EscritArtes
Março 28, 2024, 21:47:11 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fanatismos  (Lida 2190 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« em: Outubro 18, 2014, 10:31:44 »

FANATISMOS
Fanáticos de religiões, fanáticos de ideais políticos, fanáticos de futebol!
Já houve reis, imperadores, grandes líderes fanáticos que quiseram conquistar o mundo. Uns querem-no fazer pelas armas, outros pela religião, outros pela economia e conquista dos mercados.

Por detrás está sempre a convicção, quase que de índole ariana, de que são superiores,; os maiores, e como tal arrogam-se do direito de impor seus valores sociais, políticos ou religiosos, quase que exigindo que se lhes reconheça superioridade dos seus valores!
Quem gosta da história da evolução dos povos. Sabe que desde a formação de clãs e tribos foi sempre luta contínua pela posse de mais terras, mais e mais poderio!

Nunca o Homem, na sua diversidade, teve a intenção de manter harmonia, mas sim ver quem mais conquistava, aproveitando a fraqueza dos outros!
Começando pelo grego Alexandre, “o Grandeâ€, (sem ir aos egípcios) , pela formação e expansão do império romano, reinou sempre o intuito de alargar fronteiras e nelas seu domínio! Todavia, o que acontece, é que caem sempre no erro do mais olhos que barriga! Como tal, cresceram, cresceram, mas depois implodiram!

Em tempos recentes tivemos o desmoronar dos impérios das potências coloniais ocidentais! Lá se foi o império inglês, o português, o alemão, o francês, etc! Porquê? Porque ter muita terra é uma coisa, dominar povos, que nela habitam, é coisa totalmente diferente e dá as consabidas consequências bélicas.
A queda do império romano foi, por necessidade militares, devida à contínua imigração dos chamados povos bárbaros, que bordejavam as fronteiras do império nele iam entrando, sendo assimilados para diversos fins, incluindo engrossar as legiões para a expansão imperial. Só que, como todos sabem, os ditos bárbaros, sentindo-se já com força suficiente, já não temiam, numa altura de fraqueza de Roma imperial e dela tomaram posse.

A queda do império deu origem a muitas nações, que perduram até aos nossos dias, se bem que, sem o império romano e a sua organização, outros povos, os árabes, foram penetrando na Ibéria, subindo, subindo, até que, preparando-se para passarem os Pirinéus, foram detidos em Covadonga, onde foram derrotados. A partir daí começou a reconquista cristã, que durou até aos Reis Católicos, em cujo reinado a Península Ibérica ficou livre dos mouros, que a queriam subjugar, na sequência de desavenças entre os últimos reis Visigodos, que lhes abriram as portas!
Nas relações entre seres humanos verifica-se mútua influência, sendo que uns absorbem maior percentagem dos usos e costumes dos outros. Assim, após as descobertas, feitas pelos portugueses, e outros, o Oriente, é vero constatar tal, assimilou o fato e gravata, mas o Ocidente não assimilou o quimono ou turbante!

Lentamente, o Oriente foi assimilando comportamentos civilizacionais ocidentais, enquanto o Ocidente, mais tecnológico, mais industrial e comercial, mais virado para o Ter do que para o Ser, ia contactando com valores orientais, mais centrados na espiritualidade!

Atualmente, por analogia com os bárbaros importados por Roma, que a destruíram, o Ocidente, após a Revolução Industrial, para o seu desenvolvimento “importou†milhões de orientais e africanos, para satisfazer a necessidades de mão- de -obra. No tempo da escravatura, chegou-se a considerar que os negros não tinham alma! Eram apenas coisas que podiam ser livremente usadas! Hoje, embora oficialmente a escravatura tenha acabado, reina, ainda, sob múltiplos disfarces, a exploração do ser humano, por parte dos herdeiros dos grandes senhores, sempre ávidos de milhões de escravos, não sendo de admirar consequentes revoluções de espártacus.

Acontece que os imigrados, para o Ocidente, aos milhões, vindos de fora das fronteiras dos impérios das Romas modernas e desenvolvidas, estão agora causando problemas, e eis que ressurgem os históricos fanatismos, verificando-se que os imigrados, apenas querem beneficiar dos benefícios económicos financeiros , mas não assimilados aos usos e costumes das casas ou dos países que os acolhem! Claro que dá sempre mau resultado querer impor nas casas dos outros o seu modus vivendus
Daí que, escudados nas suas crenças e em ódios antigos, aí estão os fanatismos de volta, havendo quem queira conquistar Romas, Andaluzias e Portugais e matar milhões de infiéis que lhes apareçam pela frente! Loucura total.

Em plena era de mais cultura, mais intercomunicação, mais conhecimentos científicos, assiste-se a novos fanatismos religiosos, como que se fosse possível o mundo, com suas variadas paisagens, ficar reduzido a uma única selva ou a um só deserto, a um só clima, a só noite ou a só dia!

Curioso que, geralmente, as religiões, postulam o Bem, mas dão provas em contrário, quando em seu nome perpetram barbáries, para impor, pela força, suas convicções. Caem naquela do: Não ligues ao Frei Tomás, que só diz, mas não faz!

Por trás ficaram guerras santas de deuses contra outros, feitas pelos seus ditos representantes, mas que, agora, parecem ressuscitar, com garantia, como recompensa, de muitas virgens no céu! Blá blá blá.

