EscritArtes
Março 28, 2024, 18:43:43 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A gorda  (Lida 10996 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« em: Janeiro 23, 2016, 22:19:56 »

          A casa apresentava alguns defeitos de construção. O ralo da cozinha estava submerso debaixo do fogão,  situado a um canto. O escoadouro tinha de ser adivinhado. Usado para desentupimento se fosse necessário nunca. Era como se não existisse.
 
          Foram indicações da dona, quando comprou o apartamento, ainda em construção, e ninguém soube ou não quis alertá-la para algumas impossibilidades técnicas em satisfazer as exigências dela. Foi por isso que o futuro lhe trouxe problemas. Ela quis a cozinha assim e, bajulada pelo comprador,  teve-a assim mesmo. A construção da casa, mais do que complicada, ao menos em alguns sítios, era arrevesada.
 
          Depois, era o marido que se estava nas tintas para um sem número de coisas: um prego que se solta, a silicone que, de repente, começa a deixar vazar. Coisas assim, como a caixa eléctrica que, desde as infraestruturas, ficou soterrada na parede do quarto de banho sob o espelho, e quando os circuitos eléctricos entraram pela primeira vez em colapso, lá teve que funcionar um grosso íman para arrancar o vidro e fazer o necessário conserto.
 
          Desta vez era o gás. A cidade adoptara recentemente as condutas debaixo da terra para levar a todos os lares esse invisível  fluído. Quem quisesse aderir ao novo sistema  tinha de recorrer a uma empresa para transformar o miolo de aparelhos como o esquentador e o fogão, adaptando-os às exigências do novo combustível.

          O prédio inteiro,   numa das últimas reuniões de condomínio, tinha-se decido por esta nova comodidade, com  o marido dela, dessa vez, também presente. Não foi contra. Era menos uma preocupação. Andar de bilha para cá e para lá já não dava com nada. Ele que sempre morreu por não fazer nenhum. Para isso lá estava a escrava. O jantar aparecia feito sobre a mesa, na gaveta tinha sempre cuecas, meias e peúgas lavadas. Era o que a mulher fazia, enquanto se sentia engordar e depois o marido lho atirava  à cara quase com desprezo. Chamava-lhe velha e gorda. Sobretudo quando chegava do treino semanal das corridas à beira-mar com os amigos, a cheirar a suor, faminto e a reclamar o almoço. Era uma acusação por ela não ter tempo para essas frescuras.

          Quando soube que os homens do gás tinham de ir lá casa fazer as transformações necessárias, como sempre, delegou na mulher a responsabilidade de estar presente. Ela que andava há tempos a remoer sobre a foca que tinha em casa deitada constantemente no sofá a fazer zapping na televisão,  e sobre os seus desatinos desencadeados quase desde o início do casamento.

          Sentia, mais do que nunca, que o casamento de ambos fora um consórcio a prazo,  e o divórcio luzia no horizonte  mais forte do que um pirilampo brilhando na escuridão. Era apenas uma questão de tempo até ela chegar àquele limite de quando já não há mais volta e quando o caminho, dessa vez, tem de ser para a frente, sem recuo. Não devia deixar-se influenciar pelas reconciliações do passado que nunca a tinham levado a lado nenhum.

          Os homens que iam tratar do gás para os electrodomésticos tocaram-lhe à campainha mal entrou em casa, depois de sair um pouco mais cedo do emprego. Eram dois, um deles brasileiro que nunca perdera nem o sotaque,  nem a sedução em que os brasileiros são exímios.

          Depois, o outro, o português, vendo a carga de trabalhos que o colega tinha pela frente, tratou de dar à sola, propondo-se voltar apenas quando tudo já estivesse solucionado. Nessa altura,  ela, sozinha em casa,   não teve consciência da gravidade das coisas. Mas, aos primeiros sinais de que nada iria ser fácil,  tratou de avaliar a situação.  
          Mal o brasileiro arrancou o fogão pelo buraco que ficou à mostra,  viu um mar de azeite que se tinha escapulido pelo silicone já gasto,  e foi sem perda de tempo que se muniu do balde, da água, do detergente de limpeza e dos esfregões de arame, enquanto, deitada de barriga sobre a lura aberta, começava a escanhoar o lixo,  até ao vértice do triângulo formado pela implantação do fogão, que, não fora a transformação do equipamento, morreria ali até às ruínas da casa quando a civilização deixasse cair as construções como se tudo fosse um imenso Coliseu igual ao de Roma demolido pelo terramoto dos tempos.
 

          E o brasileiro ali a mirar-lhe o traseiro enquanto ela, certa, entre outras coisas,  de estar a atrasar  o já difícil trabalho ao homem, lhe pedia desculpa obtendo como resposta que, só pela visão, tudo estava a valer a pena. E ela ali sem poder recuar na tarefa em marcha.

