EscritArtes
Março 28, 2024, 10:09:38 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "O Triunfo dos Porcos"  (Lida 3344 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« em: Dezembro 07, 2013, 19:09:12 »

O dia amanhecera dourado na planície.

O verão crescia a olhos vistos e, nos pastos, o verde teimava em ficar mais uns tempos, antes que o sol ressequísse também o vale,  onde o rio se assemelhava agora a um regato preguiçoso e indolente.

Ao lado do moinho velho e abandonado,  erguia-se aquele casarão cinzento, debruçado sobre as águas infectas pelo lodo malcheiroso que substituiu a brancura da farinha derramada em tempos pela pequena azenha. O lugar era o mesmo. As árvores haviam crescido e as pedras do rio estavam mais gastas pela força da corrente. O ditado "água mole em pedra dura tanto dá até que fura" adquiria aqui todo o seu sentido.

Só o aroma mudara. O perfume das madressilvas dera lugar a um cheiro nauseabundo e pestilento que inundava o ar a quilómetros de distância.

Diziam uns:

− Foi o progresso que conduziu a este estado de coisas e a estrada, aberta até ao vale, a grande culpada.
Para outros fora a energia eléctrica, cujos postes passavam ao lado, que tinha dado o golpe de misericórdia na beleza e tranquilidade daquele sítio paradisíaco e sem outra coisa agora que não fossem as memórias de quem ainda o pudesse recordar belo como outrora fora.

De qualquer modo, fosse como fosse,  o mal estava feito e nada havia a fazer.


Sentado na sua camioneta de carga, o homem dirigia-se devagar para o rio, cumprindo mais uma rotina. No banco,  ao lado, estava descuidado um molho de chaves, à espera que alguém as metesse na altura própria e na fechadura devida. Uma chave tem sempre verso e o anverso, conforme o querer de quem a usa.

Ainda longe, orelha à escuta, o silêncio ouvia-se com acuidade e, no chão barrento, eram visíveis marcas recentes do rodado de um veículo pesado, que tivera necessidade de usar os pneus duplos traseiros para transportar sobre a lama algum peso.

Mal constatou os vestígios no chão, do homem apoderavam-se as mais tenebrosas sensações e, mesmo sem se inteirar em concreto da situação, vislumbrou o que se tinha passado, quando o vale, agora silencioso, se tinha debatido com uma invasão nocturna,  que alterara por completo a vida no lugarejo.

Sentia, como se a ela tivesse assistido, a enorme gritaria daquelas criaturas, aquando da tormenta de que o seu abandono as tornara vítimas, enquanto a alma dele ia sendo invadida por um violento sentimento de remorso, sem saber muito bem se tal sentimento tinha ou não razão de existir. No dia anterior deixara-as tranquilas,  no negrume da noite e à mercê dos predadores da planície. Todavia, no seu prato, escorregava,  dourada,  aquela febra em vinho de alhos da hora do jantar, que lhe reconfortava o estômago e lhe mergulhava o cérebro num sono moribundo,  fazendo-o agora  lamentar-se por não ter sido mais premonitório. Ao ponto de mudar o futuro dessa mesma noite...

− Como é que pude ser tão negligente? – perguntava-se.
 
Os pensamentos iam-lhe aflorando à mente e os remorsos ficavam mais violentos. Além disso, era-lhe também difícil suportar a ideia de que aqueles seres tivessem sido sequestrados pelos brutos algozes, enquanto ele, prazerosamente, resfolegava nos lençóis brancos da cama lavada, tão diferentes do lodo existente no rio, onde desaguavam os restos de tudo e de nada que las animais saíam por todos os buracos do corpo, como acontece com  todo os seres vivos.

De chaves na mão, o homem pegou na que se ajustava à fechadura do portão e abriu-o.

Lá dentro, o vazio era absoluto e,  o que na véspera era uma orquestra de rec-rec,  estava agora transformado no mais aviltante silêncio, sem nada nem ninguém que lhe desse as boas-vindas, ainda que a sinfonia de vozes lá existentes sempre tivesse sido pouco harmoniosa.

Do peito do homem saiu um dilacerante gemido e à sua boca acudiram palavras de lamento:

− Roubaram-me os porcos! Roubaram-me os porcos!

O grito ecoou pelo vale, como se de um rastilho de pólvora, seca e espontânea, se tratasse, deixando, contudo, no ar uma sensação de júbilo.

Muito embora todos tivessem assistido à cena, as árvores, o rio, os pássaros e até a velha azenha, onde outrora o moinho gemera o pão de muitos homens, ninguém se atreveu a acusar o ladrão do camião que, durante a noite, tinha levado do vale aqueles porquitos, vizinhos fedorentos, mas, apesar disso, tremendamente inocentes.

− Roubaram-lhe os porcos! Ah! Ah! Ah! − Gargalhavam todos, repletos de contentamento, agradecendo a Deus por, finalmente, se verem livres da maldita pocilga que tão má fama tinha dado ao ambiente nos últimos tempos.

O dia do furto ficou célebre e, sem saberem que de certa forma estavam a cometer plágio, chamaram-lhe o dia do triunfo dos porcos .

A festa instalou-se.

Estendeu-se, rio abaixo, rio acima, numa procissão de vai e vem sem fim. Tanto que os seus ecos chegaram a terras de sua majestade a Rainha de Inglaterra, onde George Orwell, lá do túmulo da sua imortalidade literária e precurssioniosta, ria, ria, ria a bandeiras despregadas…


PS - Este conto terá, seguramente, 20 anos...
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2013, 22:04:20 »

Continua a ser um excelente conto!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Dezembro 09, 2013, 00:38:20 »

Obrigada Goretidias. O que está ao lado com o mesmo título é que precisava de ser expurgado. Erro informático, pois claro.

Abraço
Registado
Administração
Administrador
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 808
Convidados: 4

administracaoescritartes@gmail.com


« Responder #3 em: Dezembro 09, 2013, 07:48:14 »

Já foi retirado.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #4 em: Dezembro 09, 2013, 20:39:52 »

Obrigada

Gabriela Sá
« Última modificação: Março 30, 2014, 14:02:30 por Maria Gabriela de Sá » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 657
Total: 657
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.12 segundos com 28 procedimentos.