Todos dizem que Deus só há Um! Mas, afinal, cada um parece ter o Seu! Como tal eternas invasões de mouros, eternas Covadongas e reconquistas! Tantas ânsias de conquistas de tantas Romas!
Tantas cruzadas cristãs, em busca do Santo Graal ; do petróleo, da conquista,( já não de terras), mas sim de mercados!

Voltando à teoria da influência de quem é que influencia quem, o aceitável seria que no contato entre povos, cada um assimilasse o que para si achasse melhor, sem imposições de governos, de líderes, de reis, de imperadores e ditadores., mas tudo dentro do são princípio do respeito mútuo!
Nada substitui a liberdade de cada um escolher seu político, (ou nenhum), seu deus, (ou nenhum) seu clube, (ou nenhum) seu prato de carne (ou ser vegetariano), etc.
Porém, degolado, enforcado, fuzilado, é que não permite escolha possível!

Por último, lembrei-me colocar aqui um texto meu, publicado na imprensa em 2008:

O NEXUS CAUSAL É O MAL!

O nexus causal do progresso é o Mal!
Dito isto, tenho que tentar demonstrar, para suportar esta minha afirmação, o seguinte:

1º-Os exércitos de todo o mundo, marinhas, forças aéreas, existem devido ao mal. São milhões de homens e mulheres que se ocupam e ganham a vida nas indústrias d’armamento e afins. Logo o Mal, através da guerra, é fator de progresso! Causa a pesquisa de melhores armas.

2º-Milhões de polícias, de guardas prisionais, prendem e guardam milhões de gatunos, milhões de assassinos, burlões, de corruptos, violadores, pedófilos, julgados em milhões de tribunais, milhões de juízes, ajudados por milhões de oficiais de justiça, defendidos por milhões de advogados. Tudo devido a quê? Graças ao Mal!

Se não fosse o Mal o Diabo estaria desempregado!

3º-Centenas de religiões, com milhões de elementos das suas hierarquias, ganham a sua vidinha, graças aos seus milhões de fiéis, fazem promessas e pagam tributos aos Deuses por causa de quê? Para se livrarem do Mal e verem seus pecados perdoados!

De notar que Deus, com sua omnipotência, convive com o Mal e com ele governa o mundo divide o destino das almas!

4º-Milhões de proxenetas vivem bem, graças ao Mal de explorar milhões de prostitutas, que vivem do mal do pecado da luxúria carnal!

5-ª Milhões de médicos e enfermeiros, que vivem graças ao Mal dos outros!

6-ºMilhões de políticos, nos governos e nas Câmaras vivem do Mal de enganar o próximo e da corrupção.

O Mal é o maior fator do progresso!

Graças ao mal de haver pobreza e muita fome é que aparecem boas pessoas, com milhões, a darem tostões! Não veem o exemplo da contribuição para o Ébola?!

Se não fosse o mal do sacrifício e martírio não haveria santos e suas caixas de esmolas!

Vejam lá, se não é o Mal que desenvolve o negócio!

Se reinasse só o Bem, seria como um lago, de águas paradas, sem vento para o agitar, para o oxigenar! Ficaria fétido!

Se não fosse o Mal, a proporcionar o maior número de empregos a quem trabalha no Bem, este estaria no desemprego!

Termino não dando vivas ao Mal, porque senão viria alguém prender-me, e lá iria eu dar algum a ganhar algum a quem vive do Mal para fazer o Bem!

Mas, verdade é, o Homem, com vida sem pecado não estaria tão ocupado!

Nunca houve um século, um ano, um dia, que não houvesse guerra em algum lado, promovido pelo Mal, dando trabalho ao Bem para se conseguir a paz! Depois, volta-se ao mesmo! A melhor parte é nos intervalos!

Que Deus (o vosso) vos abençoe.

Sejam boas pessoas e ponham o Mal no descanso!

Pelo menos, para ganhar experiência, não façam mal a outros, mas, de preferência, a vós próprios, para saber como é bom!
O Bem agradece.

A solução final, para que no mundo reinasse o Bem, seria cada um de nós expulsar o Mal que dentro de si tem ou que, pelo menos, os intervalos fossem maiores
……………xxxxxxxxxxx………………
Autor: Silvino Taveira Machado Figueiredo
Gondomar.
Nota: Este trabalho não pretende ter rigor histórico nem verdades absolutas. É apenas um livre discorrer sobre o mundo e sua marcha. Diferente em cada rotação.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Outubro 20, 2014, 20:00:38 »

"Nunca o Homem, na sua diversidade, teve a intenção de manter harmonia, mas sim ver quem mais conquistava, aproveitando a fraqueza dos outros!"  Muito bem dito!
"A solução final, para que no mundo reinasse o Bem, seria cada um de nós expulsar o Mal que dentro de si tem ou que, pelo menos, os intervalos fossem maiores" Excelente conselho!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Figas de Saint Pierre de
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 3192
Convidados: 0


« Responder #2 em: Outubro 22, 2014, 12:38:16 »

Goreti. Este é como a fama do Cosbtantino:"Já vem de longe"
Regads
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 464
Total: 464
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.116 segundos com 29 procedimentos.