EscritArtes
Março 28, 2024, 21:41:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A Julinha  (Lida 4850 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« em: Junho 26, 2016, 16:46:32 »


          Dos meninos que iam ouvir Gabriela, a voluntária para as Quintas-Feiras lúdicas dedicadas à poesia e literatura, a Julinha era das mais atentas. Costumava sentar-se no topo da mesa, à sua frente. Olhava-a por dentro dos óculos que lhe pousavam no nariz, em que uma grave enfermidade adivinhada, mas sobre a qual nunca se atrevera a questioná-la, lhe deixara marcas, atenuadas por uma milagrosa operação que lhe restituirá parte da sua forma primitiva. Era como se Gabriela fosse ali levar-lhe a parte do mundo aonde Julinha nunca tinha podido ir. Não por não ter pernas e inteligência que a levassem lá, mas porque todos os caminhos de uma vida difícil  de criança se haviam transformado em becos sem saída,  que a faziam voltar para trás.
          - Venha sempre. É um gosto ouvi-la. Lê tão bem! Consigo todos os escritos ganham vida.
          - Aprendi com a minha mãe – respondeu a Julinha –. Ela só tinha a terceira classe. Mas lia como ninguém. Habituei-me a ouvi-la desde pequena. Às vezes, quando apanhava um ou outro romance, lia-nos, a mim e aos meus irmãos, algumas passagens, a qualquer hora. Nem sequer era para adormecermos. Pelo menos eu não adormecia. Queria saber sempre como a história acabava. Até que ela tinha de parar para tratar da vida dela e de todos nós.
          - Que bom. Eu fiquei sem mãe aos dez anos. Depois tive de ser eu a tratar dos meus irmãos mais novos. Lavava, se é que lavava, a roupa! Pelo menos dava-lhe as devidas voltas no tanque e punha-a na corda a secar. Cozinhava, e tratava da casa. Nunca fui à escola. Mas olhe que consegui aprender a ler o catecismo e coisas simples!
          - E quem lhe ensinou?
          - Fui aprendendo sozinha. Escrever é que é mais difícil. Mas, antigamente, ainda conseguia escrever uma carta que não fosse complicada. Agora é que não.
          - Sozinha? – Olhe que isso foi quase como descobrir a Ãfrica! Aprender a ler não é uma coisa assim tão simples para se aprender sem ajuda – contrapôs, dando ênfase ao empreendimento que Julinha, para lá dos oitenta, tinha levado a cabo com êxito há mais de setenta anos atrás.
          - Mas eu lá consegui. O meu pai, um homem ligado ar mar, fazia como eu. Também nunca andou na escola. Então começamos por tentar os dois a aprender. Antigamente, as casas dos senhores ricos aqui da beira-mar costumavam ter escritos à porta os nomes dos donos. E, sempre que eu andava na bicicleta com ele, os dois, quase ao desafio, tentávamos aprender as letras. Foi assim que começámos. As letras e os números. Aprendi  assim a juntá-las. Depois, o resto, foi a partir dos catorze anos, quando comecei a trabalhar no Grémio da Comissão Reguladora do Bacalhau.
         - A Julinha é aqui da Gafanha da Nazaré?
         - Não. Nasci na Gafanha do Carmo. Quando casei é que vim para aqui. E tive um casamento bem feliz. Ainda hoje, passados vinte anos desde que enviuvei, sinto o lugar o lugar dele, em qualquer lado, muito triste e vazio – acrescentou com uma ponta de nostalgia, que nenhum outro conforto que o mundo lhe pudesse dar poderia fazer desaparecer.
          - Nada de tristezas. Especialmente hoje, a seguir a uma bela de uma sardinhada, com estas pessoas todas aqui, alegres, a comemorar os vinte e cinco anos do lar.
          - Não posso evitar…
          - Mas voltado à leitura…Então começou a trabalhar aos catorze anos…
          - A trabalhar comecei quase desde que nasci, a ganhar dinheiro pelo meu trabalho isso sim, foi nessa altura.
          - E o que é que fazia lá no grémio?
          - Depois de o bacalhau ser descarregado, tinha de ser separado por tamanhos e pesos. A seguir era metido em sacos em que estava escrito por fora a letras negras: miúdo, graúdo, crescido, corrente, especial. E não nos podíamos enganar. O chefe era muito duro connosco. Então eu ia juntando as letras, e foi assim que consegui aprender alguma coisinha. Por aqui, a vida da maioria das pessoas era ligada ao mar e ao bacalhau. E que tenho inveja de si por saber ler tão bem e escrever. Ah, menina a minha vida dava um livro…
         Bom, a vida da Julinha do Lar da Gafanha da Nazaré talvez desse mesmo um grande livro, como daria igualmente um livro a vida de todas as pessoas que lá estão. Mas, por agora, foi a vida de Julinha que mereceu este pequeno apontamento. Uma singela homenagem a uma heroína a que estas letrinhas, escritas com amor, deram hoje um merecido realce.

Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Junho 28, 2016, 06:57:12 »

Há muitas vidas escondidas por aí. Mas aprender a ler sozinha foi obra! Um dia ainda vou conhecer os teus "meninos".
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #2 em: Junho 28, 2016, 14:18:40 »

Conheço assim outro caso... Era a Senhora Martinha, que morava na Rua das Classes Obreiras, no Porto. Mas esta aprendeu a ler pelo jornal... E ficaram contentes com o teu livro...

Eles iriam gostar, embora, a maioria das vezes sejam só meninas...as minhas princesas...
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #3 em: Junho 29, 2016, 18:34:04 »

Há pessoas que têm uma história fantástica e há outras que nasceram para lhe dar visibilidade. Bem hajam.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #4 em: Junho 29, 2016, 21:05:35 »

Bem haja Nação Valente, por igual.
Registado
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #5 em: Março 03, 2018, 13:18:42 »

Relendo.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #6 em: Março 14, 2018, 22:01:56 »

Já não vinha aqui há uns tempos. Soube-me bem reencontrar por aqui a Julinha....


Abraço
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 470
Total: 470
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.098 segundos com 29 procedimentos.