EscritArtes
Outubro 19, 2017, 16:06:26 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Torre de Babel  (Lida 2047 vezes)
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

Convidados: 0

« em: Dezembro 15, 2013, 19:02:02 »

After regresso de vacances, depois de lidos todos os desabafos proferidos durante a minha aus√™ncia pela bab√©lica assembleia e,  apontes todas as notas para eventual r√©plica, dei comigo a pensar na performance que logrei ou n√£o atingir nesse meu per√≠odo de lazer.

O tempo, a quem aproveito para mandar ao diabo que o leve, desde bem cedo deu mostras de ter fico encarregado por S. Pedro de abrir as comportas do c√©u, derramando tantas gotinhas de √°gua quantas palavras t√™m os dicion√°rios da portuguese language e cong√©neres estrangeiras, para com elas mortar o meu sol e que, assim, na mais pura renit√™ncia, n√£o logrou outra coisa sen√£o deixar a minha pele matada e mais branca do que as neves perp√©tuas das montanhas do Quilimanjaro.

Como se todo este nonsense temporal n√£o bastasse e numa tentativa de o fintar, fui at√© a uma esplanada √† beira mar plante e com a chuva assentada na areia da praia. Saquei dos bites do meu computador e eis que me dediquei afincadamente ao verbo, desatando a tomar os apontamentos necess√°rios tendentes a um ensaio que fosse suficientemente inovador na arte da escrita.

Confesso que, desde in√≠cio, se me plantou pela frente uma caterva de dificuldades, a come√ßar por uma tendinite que se alapou (esperem s√≥ um bocadinho pois tenho de dirigir uns insultos ao meu computador e dar-lhe umas boas reguadas ÔÄ≠ n√£o √© que este anormal n√£o reconheceu as palavras alapou e reguadas e insiste em chamar-me est√ļpida, ao mesmo tempo que lhes coloca um tra√ßo vermelho por baixo!?...).

ÔÄ≠ Ai, ai! ÔÄ≠ queixa-se o bicho ÔÄ≠ Deixa-me explicar-te!

ÔÄ≠ Ent√£o, explica-te l√°!

ÔÄ≠ Das duas uma: ou quando eu fui feito as palavras n√£o existiam ou ent√£o esqueceram-se de as introduzir na minha massa shiftiana. E n√£o me batas mais, por favor!

Depois de sane este desagrad√°vel epis√≥dio,  tenho de acrescentar que a referida tendinite se apegou √† minha m√£o direita, facto que me obrigou, ent√£o, a largar o rato inform√°tico causador da maleita, enquanto as minhas p√°lpebras come√ßaram a ficar t√£o cerras que o rem√©dio foi levitar um pouco no sono.

Foi quando dei comigo l√° no cimo de uma imensa torre, onde uma data de pessoas fazia um enorme e indescodif√≠c√°vel alarido (computador, se me passas outro risco por baixo, n√£o sei o que te fa√ßo! N√£o sabes o que √© indescodific√°vel, √©?... Al√©m disso, pode-me muito bem apetecer inventar uma catrefada de corruptelas e tu n√£o tens nada com isso. Est√° quieto, de uma vez por todas!)

Perante tanto barulho, l√° na torre, vi-me a tirar um cagarro do ma√ßo, desatando a mandar fuma√ßas para o ar.

Ningu√©m pareceu dar conta da troca do i pelo a, j√° que o gesto, l√° como c√°, √© tudo, pelo que logo ali me ocorreu a ideia de, no que diz respeito √† v√≠scera linguaruda, substitu√≠-la pelos velhinhos hier√≥glifos, quando pretendesse comunicar com algu√©m.

De repente, saindo da confus√£o, algu√©m se dirige a mim e, pelo que disse doutoralmente a seguir, apercebi-me de que o meu erro n√£o lhe passara despercebido:

ÔÄ≠ Lapsus linguae.

Constatei, ent√£o, que estava perante um dos meus tetrav√≥s latinos, que numa esp√©cie de viagem ao passado e com ar de m√°gico e de astr√≥logo (aten√ß√£o que a palavra m√°gico √© apenas uma figura de estilo e n√£o se dirige a ningu√©m em especial...), enquanto n√£o fosse definitivamente introduzido o esperanto, assistia com manifesta complac√™ncia √† enorme confus√£o lingu√≠stica que, segundo ele, estava nitidamente de regresso ao ber√ßo cuneiforme ou,  at√©,  e para ser mais preciso, √† velha Babel.

Foi quando me lembrei de perguntar ao velho se n√£o achava esta hist√≥ria de trocar o ado pelo egue, surripiar os voc√°bulos a William Shakespear e outras coisas no g√©nero uma enorme barbaridade, ao que o homem me respondeu:

ÔÄ≠ Querereis v√≥s enfrigorificar a l√≠ngua ou torn√°-la mais r√≠gida do que uma porta que nenhum de v√≥s seria capaz de abrir sen√£o a golpes de dicion√°rio ou a machadadas de gram√°tica? Quereriam, igualmente, falar e escrever ainda √† moda de Gil Vicente?

