EscritArtes
Março 28, 2024, 20:49:56 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Obsessões  (Lida 11085 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Fevereiro 02, 2016, 06:57:36 »

Era uma vez uma pacata aldeia no cimo da serra e um homem de barbas e cabelo branco que a percorria todos os dias logo que o sol espreitava por trás dos carvalhos de cascas rugosas como as suas mãos. Ninguém lhe conhecia família e a ninguém dava conta do seu passado. Corriam rumores de que teria sido um salteador em outros tempos e outras forças. Ao certo, nem garantias tinham quanto ao seu verdadeiro nome. Todos o chamavam tio Zé e ele por esse nome acudia. No seu quintal de considerável tamanho, cresciam couves, batatas e tomates que partilhava com as suas aves de capoeira. No redil, meia dúzia de ovelhas bastavam à produção de algum leite para queijo. A sua alimentação era frugal. Quando a carrinha do merceeiro se arriscava a subir a serra, o tio Zé comprava uma ou outra coisa mas, uma vez por mês, sem falta, descia a pé até à cidade mais próxima e regressava num táxi. Não se percebia bem o que faria fora dali e muito menos porque ia a pé e regressava de carro.
Maria Amélia era uma vizinha dos seus 50 anos, curiosa por demais. Aliás, coscuvilheira, para se ser mais exato. Sempre que o tio Zé saía para descer à cidade, massacrava o marido com hipóteses mais ou menos absurdas:
- O homem deve ter por lá alguma amante, vai à desobriga…
- Deixa-te de ser idiota! Tu ouves o que estás a dizer? Olha bem a idade dele!
- Sabes lá a idade da criatura! Se eu usasse calças, já o tinha seguido para ver o que vai fazer…
E todos os meses a mesma cena! A curiosidade moia a vizinha e atormentava o marido. De tão persuasiva, acabou por convencê-lo.
- Está bem! Não me apoquentes mais! No próximo mês vou atrás dele.
Se bem o pensou, melhor o fez, como usualmente se diz. Chegado o dia, João, o marido de Maria Amélia, deixou partir na sua frente o tio Zé e seguiu-lhe as passadas. Terminada a travessia da aldeia, entraram numa zona de mato e pinhal. João já se arrependera de ter cedido à cusquice da mulher.
- Mas que venho eu fazer?! Uma caminhada destas apenas para saber o que anda a fazer um homem? Eu devia estar maluco. A minha mulher mete-me em cada uma!
Nestes pensamentos se distraiu, o caminho na mata pouco livre de arbustos e ramos já o cansava.
- Mas porque terá vindo por aqui o tio Zé? Tinha melhor estrada pelo outro lado… Será mais perto por aqui? Hum… isto não me agrada… Mas onde se meteu ele que já não o vejo? Essa agora!
João parou atrapalhado no meio do caminho, sem saber se deveria continuar ou regressar à aldeia. Olhou em seu redor, perscrutou o horizonte, na medida do possível, pois as árvores cortavam-lhe a visão, reparou nas rochas cobertas de musgo, num coelho bravo que se afastou do carreiro a caminho da toca, e resolveu sentar-se na parede velha que ladeava parte da estreita passagem. Quanto ao tio Zé, nem sombra dele!
- Bem, vou descansar um pouco e voltar a casa. Que se dane a curiosidade da minha mulher.
Ainda se tinha sentado apenas há alguns minutos quando se deparou com o Tio Zé a caminhar na sua direção. Hum… a voltar atrás?!
- Então, rapaz? Desististe de me seguir? Eu bem te topei desde a saída da aldeia e tencionava deixar-te por aqui. Facilmente te despistei, não?
O idoso homem, num riso contendo algo de triste, prosseguiu:
- Sei que desperto a imaginação do pessoal da terra, mas não sou obrigado a dar satisfações da minha vida. Faço o que eu faço, como quero e ninguém tem a ver com o assunto. Mas nem por isso esperava uma coisa assim vinda de ti.
- Desculpe, tio Zé. Volte à sua vida que eu volto à minha. Fiz mal. Mais uma vez, as minhas desculpas…
- Nada disso. Já que saíste de casa para ires atrás de mim, agora vais acompanhar-me. Pelo caminho, explico-te ao que vou. Há 30 anos atrás, tinha eu 30 também (eu sei que me consideram mais velho!), quando a minha mulher me abandonou com a minha filha recém-nascida. Passado este tempo, eu nem sei se é alta ou baixa ou de que cor são os seus cabelos ou os seus olhos. A mãe privou-me do convívio com alguém que, mesmo sem conhecer, amo ainda e sempre. Jamais desistirei de a procurar. Sei que me vais ter em conta de louco, mas já pouco me incomodam as opiniões que os outros têm de mim. Todos os meses, desde que abandonei a cidade por me ser doloroso estar sempre a responder às perguntas das pessoas também lá curiosas como as daqui, vinha à porta da minha antiga casa. Ficava na rua, meio disfarçado (agora as barbas brancas tornaram-me irreconhecível) e esperava até que saísse alguém de lá. Então, ficava certo de que a minha mulher não voltara. E a minha filha também não. As saudades foram-se tornando cada vez mais doentias. Um dia, procurei um detetive para que me ajudasse a descobrir o paradeiro delas. A obsessão foi-se fazendo cada vez maior, não há dia em que não tenha vontade de ir verificar se regressaram. Chego a aproximar-me da porta e cheirar a madeira, numa tentativa vã de lhe sentir o aroma a lavanda da minha mulher. Claro que o detetive me levou muito dinheiro. Não me trouxe respostas, mas não me levou a esperança. Impus a mim mesmo que só iria à cidade uma vez por mês e tenho cumprido. Mas passo os restantes dias a sonhar com a figura da filha que desconheço.
- Lamento. Nunca tal poderia supor. Se eu pudesse ajudar…
- Não. Não podes. Certamente estão em outro País, não sei… Mas sei que vou continuar a descer estas terras até à cidade enquanto tiver forças para tal, ainda que me apelidem de doido ou tentem levar-me para o manicómio. Quero conhecer a minha filha! Quero conhecer a minha filha! Se morrer sem a ver, o meu espírito não descansará e permanecerei pela Terra atormentando quem não me ajudar a prosseguir na minha busca. Quero conhecer a minha filha! Ainda que seja depois de morto e sepultado! E ai de quem me tentar impedir!
João deu ao diabo a ideia da mulher! Não gostou do que ouviu e muito menos do olhar ensanguentado do velho. Por sua conta, iria descobrir forma de ajudar. Não queria o espírito do velho depois de morto por ali a vaguear. Benzeu-se…
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #1 em: Fevereiro 03, 2016, 21:33:00 »

