvolvera-se muito e parecia feliz.

Geraldes de Carvalho
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Novembro 18, 2013, 18:38:56 »

As adoções têm destas coisas. Quando já se tem como certo, ou quase certo, que determinado casal terá aquela criança, o mundo pode trocar-lhe as voltas.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 576
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 584
Total: 584
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.106 segundos com 28 procedimentos.