ÔÄ≠ √ď Chefe, n√£o √© isso! Mas, √© que eu penso que o nosso idioma atingiu um grau de perfei√ß√£o que n√£o se deveria perder e que, pelo contr√°rio, se devia cultivar.

ÔÄ≠ Est√°s maluca! Maior perfei√ß√£o do que a l√≠ngua de Virg√≠lio ou a de Homero n√£o houve ainda e v√™ o que lhes aconteceu! At√© nem na missa se faz uso da primeira! Est√£o completamente matadas, s√≥ para seguir o teu ensaio. E pergunta-me l√° tu o que √© um megabyte a ver se os meus neur√≥nios n√£o d√£o uma volta mais espiralenta do que estas escadas que tu montaste!

ÔÄ≠ Resumindo, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, j√° que o mundo √© composto de mudan√ßa!... √Č isso?ÔÄ≠ pergunto.

ÔÄ≠ J√° Cam√Ķes o disse. Mas, olha que o pl√°gio sempre foi muito mal visto!... V√™ se inovas um bocado...

ÔÄ≠ Ent√£o, quer dizer que aprovas o meu ensaio?

ÔÄ≠ Claro! Contudo, para j√°, v√™ se est√°s quieta e se n√£o agravas a tua tendinite!

ÔÄ≠ Est√° bem! J√° agora, diz-me c√° uma coisa: para te agradecer a li√ß√£o eu deveria dizer-te obrigada ou obrigado?

ÔÄ≠ No rigor dos princ√≠pios do mais puro latim, deverias, toda a gente deveria, dizer obligatu, com um tremazinho sobre o a, que, parece-me, tu n√£o sabes colocar ou, dito √† portuguesa, obrigado, j√° que se trata de uma interjei√ß√£o e, como tal, de uma palavra invari√°vel. Repara bem, at√©, no que diz o dicion√°rio da Porto Editora na segunda acep√ß√£o de obrigado. Este pai dos burros at√© lhe chama f√≥rmula... E uma f√≥rmula, √† semelhan√ßa da do √°cido sulf√ļrico, n√£o √© coisa que se altere sem que da√≠ resultem estragos na experi√™ncia. Na verdade, tu, mulher, n√£o √©s, adjectivamente falando, obrigada a agradecer-me. Se o quiseres fazer √© l√° contigo! Mas, n√£o te sintas confrangida a isso, que isso, a mim, n√£o me provoca qualquer constrangimento. Contudo e como a adjectiva√ß√£o √© pr√°tica comum na tua l√≠ngua, se quiseres dizer obrigada...

ÔÄ≠ Est√° bem! E,  para acabar, assim, mais na intimidade, n√£o vou dizer nem obrigado,  nem obrigada mas, simplesmente, obrigadinha, j√° que tenho a sorte de ser portuguesa e posso enveredar pela senda dos diminutivos. Imagina que eu era francesa! Achas que ficaria bem dizer merciezinha ou merciezinho como se faz ao ch√° para o tornar mais doce?

ÔÄ≠ Ah, ah, ah, ah .S√≥ tu me farias rir assim, Rafaela!

ÔÄ≠ Bom. Uma vez que tenho de tratar a tendinite, diz-me l√° o teu nome, a ver se saio das alturas desta torre que at√© me causam vertigens.

ÔÄ≠ S√©neca, em pessoa, morridinho da Silva, autor latino.

ÔÄ≠ Seca e das grandes v√£o achar, os meus amigos, que lhes dei... Mas, para os compensar, aqui vai um abra√ßo para todos.

Porto, Setembro de 2003
« Última modificação: Maio 21, 2016, 15:10:09 por Maria Gabriela de S√° » Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
António Lóio
Contribuinte Activo

Quanto menos penso mais existo

« Responder #1 em: Janeiro 13, 2014, 12:47:29 »

Rafaela
Eis um texto feito simpaticamente, ao correr da pena, que deve por os puristas com os cabelos em p√©! Quando a meio da leitura deparei com os " carragos" ainda pensei que a Rafaela tinha ido com o Sr Cavaco √†s Ilhas Virgens e tinha sido presenteada com algum m√≠ssil  das aves locais, mas n√£o!
O Sr. William Shakespeare ( mais conhecido por  Guilherme Abana a pera) tb pertence aos puristas, da√≠ o enjoo, p√≥s t√ļmulo)
Quanto a francesismos e diminutivos nada é o que era. No Facebook (livro nas trombas) uma francêsa a propósito do meu nasciturno neto comentava" Joli le petit mignon " !
Abraço
Tom
Registado
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #2 em: Janeiro 13, 2014, 21:13:27 »

Não não fui às Virgens, nem gostaria de acompanhar o senhor de quem fala. Mas, tem razão, este texto foi feito porque eu abraço a causa purista embora, nem de perto, nem de longe, me consiga eximir à influência evolutiva.

