EscritArtes
Março 28, 2024, 20:16:49 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Afonso Lopes Vieira – poesia singela para crianças  (Lida 7294 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« em: Setembro 01, 2016, 15:20:14 »

Afonso Lopes Vieira – poesia singela para crianças


Com o início do ano escolar a aproximar-se, lembrei-me de alguns poemas que estudava quando ir à escola era uma obrigação, mas também um prazer.

Dessa época, recordo a «Balada da Neve», de Augusto Gil, «A Nau Catrineta», de autor desconhecido (cantado por Fausto), «No comboio Descendente», de Fernando Pessoa (musicado por Fausto), ou «A Moleirinha», de Guerra Junqueiro, e tantos, tantos outros que eram presença obrigatória nos livros escolares do meu tempo.

Embora os poemas fizessem parte do meu universo enquanto estudante, tive de me socorrer da já famosa Internet para confirmar quem escreveu o quê.

Não me podendo debruçar sobre todos estes autores e seus poemas, vou falar um pouco sobre Afonso Lopes Vieira, poeta português nascido em Leiria, a 26 de Janeiro de 1878, e falecido em Lisboa, no dia 25 de Janeiro de 1946. E porquê este e não outro poeta? Porque escreveu livros para crianças de uma beleza tão singela e encantadora que ainda hoje são de leitura obrigatória.

Filho de D. Mariana de Azevedo Lopes Vieira e do advogado Afonso Xavier Lopes Vieira, formou-se, também ele, em Direito em Coimbra e exerceu advocacia em Lisboa. Foi redactor da Câmara dos Deputados, de 1902 a 1916, altura em que passa a dedicar-se apenas à literatura, influenciado pelas circunstâncias da época, e empenhado em divulgar e valorizar os escritores clássicos portugueses.

Ele próprio escreveu em «Ilhas de Bruma», em 1918:

Meu sangue é português,
minha pele é morena,
minha graça a Saudade,
meus olhos longos de escutar sem fim
o além, em mim…

Chora no ritmo do meu sangue, o Mar

A sua dedicação à escrita levou-o a adaptar algumas peças de Gil Vicente, entre as quais o «Auto da Barca do Inferno» e o «Monólogo do Vaqueiro», promovendo, assim, o teatro vicentino e divulgando obras em versão portuguesa (caso de «O Romance de Amadis» e «A Diana», de Jorge de Montemor) conhecidas apenas em Castelhano.

A sua paixão fez dele autor de livros para crianças e adultos, que foram ilustrados e musicados, dos quais se destacam «Animais Nossos Amigos» (1911), «Bartolomeu Marinheiro» (1912) e «Poesias sobre Cenas Infantis de Schumann» (1915).

Foi também prefaciador e anotador de obras de outros autores bem conhecidos do panorama literário nacional. «Poesias de Francisco Rodrigues Lobo» (1940), «O Livro de Amor de João de Deus» (1921), são apenas algumas das obras nas quais deixou a sua marca.

O escritor gostou sempre de temas nacionais e, por isso, «A Poesia nos Painéis de S. Vicente» (1914) e «O Canto Coral e o Orfeão de Condeixa» (1916) são duas das suas obras bem conhecidas.

A par da escrita — e pela escrita — colaborou em inúmeras publicações periódicas, das quais destaco «Ave Azul» (1899-1900), «A Águia» (1911), «Serões» (1915-1920), «A Republica Portugueza» (1910-1911), «Revista de Contemporânea» (1915-1926), «Ordem Nova» (1926-1927) e «Lusitânia» (1924-1927).

Pelo meio, teve ainda tempo para, de 1938 a 1946, ser Presidente da Assembleia Geral da Casa do Distrito de Leiria.

Diz-se que Afonso Lopes Vieira, apesar de ser cidadão do mundo, «não esqueceu as suas origens, conservando as imagens de uma Leiria de paisagem bucólica e romântica, rodeada de maciços verdejantes plantados de vinhedos e rasgados pelo rio Lis, mas, sobretudo, de São Pedro de Moel, (…) paisagem de eleição do escritor, enquanto inspiração e génese da sua obra. O Mar e o Pinhal são os principais motivos da sua poética.» [1]

Aliás, por tudo isso, a sua casa de S. Pedro de Moel é hoje uma colónia de férias e o liceu de Leiria tem o seu nome.

