EscritArtes
Dezembro 13, 2019, 13:15:29 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html

Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sortil√©gio 30  (Lida 1866 vezes)
gdec2001
Contribuinte Activo

Convidados: 0

« em: Mar√ßo 16, 2014, 21:01:40 »

No Mário é que esse prazer é mais consciente.
Come√ßou a apreciar a boa comida quando ainda era estudante universit√°rio gra√ßas a um amigo que lhe chamou a aten√ß√£o para a diferen√ßa que havia entre as diversas comidas das diferentes prov√≠ncias de Portugal e, principalmente para a diferen√ßa que existia entre a comida bem confeccionada e a mal confeccionada. Lhe mostrou como pode existir uma maior diferen√ßa entre uma batata e outra batata do que entre uma batata e lagosta,  ‚Äúfois-gras‚ÄĚ ou ovas de esturj√£o.
Logo que conheceu a Adélia, procurou saber se ela gostava de comer. Ela percebeu-o mal, tendo respondido que não sendo muito grande, comia, segundo lhe parecia, bastante pouco.
Ele riu-se e explicou-lhe que não era isso que queria saber, mas se ela sabia a diferença entre a boa e a má comida. Enfim, se sabia apreciar o que comia.
Ent√£o ela disse que embora soubesse cozinhar algumas coisas, na verdade ligava pouco a isso.
Pois então fazes bem mal porque a comida é uma parte muito importante da cultura de um povo.
Achas que sim ?
Sim. Vê, por exemplo, os romanos da época imperial. Se souberes o que comiam, e como comiam, passas a saber quase tudo sobre a personalidade, digamos assim, desse povo e até compreenderás como acabaram por ser tão facilmente derrotados - facilmente é uma maneira de dizer, tendo em atenção que pareciam, tecnicamente, tão superiores - e, principalmente, por povos que vieram do oriente, de onde vinham, também, as iguarias que eles consideravam mais deliciosas.
Quem te ouvir, julgará que pensas que toda a história depende da comida!
Não, propriamente, toda a história porque há outros factores igualmente importantes. E afinal ... sabe tão bem a boa comida, concluiu um tanto surpreendentemente.
Nunca tinha pensado nisso, dessa maneira, mas prometo-te que, doravante, passarei a dar maior import√Ęncia ao que como.
Mas, verdadeiramente, s√≥ come√ßou a encarar a comida a s√©rio, quando passaram a viver juntos e come√ßaram a cozinhar juntos porque ele, quando est√° em casa, gosta muito de cozinhar . Compra livros de cozinha e experimenta coisas novas introduzindo altera√ß√Ķes nas receitas que, por vezes d√£o grandes fiascos mas, mais frequentemente, produzem pratos deliciosos.
A história do industrial e da Olívia é muito diferente.
Ela sempre comeu bem e aprendeu a comer bem desde menina, de maneira que nem se lembra como foi. Na verdade gosta de comer mas não sente que o facto mereça menção de excepcional. Efectivamente nem sabia que sabia apreciar a boa comida, antes de lho terem feito notar.
Com o marido, aconteceu quase o contr√°rio. Antes de se casar n√£o ligava nada ao que comia, nem achava que tal facto tivesse qualquer import√Ęncia. Tamb√©m com os pais acontecia a mesma coisa. Antes de serem ricos comiam couves, batatas e feij√Ķes e, depois de serem ricos, comiam carne e mais carne e sempre com a mesma desaten√ß√£o.
Depois que se casou começou a comer muito melhor mas, verdadeiramente, só se apercebeu disso muito mais tarde e tão pouco a pouco que nem se pode lembrar.
Assim escolhem sempre - quase sempre - os restaurantes aonde vão comer, apreciando os pratos pela maneira como são designados e raramente se enganam porque um prato refinado tem, geralmente, um nome refinado e um prato simples e gostoso tem um nome simples mas que sabe bem. E o Duarte é mesmo capaz de se zangar, quando as suas perspectivas são muito frustradas, o que faz rir muito o Mário.
E depois de termos vislumbrado não duas mas quatro das personagens principais, vejamos como se passam as coisas com as nossas duas primeiríssimas.

Eles novamente

Ele e ela, ela e ele.
√Č  claro que continuam a amar-se muito o que n√£o impede a exist√™ncia de algumas quez√≠lias.
Algumas das mais s√©rias foram provocadas pelo incontrol√°vel ci√ļme da Elsa.