          Tudo ocorrera numa ocasião em que derramara, por descuido como não podia deixar de ser,  quase uma garrafa inteira de azeite. E, por agora, não lhe restava outra alternativa senão limpar e limpar, fingir-se inocente e ignorar a cantada brasileira. Na altura, quando a garrafa se partira, lembrava-se de ter pensado no mito urbano que atribui azar ao facto de se verter azeite, mas, hoje, ali e agora, via claramente que azar, azar foi mesmo o ter de limpar aquele mar de lodo e gordura. Ainda por cima  com um brasileiro sedutor a admirar-lhe o traseiro encantado com aquele bodo erótico que lhe aparecera pela frente sem ninguém contar.

          Para ela, limpadora habitual mas  em má posição momentânea,  todo o resto eram pormenores irrelevantes. Era preciso resolver aquilo.
 
          A seguir, o trabalho do homem complicava-se como se previa. E foi quando ela percebeu que se prolongaria até à eternidade caso não tomasse providências. Já constatara que era tecnicamente impossível uma criatura sozinha levar a bom porto aquele imbróglio que o construtor deixara na cozinha para sempre.

          Uma vez que o seu traseiro já se insinuara o suficiente junto do brasileiro, pensou que exibi-lo mais uns instantes não iria fazer diferença. O que queria era, o mais rapidamente possível, ver tudo no sítio outra vez. E foi de mangas arregaçadas que se meteu de novo no buraco. Era necessário que uma mão segurasse na curta ficha do fogão, lhe atasse um fio  e que outra mão agarrasse o dito fio no outro lado, de onde as gavetas do armário já haviam sido removidas e em que o buraco se via, depois do corte que os construtores de armários tiveram de lhe fazer para  a tomada ficar relativamente  acessível e utilizável. E a mão dela era a mais pequena.

          Espapaçada no buraco, com as pernas sobre o cimo do fogão  que, entretanto, tivera de ser aproximado mais um pouco da entrada por causa do pequeno comprimento do fio eléctrico, o chão estava agora todo ocupado e ela não tinha outro sítio para por as pernas senão a parte superior do bendito fogão.

          Naquela estranha posição, depois de ter usado  detergentes para remover a gordura, sentiu as mãos deslizarem sobre o azulejo do chão começando a perder o equilíbrio, enquanto pedia ao homem um pano seco para o chão.

         Teve de lhe indicar o sítio onde o ir buscar. E quando a primeira dificuldade ficou sanada, disse-lhe para prender um cintinho delgado de umas calças velhas lilás na ficha,  que, quiseram as coincidências e a providência divina, estevam mesmo ali  à mão de semear, no cesto vazio da fruta.

          Enquanto obedecia, o brasileiro  perguntava-lhe se ela não estava a machucar-se ao que ela respondia que não. E, finalmente, ele do lado das gavetas e ela do lado do buraco do fogão  mais a sua mão pequena com a tira segura, as mãos de ambos encontraram-se, até já não mais ser possível perder-se a ficha presa com uma fita  lilás lá do outro lado da mão brasileira. A ponta da tira, do lado das gavetas, dava ao fio comprimento suficiente para a ligação à tomada quando ela saísse do buraco, de barriga para baixo como sempre estivera e o fogão se lhe ajustasse para o encontro final entre a ficha e a tomada. Mas agora urgia sair daquela posição de sapa recuando como um caranguejo, ali com o chão a escorregar-lhe outra vez debaixo das mãos  enquanto perdia o equilíbrio.

          A situação era de risco, e salvá-la daquele chão escorregadio tinha mais a ver com bombeiros do que com  especialistas de electricidades, gás e esquentadores. Contudo, só estavam ali os dois, e o homem, sem fazer o pedido de autorização - as circunstâncias não eram de molde a perder tempo - puxou-lhe as pernas começando desde o calcanhar até cima, com o cuidado de quem está numa cama a acariciar uma mulher por quem se esteja apaixonado sem que ela pudesse aconselhá-lo a ter calma com o andor.  

          No fim, quando já estava de pé, o brasileiro, que ainda não tinha perdido o sotaque, olha-a com olhos de carneiro mal morto e diz-lhe naturalmente:

          - Sabe, a senhora me excitou viu!?… Desculpe… Não fiz por mal…

          Com um sorriso irónico a bailar-lhe, não tanto na boca como na cabeça, entendeu desvalorizar a questão, enquanto o homem prosseguia  com o trabalho.
 