A sua obra é demasiado vasta, quer no conteúdo, quer na forma, daí mencionar apenas alguns títulos:

Para quê? (1898)
Naufrago-versos lusitanos (1899)
Auto da sebenta (1900)
Elegia da cabra (1900)
O poeta saudade (1903)
Poesias escolhidas (1905)
O pão e as rosas (1910)
Canções do vento e do sol (1912)
Canto infantil (1913)
Cantos portugueses (1922)
Poema da oratória de Rui Coelho (1931)
Lírica de Camões (1932)
Relatório e contas da minha viagem a Angola (1935)
Éclogas de agora (livro proibido até 25 de Abril de 1974) (1937)
Ao povo de Lisboa (1938)
Cartas de Soror Mariana (tradução) (1942)
Camões (filme de 1946)
Nova demanda do Graal (1947)
Branca Flor e Frei Malandro (1947)
Lembrar-se-ão que referi no início que a poesia dedicada às crianças foi o que me levou a escolher este autor.

Pois bem, na poesia de Afonso Lopes Vieira há poemas dedicados aos animais, ao vento, e muitos outros elementos da natureza. Lembro «O cão que faz ão ão / É bom amigo como os que são / É bom amigo, bom companheiro / É valente, fiel, verdadeiro / E leal serviçal» e o sapo que «É o guarda das flores belas, / da horta mais do pomar; / e enquanto brilham estrelas, / lá anda ele a rondar…» e ainda a «Dança do Vento», pois «O vento é bom bailador, / Baila, baila e assobia. / Baila, baila e rodopia / E tudo baila em redor. / E diz às flores, bailando: / – Bailai comigo, bailai!». Contudo um dos seus poemas emblemáticos, e que me fez recordar e trazer-vos Afonso Lopes Vieira, é aquele com que termino.

Os ninhos

Os passarinhos
tão engraçados
fazem os ninhos
com mil cuidados

São p´ra os filhinhos
que estão p´ra ter
que os passarinhos
os vão fazer

Nos bicos trazem
coisas pequenas
e os ninhos fazem
de musgo e penas

Depois lá têm
os seus meninos
tão pequeninos
ao pé da mãe.

Nunca se faça
mal a um ninho
à linda graça
de um passarinho!

Que nos lembremos
sempre também
do Pai que temos
da nossa Mãe!

https://ruadaconstituicao.wordpress.com/2016/08/24/afonso-lopes-vieira-poesia-singela-para-criancas/
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Setembro 01, 2016, 20:58:53 »

Preciso conhecer...
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #2 em: Setembro 14, 2016, 18:28:15 »

Obrigada pela leitura e comentário Oswaldo.
Vai gostar de conhecer.
Abraço
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Setembro 16, 2016, 17:52:35 »

Singela sim, mas excelente. Parabéns pelo trabalho de divulgação das gentes das escritas.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Setembro 17, 2016, 20:43:14 »

Alice,

Uma lembrança feliz! Na escola primária, sabíamos de cor os poemas de Afonso Lopes Vieira e divertíamo-nos a dizê-los a caminho de casa, ou da catequese, ou da feira. Os dias eram mais belos quando dizíamos os seus versos, tão compreensíveis para as crianças.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Setembro 21, 2016, 19:30:33 »

Li alguns poemas de Afonso Lopes Vieira. Gostei muito. Vou pesquisar e ler mais do autor.
Registado
Alice Santos
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1142
Convidados: 0


De mãos dadas pela poesia.


« Responder #6 em: Janeiro 31, 2017, 17:39:43 »

Obrigada a todos pela leitura e comentários.
É bom saber estes textos ajudam a relembrar os nossos poetas.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #7 em: Fevereiro 08, 2017, 16:51:58 »

Olha eu aqui outra vez!
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 624
Total: 624
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.133 segundos com 29 procedimentos.