Abraço

Rafaela Pl√°cido
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 993

« Responder #3 em: Janeiro 13, 2014, 21:25:05 »

Devolvo o abraço. Não porque o texto fosse uma seca. Foi um excelente momento de leitura! Obrigada!
Registado

Goretidias

Todos os textos registados no IGAC sob o n√ļmero: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de S√°
Contribuinte Activo

« Responder #4 em: Maio 21, 2016, 15:11:59 »

Hoje passei por aqui e tomei um refresco à beira-mar na onda dos meus escritos,

Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Parcerias
Buffering...Buffering...

O seu destaque aqui...
Recentemente
[Outubro 18, 2017, 12:37:05 ]

[Outubro 17, 2017, 18:36:16 ]

[Outubro 17, 2017, 17:46:22 ]

[Outubro 17, 2017, 12:53:21 ]

[Outubro 17, 2017, 12:52:02 ]

[Outubro 17, 2017, 12:51:20 ]

[Outubro 17, 2017, 12:50:22 ]

[Outubro 17, 2017, 12:49:20 ]

[Outubro 17, 2017, 12:46:46 ]

[Outubro 15, 2017, 18:47:13 ]
Membros
Total de Membros: 791
Ultimo: Bruna Brunelleshi
Estatísticas
Total de Mensagens: 126800
Total de Tópicos: 25820
Online hoje: 129
Máximo Online: 368
(Novembro 05, 2009, 22:05:48 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 117
Total: 118
Últimas 30 mensagens:
Julho 18, 2017, 20:17:24
Ol√° para todos! Boas escritas!
Abril 11, 2017, 14:47:44
Boa tarde a todos
Abril 01, 2017, 20:52:08
Boa noite e um bom fim de semana para todos vocês.
Abril 01, 2017, 20:52:05
Boa noite e um bom fim de semana para todos vocês.
Fevereiro 22, 2017, 07:23:30
Bom dia!
Dezembro 24, 2016, 22:23:10
Boas Festas para todos os que por aqui navegam.
Dezembro 24, 2016, 11:32:23
Desejos de Bom Natal, PAZ, Amor e uns trocados. FigasAbraço a todos
Setembro 08, 2016, 19:38:09
J√° est√° publicada a lista final de autores para a colet√Ęnea - 129
Setembro 07, 2016, 20:57:46
Boa noite a todos.
Setembro 06, 2016, 18:31:36
Boa tarde a todos
Setembro 01, 2016, 15:26:02
OL√Ā!!!
Agosto 24, 2016, 05:49:47
Bom dia a todos
Agosto 04, 2016, 08:39:17
bom dia a todos
Julho 08, 2016, 18:22:38
Olá, Alice e Nação Valente!
Junho 13, 2016, 12:51:19
Em fase final de seleção de textos para a rádio. Inscreva-se!
Maio 30, 2016, 16:17:57
Apagamos o pdf, Nelson.
Maio 30, 2016, 16:13:58
Nelson, vamos apagar a sua resposta pois exp√īs os seus dados publicamente. Essa ficha deve ser mandada por mail para administracaoescritartes@gmail.com
Maio 13, 2016, 21:41:50
Boa noite. H√° que ror de horas nada ponho aqui. Hoje, choveu para cima. FigasRgds
Abril 08, 2016, 20:16:46
Ol√° para todos! Boas escritas e formid√°veis leituras para todos!
Março 27, 2016, 08:51:07
P√°scoa feliz!
Março 27, 2016, 08:50:45
Bom dia!
Fevereiro 17, 2016, 20:00:55
Não consigo aceder à caixa de comentários do "Esfaqueador da Régua". Alerta de spammer. Que fazer?
Fevereiro 01, 2016, 21:16:09
Boas leituras e melhores escritas
Fevereiro 01, 2016, 21:16:08
Boas leituras e melhores escritas
Fevereiro 01, 2016, 21:15:36
Boa noite a todos
Janeiro 23, 2016, 19:55:03
Boa noite a todos
Janeiro 19, 2016, 17:13:16
Boa tarde. Smiley
Janeiro 08, 2016, 21:14:02
As primeiras 10 grava√ß√Ķes est√£o na p√°gina inicial, na playlist e os v√≠deos est√£o no Quadro "Virtual 2D e 3 D" pela ordem de grava√ß√£o
Janeiro 07, 2016, 21:21:52
Clicar no link para ouvirem e verem todos os vídeos das poesias gravadas para a rádio.
Logos
Buffering...

Firefox 2 xspf player AJAX powered Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 Powered by HoneyPot project Hacker Trap
CSS Valid CSS 2.0 Valid RSS 1.0 Valid RSS 2.0 Valid XHTML Valid