          Depois, sempre divertida, deu consigo a lembrar-se do marido foca que passava os dias no computador a fazer zapping e a chamar-lhe gorda. E pensou que, querendo, tinha ali uma ocasião soberba para se vingar de anos e anos de insultos e traições. Ainda que numa vulgar rapidinha e após saber que, mesmo gorda e a cheirar às vezes à cebola dos estrugidos com que lhe fazia feijoadas, ainda era capaz de despertar o desejo de um homem.

          Sentiu-se mais sensual do que nunca e, sempre de sorriso nos lábios,  disse para com os seus botões:
 
          - Anda lá, Óscar, hoje foi o teu dia de sorte… Vais permanecer ainda algum tempo com a cabeça sem enfeites. Valeu-te o homem de gás não me fazer tremer nem um pouquito as pernas…. Mas, não me voltes a chamar gorda!...      
 
« Última modificação: Março 06, 2021, 19:16:05 por Maria Gabriela de Sá » Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #1 em: Janeiro 24, 2016, 19:26:29 »

A senhora me excitou, viu? disse o brasileiro da empresa de gaz. A sua mente parecia gazeada.  Estava num turbilhão. Não conseguia aquietar-se. E logo em dia de reflexão eleitoral. Já estava arrependido de ter pedido a dupla nacionalidade. Não teria agora a gorda a intrometer-se  na sua escolha entre duas candidatas que primavam pela elegância.  Mas a gorda era mesmo gostosona! E se o trabalho estava complicado mais complicado se tornou. Aos seus estímulos cerebrais só respondia um instrumento e aberturas rodeadas de silicone. Se a gorda, ao menos o aquietasse, talvez lhe voltasse o discernimento, mas ela não estava para aí virada. Que raio de suplício de Tântalo? Estava ali na sua frente oferecida e na hora H escapulia-se. Que mal fizera para merecer tamanho castigo? A gorda devia ter lido Homero e devia estar a testar a consistência da coisa. Ou então era a literatura a reinventar-se. Reflexões pouco adequadas a um operário do gaz, mas num enredo tão bem esgalhado tudo é possível.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Janeiro 28, 2016, 22:53:57 »

Risos. Pois, suplícios e suplicios...

Obrigada pelo estímulo,


ABRAÇO
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Janeiro 29, 2016, 21:15:48 »

Possível?! OH! se é!
Adorei!
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #4 em: Fevereiro 07, 2016, 16:15:26 »

Pois, tudo é possível quando a alma é tão incrível - risos
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Abril 27, 2016, 21:27:18 »

Olá, Maria Gabriela de Sá!

É interessante ver um compatriota meu num texto... Estranho estar no lugar do estrangeiro (e com sotaque!). Rsrs... Mas simpatizei-me com a "gordinha", uma figura daí, daqui, de acolá... Quantos maridos focas e mulheres "gordas" devem protagonizar histórias semelhantes? Vou pensar e escrever sobre eles e sobre os magricelas, sobre os atléticos...
Seu texto me instigou a reescrever.

Abraço...

Oswaldo
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #6 em: Maio 01, 2016, 11:13:45 »

Olá Oswaldo, que bom que gostou, Beijinho e obrigada Cheesy
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #7 em: Maio 04, 2016, 17:39:27 »

Eu que agradeço você ter compartilhado.

Beijo...
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #8 em: Junho 02, 2019, 15:15:07 »

Soube-me bem reler...
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #9 em: Junho 03, 2019, 22:17:19 »

A vida tem destas coisas, está cheia delas, é feita daquilo que não vem nas enciclopédias, mas que contam. Os contadores de histórias, os romancistas, os escritores, os mais ousados, escrevem sobre aquilo que outros, a todo o custo, querem ignorar ou, pelo menos, preferem que se ignore, sabe-se lá porquê. Mas é um facto que, grande parte do conhecimento da vida, das emoções, das paixões, daquilo que, verdadeiramente conta para cada um, por mais que o não admita, só pode ser acedido através das obras ou narrativas literárias. Nelas, a química de que se trata, em não ser a mera química dos elementos, é a mágica, quando não perigosa, química da vida. O brasileiro nem deve ter reparado na confusão que se instalara. Quando se está focado (não tem a ver com foca) é tudo muito nítido e muito simples. :juggle:
« Última modificação: Junho 03, 2019, 22:23:45 por carlossoares » Registado

Carlos Ricardo Soares
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #10 em: Junho 04, 2019, 21:15:12 »

Obrigada, abraço
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #11 em: Dezembro 10, 2019, 19:05:38 »

Vim reler e voltar a gostar!
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #12 em: Dezembro 31, 2019, 22:29:40 »

Tenho andada tão arredada destas lides. A ver se o novo ano me faz entrar nos eixos... Beijo e Bom Ano.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 465
Total: 465
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.122 segundos com 29 procedimentos.