EscritArtes
Março 28, 2024, 12:48:46 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Um travesti em Santo Isidro  (Lida 5211 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Agosto 20, 2014, 11:16:51 »

Um travesti em Santo Isidro
Sebastião vive na Rua de Santo Isidro, no Porto, desde que nasceu, ou seja, há 49 anos. Era o filho mais novo de um casal de funcionários da Ceres. E, já agora, o mais bonito. Gente humilde, foram criando os 4 filhos nascidos dessa união. A mãe de Sebastião, Ana, entrou ao serviço na fábrica um dia após Joaquim. Espantadiça, olhava para um lado e para o outro à procura da cantina onde descansar as pernas e esvaziar a marmita na hora do almoço. Joaquim apressou-se a indicar-lhe com um dedo esticado o lugar procurado. A partir daí, iam-se olhando à saída ou à entrada do portão da fábrica. Como Ana era uma moça de poucos dotes fisionómicos dignos de realce e Sebastião possuía uma carantonha acentuada pela barba de vários dias, acharam-se quase na obrigação de se fazerem companheiros de viagem a caminho de casa, ao escurecer. As luzes artificiais fazem as mulheres mais belas, dizem. Certo, certo é que as sombras ajudam a esconder a barba por raspar. Ela vivia em Santo Isidro, ele na Rua de Costa Cabral.
Em 1961, já o casal tinha 3 filhas: Inês, Libânia e Rosa. Desengraçadas como a progenitora, cedo foram servir em casas ricas da cidade e por lá tinham ficado lavando cuecas de senhoras chiques e ceroulas de homens arrimados à bengala de pau preto e castão de marfim nos intervalos dos bolinhos de bacalhau ou consommé de agrião. A mais velha, Inês, de 25 anos, acabara casada com o viúvo da casa onde trabalhava e deixara de dar preocupação aos pais e de as ter. A idade do nubente dera-lhe requinte tirando-lhe as ânsias de economia e, entre caldos de galinha e cabrito no forno, se passava o tempo destinado a outros fornos. A filha do meio, Libânia, de 23 anos, tratava de duas irmãs já entradas na idade, ali para a Rua de Santa Catarina, à entrada da rua da Fontinha. No intervalo dos terços, enquanto as piedosas senhoras passavam pelo sono, escapulia-se ela até ao vão de escada, numa corrida, apanhar a carta atrasada de um carteiro apressado.  Rosa, a então mais nova, tinha uns viçosos 15 anos e servia numa casa em D. João IV. Não era bonita de cara, mas tinha umas ancas roliças e umas pernas cobiçadas pelo dono do café, no andar de baixo. Entre iscas e pataniscas lhe fugiam as pernas para sítios inversos.
Numa situação razoavelmente desafogada, os pais não se preocuparam com a lei da reorganização da Indústria moageira saída do governo de Salazar nesse ano. As obras iniciaram-se na já de si grande fábrica. Os comboios uivavam nas linhas a caminho do Marco de Canaveses ou do Sul, num misto de evolução e tradição. Em Campanhã, o bulício era visível. Ana e Joaquim imaginavam-se a caminho de Valongo para comer uma regueifa acabada de sair do forno ou na Régua a saborear os doces rebuçados apregoados na estação. Mas foram-se deixando para trás, numa pasmaceira contagiosa de citadinos pacóvios. Ou prevenidos.
Em 1965, precisamente quando se comemoravam as bodas de ouro da Sociedade detentora da Ceres, foram inauguradas as novas máquinas. Arnaldo Figueiredo, administrador de então, não se compadeceu da gravidez tardia de Ana. Os 45 anos salpicados de cabelos brancos tingidos no pó do cereal não eram compatíveis com as máquinas da nova geração. A barriga inchada, mas não de água, muito menos.
Sebastião nasceu ao som dos berros de uma televisão. Simone de Oliveira  cantava “sol de inverno† no Festival da Eurovisão. Não tinham esse magnífico aparelho mas, do outro lado da rua, alguém tinha. A casa das “meninas†tinha uma, oferecida por um frequentador mais generoso. Pela janela aberta, soube-se da morte de Humberto Delgado, de Luther King liderando 25 mil pessoas em marcha pelos direitos civis em Montgomery, Alabama. As músicas dos Beatles não apagaram a ideia de que as notícias não eram propriamente tal qual passavam no noticiário.
Joaquim ainda ficou a trabalhar na fábrica quando a mulher foi despedida. Ou porque se não conseguisse entender com a nova maquinaria, ou porque se tivesse sabido da sua simpatia pelos companheiros despedidos e antipatia pelo Governo, o certo é que recebeu ordem de marcha para Santo Isidro.
Em poucos meses, viram-se sem trabalho, ambos. E com uma criança pequena para criar.
Mas não há mal que sempre dure, como diz o ditado popular. Por baixo da casa onde moravam, um bar de alterne estava para fechar pois os donos, cansados da vida que levavam para manter o espaço atrativo, decidiram abandonar o lucrativo negócio intentando  gozar a sua quinta em Ponte de Lima durante o tempo que ainda pudessem usufruir do fabuloso espaço adquirido em maré de vacas gordas.
