EscritArtes
Março 28, 2024, 17:45:05 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Do Tempo e do Amor  (Lida 3731 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« em: Julho 17, 2018, 02:57:24 »

Comecei a escrever uma crônica sobre o Hoje. Comecei nomeando o Presente, não me prendo ao Passado e não construí castelos no Futuro. Cometi porém um erro imperdoável: brinquei com o tempo. Ele não gostou do atrevimento. Fui castigado. O texto estava pronto, mas não salvo. Fui formatá-lo e o perdi. Não lembro mais as palavras ditas a longínquos quinze minutos. O Tempo agora é outro. O assunto vai ser outro. Não ouso mais desafiá-lo.
Acabei de perder minha criação. Vou recriar!
Não me peçam para lembrar de tudo outra vez. Não quero reviver o trauma de perder um trabalho assim sem mais nem menos por tão pouco para o Tempo.
Vou eu mudando de assunto. Vou falar de algo intangível assim como o Tempo Presente de grego ou da Carochinha.
Vou falar de Amor. Mas não há tempo. O amor é fugaz como o prazer de receber o Presente. Dura ínfimos e infinitos instantes sussurrantes e suspirantes crescentes no peito de quem ama. As mãos querem prender. As bocas calam-se no eternizar de instantes perenes de Ontem e de Amanhã insaciáveis no crivo do Agora.
O Afã e as Horas voam e nos entorpecem. O tempo nos engana outra vez assim como está me enganando agora. Terei de encerrar meu texto sem falar profundamente do Amor. Terei de arrumar outro tempo. Não creio em Cronos. Sou cronista mesmo assim. Quero um tempo sem fim. Não quero ser devorado pelo Tempo que atingiu o Céu. Meu instante dura e se acumula forte como gladiador, robusto, poderoso como general, opulento como nobres das ricas cortes. Meu instante se alimenta da leveza futura. Sou nutrido pelas emoções de antes e de amanhã agora enquanto amo esse amor eterno como Quem o criou e o mantém.
« Última modificação: Julho 17, 2018, 03:08:15 por Oswaldo Eurico Rodrigues » Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #1 em: Agosto 07, 2018, 22:12:38 »

Como eu o entendo quando se perde  uma obra,  que até parecia uma obra de arte,  para o senhor  "Tempo Perdido"!
De resto, não sendo a mesma coisa, nem a mesma obra, a obra perdida, gostei da obra nova e da  sua reflexão sobre o Amor, o Tempo, a frustração e por aí...

Abraço
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #2 em: Agosto 08, 2018, 03:41:58 »

E eu gostei do seu comentário, Maria Gabriela.

Abraço...
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Agosto 08, 2018, 23:19:53 »

Oswaldo,

mais uma vez, parto do seu texto inspirador, que agradeço, para discorrer um pouco sobre o problema e a canga do tempo, na nossa cultura.
A invenção do tempo deve ter sido o início de todas as formas de escravidão.
A minha descoberta do tempo correspondeu à minha consciência de finitude e de mortalidade, com que perdi a inocência de criança selvagem que se contentava com a liberdade. Era tão pouco mas revelava-se demasiado. A instauração da ansiedade, dos formalismos, da educação, da escola...ditaram a minha condição, sem apelo nem agravo.
Restava-me sonhar...
E o meu pai, que começou a trabalhar aos dez anos, dizia, nem sei se protestando, ou avisando, que tempo é dinheiro e que, para se vencer uma guerra, é preciso dinheiro, dinheiro e mais dinheiro.
Para ele a vida era uma guerra e o trabalho era o campo de batalha. Quando morresse teria a eternidade para descansar.
É isso. Porque não nos deixam ter a eternidade da duração da nossa vida?
Porque teremos de esperar pela morte para termos direito à eternidade?
Ainda acreditei, durante uns anos da minha infância e adolescência, que não iria ser como ele.
Agora vejo melhor como eram proféticas as suas palavras.
Não me lembro de ouvi-lo pronunciar a palavra amor.
Certamente, não a considerava palavra maldita, mas nasceu e cresceu nas maiores guerras mundiais e chegou a ser preso pelos seus discursos acusadores e subversivos.
Havia palavras que ele abominava na boca de certas pessoas, amor era uma delas, Deus, outra.
O amor para eles e o ódio para os outros? Não pode ser.
Deus para eles e o diabo para os outros? Deus não é isso.
Paraíso para eles e inferno para os outros? Que o paraíso de uns não seja o inferno dos outros.
O tempo e a corrida contra o tempo são fenómenos muito intrigantes e estranhos.
Registado

Carlos Ricardo Soares
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Agosto 09, 2018, 12:31:37 »

Será que o tempo existe mesmo ou inventamos essa "coisa" apenas para justificarmos outras menos confessáveis?
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Agosto 09, 2018, 16:50:17 »

Carlos,

Seus comentários sempre me enriquecem, me fazem refletir e me estimulam a escrever.
Esse de agora me levou a lembrar do Sr. Oswaldo Taperoá, meu pai. Aqui ele só sentiu o reflexo da Segunda Grande Guerra Mundial. O restante foram as revoluções e a Ditadura Militar. Ele era funcionário público e optou pelo silêncio. Era um silêncio que dizia muito e que eu herdei e, de certa forma, o deixo falar através dos meus textos e desenhos e pinturas e comidas e aulas e conversas. Ele foi um gigante de 1,65m. Trabalhador incansável e com jeito muito peculiar de amar.
Enfim...

Goreti,

Seus comentários são igualmente preciosos para mim.
Muitas vezes, através deles, construí outros textos.
Esse último agora me leva a um novo antigo projeto de escrita e de arte.

Um grande abraço a vocês dois a quem tanto admiro.
« Última modificação: Janeiro 28, 2019, 16:54:55 por Oswaldo Eurico Rodrigues » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 596
Total: 596
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.111 segundos com 29 procedimentos.