E é para continuar? Gostei. Bjs

Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Fevereiro 04, 2016, 12:54:44 »

Quem quiser continuar, pode. Eu tinha terminado o conto rsrsr
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #3 em: Fevereiro 04, 2016, 21:46:17 »

E então, não ajuda o Zé a sair do seu tormento?
Registado
Afonso Vaz
Novo por cá
*
Offline Offline

Mensagens: 25
Convidados: 0


« Responder #4 em: Fevereiro 14, 2016, 17:08:36 »

Tranquilo e meritório. Um certo estilo com engenho e arte.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #5 em: Fevereiro 15, 2016, 20:37:52 »

Obrigada, minha gente! Abraço
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #6 em: Novembro 13, 2016, 20:47:45 »

Não fosse a mulher curiosa ter 50 anos e eu diria ser a filha do velho.

Gostei demais do conto. Para mim está acabado. O restante fica na nossa imaginação. Afinal de contas, o velho era mesmo misterioso...
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #7 em: Novembro 14, 2016, 19:30:26 »

Aí reside o encanto! Obrigada. Abraço
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #8 em: Novembro 14, 2016, 20:17:16 »

Passando para uma releitura...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #9 em: Abril 23, 2017, 21:11:51 »

E eu passando para agradecer!
Registado
margarida
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 827
Convidados: 0



« Responder #10 em: Maio 10, 2017, 07:36:56 »

E eu para ler de novo. Tinha ido há tempos mas, por falta de oportunidade, não tinha deixado comentário. :fixe:
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #11 em: Dezembro 10, 2019, 19:08:41 »

Obrigada por não se esquecerem de mim. Abraço
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #12 em: Dezembro 18, 2019, 00:57:37 »

Este conto é estranho e muito bem urdido. Prende a atenção, sem esforço, semeia enigmas e conduz a múltiplas hipóteses de resposta. Ao optar por uma ou por outra, o leitor, sem querer, revela muito daquilo que são as suas obsessões. Gostei da ideia de a mulher do João ser a filha do velho. Outra seria a de o velho estar a mentir. Outra, menos inocente ou mais "diabólica", seria a de a mulher estar feita com o velho e querer convencer o marido a ir dar uma volta, enquanto o velho entrava em casa. E é assim que os espíritos e os fantasmas povoam mesmo o mundo em que vivemos.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #13 em: Dezembro 18, 2019, 16:44:14 »

E eu já me tinha esquecido deste conto rsrsrs Obrigada
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #14 em: Dezembro 19, 2019, 20:17:38 »

Ao reler este fantástico conto, fico com a mesma sensação: merecia ter continuidade, pela expectativa, pela qualidade.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 600
Total: 600
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.119 segundos com 29 procedimentos.