Ana e Joaquim abordaram os proprietários e facilmente chegaram a acordo. Ficaram com os mesmos funcionários para se inteirarem do funcionamento do lugar. Quando a rececionista comunicou a sua intenção de sair da casa, os donos consultaram a filha mais nova no sentido de a convencerem a trabalhar com eles. E ela aceitou. Os pais mantiveram-se  na retaguarda do negócio, Sebastião ainda tomava  muito tempo à mãe. Foi sendo criado pela cozinha do bar e pelos outros espaços interiores. Cedo se habituou àqueles horários tardios. Tornou-se impossível fazê-lo estudar. Na hora de se levantar para ir à escola, ainda estava muitas vezes a deitar-se. A  mãe tentou que, durante a semana, ele se mantivesse longe  mas, ao fim de semana,  já nem se preocupava com o assunto. E, assim, Sebastião se foi fazendo gente entre corpetes e cintos de ligas. Tomou o gosto às plumas e à música erótica que embalava o andar das garotas a caminho das mesas onde se sentavam com os clientes dispostos a pagar. Cedo aprendeu a maquilhar-se como elas. Aos 18 anos, fez a sua aparição pública numa dança, acompanhado da sua então namorada, Cátia. A garota, de longos cabelos negros entrava bamboleando o seu rijo traseiro na ponta do balcão, sob os olhares ávidos dos clientes. Na outra extremidade, Sebastião entrava parcialmente encoberto por um enorme leque de penas, liga vermelha na perna direita e um fato negro de licra que lhe contornava as formas andróginas. O seu número de dança partilhada fez furor na cidade e durante meses a fio o bar manteve-se repleto de clientes para os verem.
Cátia tornou-se muito assediada e, num malfadado dia de Inverno, não apareceu. Sebastião teve que dançar sozinho mas, abatido pela ausência inexplicável da namorada, o seu ritmo foi mais lento, os movimentos mais compassados, uma melancolia  na face… Os clientes entraram em delírio. A tristeza do rapaz tornava-se erótica! Com a sala ao rubro, os homens e as poucas mulheres (todas trabalhadoras do clube) viam sensualidade  em cada movimento…
No seu camarim, recebeu a novidade: Cátia fora para Espanha com um dos clientes habituais do espaço. Jurou não sofrer. Agora e sempre.
As noites passaram-se a ritmo intenso. Outras bailarinas, loiras, morenas… mas os clientes já preferiam Sebastião.
Joaquim, numa sexta feira, saiu mais cedo, pretextando cansaço anormal. Quando Ana chegou a casa, encontrou-o estendido no vestíbulo do apartamento. Veio o INEM, mas o corpo estava morto há horas. A autópsia determinaria, mais tarde, que um enfarte o fulminara.
A vida continuou. Mãe e filhos continuaram a cuidar do bar. Dividiram tarefas. A mãe manteve-se pela cozinha onde se preparavam canapés e as refeições das raparigas. Não queriam estômagos vazios onde a bebida cai sempre mal. Nem sempre era possível fingirem. E nem sempre apetecia não beber. Sobretudo quando vinha para a mesa um Moët & Chandon. Aí, tiravam prazer da bebida e da companhia. Além dos euros da comissão.
Rosa controlava a caixa registadora com olhos de lince, não descurando a atenção que as entradas no espaço exigiam. Até porque era sempre divertido adivinhar quais bonitões escolheriam as raparigas por companhia ou estavam ali para apreciar o dengoso do seu irmão.
Sebastião, quando não dançava, tomava a seu cargo as encomendas de produtos para o bar, verificava as contas, organizava faturas que o seu contabilista vinha buscar a cada segunda- feira. Tanto quanto se sabia. Porque, umas vezes por outras, ele desaparecia logo a seguir à sua performance, discretamente. Houve quem o visse entrar num BMW negro conduzido por um mulato bem vestido, alto e tão dengoso quanto ele. Apesar de vestir fato Armani. Num fato de licra bem apertado não caberiam os seus atributos.
Hoje, a mãe tem 94 anos, ainda vive e dá conselhos sobre o bar de alterne gerido pelo filho.
(todas as situações são ficção)
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #1 em: Setembro 12, 2014, 23:16:44 »

Uma deliciosa narrativa que atravessa vidas, espaços, tempos, vivências. Gostei.
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Setembro 13, 2014, 16:27:57 »

E porque não transformar em roteiro real/imaginário da cidade do Porto um conjunto de contos deste quilate?
Vai valer a pena pela qualidade demonstrada.
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Setembro 23, 2014, 09:54:14 »

Ele foi usado. Mas não para isso...
Obrigada pelas leituras.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #4 em: Setembro 23, 2014, 13:08:39 »

Pois, já tinha lido e até pensava ter comentado. Julgo que não o fiz porque, n altura, o meu computador, depois de uma tecla qualquer batida inadvertidamente, me começou a fazer símbolos estranhos.

De resto, o conto tem a tua assinatura e está tudo dito. Parabéns.

Só não devia estar onde está publicado, no livro do laureado às tuas custas e de outros patos.... Vá lá,  patinhas e patinhos bonitos, mas muito ingénuos. risos

Beijos
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Outubro 24, 2014, 07:28:38 »

Que se pode fazer para deixar de ser ingénuo?
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #6 em: Novembro 01, 2014, 22:13:56 »

A ingenuidade pode ser muito cool, deixa-te estar, é terna....
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 681
Total: 681
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.22 segundos com 28 procedimentos.