O ci√ļme √© um c√£o dos que mordem pela calada

Contarei apenas, como exemplo, uma cena que não é grave mas típica.
Naquele dia o Jos√© tinha chegado √† cantina da Universidade mais cedo, o que ali√°s acontecia todas as  sextas feiras, pois n√£o tinha aula naquele dia, na hora imediatamente anterior √†quela em que costumavam almo√ßar, ele e ela.
Sentou-se e esperou-a lendo, como era seu costume.
Nisto chegou a Manuela, uma sua condiscípula . Aproximou-se por de trás e colocando as mão sobre os olhos dele, segredou-lhe com voz de monstro :
Diz-me quem sou.
√Čs uma fada...uma feiticeira...a rainha da lua, respondeu ele, no mesmo tom.
Ela retirou as m√£os e ele olhou e viu a Elsa com o sobrolho carregado.
Voltou-se para tr√°s e viu a Manuela que se afastava rindo.
Ela, a Elsa claro, sentou-se e ficou calada, um sinal bem evidente de que estava amuada.
Ent√£o o que tem a minha pequenina?
Posso ser a tua pequenina mas n√£o sou a tua fada nem a tua feiticeira nem a rainha da lua.
E porque é que não és?
Porque acabaste de dar, esses esplêndidos epítetos, a outra, respondeu ela de forma rebuscada.
N√£o. Eu esperava-te e por isso, mesmo sem o pensar, era a ti que eu chamava fada, feiticeira e rainha da lua.
Sim, tens raz√£o; mas fiquei muito irritada quando vi a maneira como ela olhava para ti.
Ora, ora ; somos apenas bons amigos.
Duvido.
O quê. Achas que minto?
N√£o. √Č dos sentimentos dela que eu duvido. E sabes que n√£o costumo enganar-me quando se trata de sentimentos.
N√£o costumavas antes de te dar essa p√©ssima veneta do ci√ļme.
Tens razão. Desculpa mas é mais forte do que eu.
√Č muito dif√≠cil aceitar isso, francamente.
Também a mim me parece; mas é assim.
Bom, bom. Creio que conseguirás vencê-los. Vamos mas é comer.
Quando acabaram de comer ele disse:
Quero fazer-te uma confiss√£o. Tamb√©m eu tenho ci√ļmes, por vezes.
Oh! N√£o. Nunca dei por isso.
√Č exactamente essa a √ļnica diferen√ßa entre n√≥s. Eu consigo dominar-me e n√£o manifesto os meus ci√ļmes. Fez uma longa pausa e por fim acrescentou:  Creio que os ci√ļmes s√£o uma coisa... at√°vica; e depois de outro sil√™ncio:  Mas temos de venc√™-los porque s√£o impr√≥prios das rela√ß√Ķes que devem existir entre os homens e as mulheres . Um homem e uma mulher podem fundir-se um no outro mas nunca podem pertencer um ao outro.
√Č claro, isso. Fundir-se um no outro, disseste muito bem.
N√£o gozes.
N√£o estou a gozar... Oh! Como eu gostava de ser ainda mais tu.
O quê (?); não querias ser pequenina e curvilínea ?. Querias ser esgalgada como eu sou.
Não; porque queria também que tu fosses mais eu.
Ah, bem . Podemos sê-lo, em espírito.
Não me basta. Corpo e espírito é um só, sou eu e és tu; queria que tu fosses mais eu e eu fosse mais tu, em tu e eu; em corpo e espírito.
Assim será ; assim será tanto quanto possível.
A primeira recorda√ß√£o que ela tem, reporta-se a um dia em que a Ad√©lia o levou, ao colo, at√© junto do  jardim-escola que ela frequentava.
Tudo o resto, anterior, se desvaneceu completamente.
Lembra-se perfeitamente de ter ficado espantada com a beleza dele.
Não que, naquela altura, ela tivesse a noção de beleza na forma abstracta, como hoje a encara.
Mas lembra-se de o achar bonito, " como um anjo "  e ficou c√©lebre, na fam√≠lia, a express√£o que ent√£o usou :  Agora sim, acredito nos anjos ; ao que o pai, que estava com ela ent√£o, ter√° respondido  muito pragm√°tico, como sempre: N√£o, √© apenas o Jos√©.

Geraldes de Carvalho
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este √© meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo

Convidados: 994

« Responder #1 em: Mar√ßo 17, 2014, 20:10:13 »

Da comida ao ci√ļme... bem... o que dizer? de comida entendo que a simples √© a melhor (de facto, n√£o tenho jeito para a culin√°ria. Ou √© simples, ou nada feito rsrsr); do ci√ļme entendo ainda menos. √Č irracional.
"Um homem e uma mulher podem fundir-se um no outro mas nunca podem pertencer um ao outro." Aí está tudo dito!
Registado

Goretidias

Todos os textos registados no IGAC sob o n√ļmero: 358/2009 e 4659/2010
Maria del Mar
Membro da Casa

« Responder #2 em: Mar√ßo 17, 2014, 21:00:25 »

