EscritArtes
Março 28, 2024, 15:21:54 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sobre o Amor  (Lida 13514 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« em: Março 30, 2014, 21:44:20 »

      Hoje pensei de livre vontade e não porque alguém tivesse insistido comigo. Raramente escrevo sobre o amor mas de vez em quando vejo por aí escritos tão bonitos e então deu-me vontade. Hoje vou falar de amor, um sentimento tão frágil que para o segurar até houve necessidade de inventar o casamento.
 
      Não sei por que evito tanto falar do Amor. Não deve ser por lhe ser insensível. Sim, eu amo algumas pessoas e animais, de formas diferentes uns e outros e, a ele,  se ele existisse poderia falar-lhe de amor e das coisas que não escrevo habitualmente. Para mim o lado do amor tem de ser estrito e preservado no melhor de mim, dito em segredo, em sussurros, cujo eco eu possa conhecer de imediato sem a mediação de umas folhas de papel ou do écran de um computador, que nem sempre conseguem entender bem o sentido das palavras. Confesso que muito deliberadamente me escondo num espectro de tons, os quais às vezes me confundem tanto sobre mim própria que não sei qual deles é o verdadeiro. Normalmente entrego-me ao mais fácil, ao lado visível da vida a que procuro captar o ridículo, a ironia, a miséria ou, se for caso disso, o belo que ainda podemos observar por aí quando abrimos o coração.
 
      Não escrevo sobre o amor porque, provavelmente, é mais cómodo não me comprometer, ficar neutra, superficial, quase fútil, em divagações que não me levem para lá de mim e dos meus sentimentos mais íntimos onde nem todos têm o direito de entrar.

      Mas hoje vou falar de amor.

      Vou começar na altura em que lavava os tachos onde fiz o jantar, enquanto te admiravas pela rapidez com que as coisas me saem das mãos, depois de ter declinado a ajuda que delicadamente me ofereceste.
 
      A cozinha num instante ficou arrumada e eu escolhi falar dela porque ontem, num trecho sobre o amor, era ele a falar das coisas que ela fazia já sem pensar, depois do hábito de anos e anos quando tudo já passara a ser maquinal. E ainda bem, dizia ele, porque, apesar de tudo, era uma forma de ela poder continuar a fazer aquilo que há muito fazia só por obrigação.

      Não era o meu caso. Aquela omelete de salsa e cebola saíra-me do coração, onde também tu já tens um lugar que conquistaste com o teu jeito doce, quase indefeso, de quem aprendeu que os tachos, as panelas e o sal da omelete são o mesmo açúcar da vida com que adoçamos o café quando vamos apanhar o sol do fim da tarde na esplanada. E eu gosto quando me falas das coisas que existiam mesmo antes de eu existir em ti, tanto como gosto do tempo em que eu não te dava quase nenhum e tu me pedias mais horas como se assim pudesses aumentar os dias para resolveres os problemas que teimam em aparecer sem hora marcada para te deixarem numa merecida paz.

     Eu acho que ele percebeu que a rotina já se instalara na vida deles, depois de lhe roubar um pouco do colorido que o casamento inventado pelos homens não conseguiu manter enquanto ela ia dominando as endemias da cozinha. E, quer a um, quer a outro, as coisas já lhes eram mais ou menos indiferentes.

      E tu desculpa se hoje saí mais de mim e te usei para ilustrar uma história de amor. Mas foi só um pouco, o resto será nosso, íntimo, enquanto uns acharão esta pequena história de amor inventada e outros nem por isso. A dúvida permanecerá se eu não a desmistificar entretanto. Espero que tenha valido a pena ler uma minúscula história de amor escrita por mim, que raramente escrevo histórias de amor, quando um amor, fictício ou verdadeiro, desencadeou este desejo de falar de amor. E muito obrigada à lembrança de uma simples omeleta de salsa e cebola, hoje a minha musa.
Pronto.

      Tão cedo não falarei aqui de amor. E nada de me julgarem aquela mulher cem por cento racional como se tivesse o cérebro e o coração em sítios trocados.
« Última modificação: Abril 15, 2014, 18:35:27 por Maria Gabriela de Sá » Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« Responder #1 em: Maio 02, 2014, 16:13:36 »

Fictício ou real,
falar de amor
é o tema mais importante da vida,
na rua,
no jardim,
em casa,
no quarto
na cozinha,
nunca é chato
fazer amor,
mesmo numa omelete,
numa rapidinha!
o amor nunca compromete!
..........xxxxxxxxxx..........
Abração do Figas, amanhã, 22h, no Biscoito
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Maio 03, 2014, 14:28:17 »

É mesmo. O Amor é...

Nunca deixar esturricar a omelete de salsa e cebola.

Beijinho
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Maio 05, 2014, 19:25:12 »

O amor tem coisas destas...Assim bem escrita, até parece que tudo pode alfa e ómega nos caminhos do amor!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #4 em: Maio 05, 2014, 20:41:05 »

O amor tem coisas destas...Assim bem escrita, até parece que tudo pode alfa e ómega nos caminhos do amor!

Que bonito DD. Gostei mesmo.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #5 em: Junho 13, 2014, 09:22:04 »

Mostrar como o amor convive com as coisas mais comuns sem perder nada da sua essencialidade . Gostei muito.
geraldes
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #6 em: Junho 13, 2014, 12:56:08 »

É mesmo assim Geraldes, o amor nas rotinas  de que ele simultaneamente se alimenta e destrói. O amor é um poço de contradições. Obrigada por gostar
« Última modificação: Junho 15, 2014, 00:21:44 por Maria Gabriela de Sá » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #7 em: Junho 13, 2014, 21:33:53 »

Podes sempre vir falar de amor. Assim! Gostei muito.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #8 em: Junho 13, 2014, 23:54:29 »

Obrigada, Goretidas. Fico sempre feliz quando me mandas um comentário dos teus.
Registado
Conceição Constantino
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 286
Convidados: 0


« Responder #9 em: Junho 14, 2014, 20:41:06 »

Ler sobre o Amor é excelente quando a escrita assim é Wink Wink
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #10 em: Novembro 05, 2014, 23:08:37 »

Ah. Conceição Constantino, obrigada, Numa revisitação deste amor reparei que não lhe tinha agradecido a gentileza.

Abraço
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #11 em: Novembro 14, 2014, 22:39:33 »

Para falar de amor é preciso saber falar de amor, mesmo quando não se quer falar de amor.  E se ao dom de falar se consegue adicionar o toque de magia que lhe dá o sabor irrepetível estamos perante um manjar para deuses. E eu, comum mortal, sinto-me lisonjeado por ser convidado desse pitéu.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #12 em: Novembro 16, 2014, 18:16:34 »

Obrigada,  Nação Valente, sirva-se à vontade desta omelete de salsa e cebola temperada com amor, afinal o melhor tempero  da vida.

Abraço
Registado
António Lóio
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1909
Convidados: 0


Quanto menos penso mais existo


« Responder #13 em: Dezembro 17, 2014, 23:38:14 »

Gabriela
Muito bem escrito, apesar da dificuldade que o tema tem, o que no decorrer da narrativa se vai tornando fácil. parabéns
Abraço
Tom
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #14 em: Dezembro 19, 2014, 01:10:34 »

Olá Tom, sobre o amor é difícil falá-lo, escrevê-lo e, sobretudo, vivê-lo

Abraço
Registado
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 487
Total: 487
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.137 segundos com 29 procedimentos.