Posso subscrever o coment√°rio anterior? Wink Wink Wink Wink
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo

« Responder #3 em: Mar√ßo 19, 2014, 00:04:25 »

Agradecido, minhas amigas .
geraldes
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para:  

Recentemente
[Dezembro 11, 2019, 19:36:51 ]

[Dezembro 10, 2019, 20:07:44 ]

[Dezembro 10, 2019, 19:09:30 ]

[Dezembro 10, 2019, 19:08:41 ]

[Dezembro 10, 2019, 19:06:50 ]

[Dezembro 10, 2019, 19:05:38 ]

[Dezembro 10, 2019, 18:11:15 ]

[Dezembro 10, 2019, 17:46:25 ]

[Dezembro 10, 2019, 17:45:09 ]

[Dezembro 10, 2019, 17:43:28 ]
Membros
Total de Membros: 791
Ultimo: Bruna Brunelleshi
Estatísticas
Total de Mensagens: 128058
Total de Tópicos: 26259
Online hoje: 190
Máximo Online: 630
(Março 31, 2019, 09:49:42 )
Utilizadores Online
Users: 1
Convidados: 191
Total: 192
Últimas 30 mensagens:
Dezembro 06, 2019, 20:13:01
Boa noite feliz para todos
Dezembro 02, 2019, 21:57:04
Boa noite feliz para todos.
Dezembro 01, 2019, 19:51:29
Boa noite feliz para todos
Dezembro 01, 2019, 18:52:15
Boa noite!
Novembro 29, 2019, 20:32:37
Novembro 29, 2019, 17:37:17
Boa tarde!
Novembro 29, 2019, 17:35:53
Boa tarde a todos!
Novembro 12, 2019, 18:18:18
um abraço para a administração, para quem dinamiza este espaço, seja como escritor, como leitor, como comentador.
Novembro 12, 2019, 18:15:54
margarida, plenamente de acordo.
Novembro 11, 2019, 11:31:31
Bom dia. Se todos fizerem igual, n√£o h√° coment√°rios.
Novembro 09, 2019, 14:53:10
Oi Dion√≠sio. Obrigado pelo teu coment√°rio. Desculpa eu ser relapso a fazer muitos coment√°rios. Evito-os, para n√£o  louvar uns ou criticar outros. Prefiro ficar na minha, ficar no que me parece. O meu principio geral: escrever, quem l√™ l√™, quem n√£o l√™ n√£o l√™. Ponto. Leio poesia d'outros, m
Novembro 01, 2019, 14:41:40
Boa tarde  todos. Os que est√£o e os que vir√£o.
Outubro 31, 2019, 14:58:38
Parabéns, Figas. Parabéns a todos os que lêem e que escrevem, parabéns a todos os que partilham escritas e comentários.

Outubro 10, 2019, 12:24:06
Bom dia. Hoje, andaei a pastar pelas 351 páginas da poesia e encontrei 32 poemas meus, milionários de leituras. com média de 1209 leituras cada. Obrigado a todos os meus contribuintes de lucros poéticos. FigasAbração, a todos. Nota: O Campeão é o Linguagem Decente, com 3692 leituras.Viva a D
Julho 29, 2019, 22:55:56
Olá para todos! Boas histórias e boas escritas!
Julho 02, 2019, 07:05:22
Bom dia!
Junho 28, 2019, 14:37:28
Boa tarde. Hoje, apeteceu-me saudar todos os que aqui tentam p√īr arte na pena. Figasabra√ßo
Maio 18, 2019, 19:22:13
Ol√°! Boa leitura e boa escrita para todos!
Maio 01, 2019, 17:26:47
Boa escrita e boa leitura para todos!
Março 30, 2019, 10:37:35
Boas leituras e boas escritas para todos!
Janeiro 27, 2019, 19:36:43
Janeiro 11, 2019, 09:21:27
Ol√° para todos!
Dezembro 24, 2018, 21:55:27
Boas Festas.
Novembro 03, 2018, 14:19:38
Claro que sim, Mateus. Vamos lá puxar pelos neurónios?
Novembro 01, 2018, 18:36:27
Ol√° para todos!
Novembro 01, 2018, 15:51:21
A ideia com que fiquei em conversas, era a de que se pretendia fazer, uma sequela do "esfaqueador". Agora estou baralhado.
Outubro 31, 2018, 18:31:48
Temos um tópico em aberto "sem título". Podem entrar. A ideia é fazer algo ao jeito do Esfaqueador da Régua. Estão convidados!
Setembro 12, 2018, 14:34:00
Esfaqueador da Régua, aqui nascido, terá o seu lançamento na Feira do livro do Porto, dia 21 de Setembro.
Julho 04, 2018, 13:54:05
Bom dia.