EscritArtes
Março 19, 2024, 02:58:19 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Santa Helena  (Lida 2885 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« em: Janeiro 22, 2020, 17:23:54 »

Santa Helena
Francisco Manuel espera intrigado a chegada do militar da GNR. Chamado de urgência à esquadra, compareceu sem bem saber a razão para tal convite (que nem pareceu convite tanto assim), quanto mais para a urgência! Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, não era a primeira vez que ali se deslocava, mas para assuntos do seu conhecimento. Que teria acontecido de tão grave? Que raio! Nunca mais aparecia o responsável pela sua chamada ali e o seu tempo era contado ao minuto.
Quando começava a exasperar-se, entrou o responsável pela unidade. "Isto deve ser pior do que eu imaginava!"
- Bom dia, dr Francisco. Lamento a demora. Tenho isto para si.
Um envelope a ele endereçado foi lançado sobre a mesa, de forma brusca. Não reconheceu o nome do remetente.
- Mas o que é isso? Não reconheço o nome...
- Então será melhor abrir para ver, pois foi encontrado em circunstâncias suspeitas.
Francisco, apreensivo, rasgou rapidamente o envelope e olhou estupefacto para o seu conteúdo: um cheque bancário de meio milhão de euros endossado ao lar da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca.
- Credo! Mas que vem a ser isto? Quem é esta Maria do Amparo? Espere! Já me lembro! Deve ser uma senhora que, na semana passada, marcou entrevista comigo, sim, era esse o nome! Recebi-a e expliquei-lhe as condições necessárias para entrar na nossa instituição. Ficou de pensar... Que significa isto?
- Comprometeu-se a acolher a senhora?
- Sim, ela reunia as condições e temos algumas vagas...
….....

Junto à margem do Rio Varosa, Maria do Amparo pousa a sua carteira e queda-se pensativa. Que vida a sua! Flashes de memória circulam à velocidade da luz.
Casara, há 40 anos, com o seu ainda marido Joaquim da Fonseca. Foi uma festa simples, na pequena Capela de Santa Helena da Cruz, na Serra de Santa Helena. À época, naquela terra, não era usual haver acompanhamento musical nos casamentos. O seu enlace não podia comparar-se com os que agora ali se
realizavam, (ali e nas outra igrejas da terra – pensou) e a que tinha assistido. Que lindo tinha sido o casamento da sua filha naquela capela, há 4 anos atrás! Esta filha, já nascida um pouco tardiamente, tivera uma festa de “arrombaâ€, como se usava dizer em Tarouca. A capela de Santa Helena fora pequena para albergar a família e amigos (quantos ficaram fora do espaço religioso!). A Orquestra Ligeira do Vale Varosa, a Banda de Tarouca e o Coro Benedictus acompanharam toda a cerimónia. Tanta gente veio ver o jovem casal e assistir àqueles cânticos sublimes! Depois da cerimónia, ficaram em lua-de-mel mesmo por ali. A casa do Santuário está disponível para casais e eles aproveitaram para repousar da tão árdua tarefa que foi a preparação da sua festa.
Maria do Amparo lamentava que a filha e o genro tivessem, poucos meses depois, partido para a Suíça.
A vida da madura senhora não fora um mar de rosas. Este amado rio tinha muitas das suas lágrimas misturadas nas suas águas. Nascido na Várzea da Serra, ia engrossando o caudal que agora hipnotizava a mulher. Para o que tinha em mente, não precisava de ir até Varais. Ali mesmo servia.
Maria do Amparo retirou de dentro da sua carteira um envelope que pousou na erva da margem, pousou a carteira em cima, não fosse o vento arrastar para a água o seu conteúdo e continuou a sua reflexão:
Logo na noite de casamento levou uma tareia. A então rapariga não sabia nada da vida dos casados e não tivera mãe que lhe desse alguns ensinamentos. Preparou o jantar (não houvera lua-de-mel, antes lua de fel!), esmerou-se no guisado de frango e exagerou tanto na quantidade quanto o seu marido na bebida. Meio embriagado, ralhou e bateu porque ela era uma esbanjadora. Insultou-a de gastadeira e badalhoca por não ter lavado logo a loiça da janta. Na cama, bêbado, nunca mais conseguia o fim a que se propunha e voltou a dar-lhe socos e pontapés. Daí em diante, esse foi o seu fado. Grávida algumas vezes, perdeu sempre os filhos, pontapeada que era pelo monstro que se intitulava seu marido. A filha nascida só escapou porque, ainda ela não sabia que estava grávida, teve ele um acidente em Valdiagem. A junta de bois que puxava o carro assustou-se com um cão que lhes saiu ao caminho e desandaram a toda a velocidade passando por cima dele. Esteve meio ano no hospital de Lamego. Quando regressou a casa, estava ela prestes a dar à luz a criança.
A vida não melhorou depois disso e ela teve um trabalho extra: esconder o seu sofrimento da filha.
Ali estava agora, só. Tinha fugido do marido, 4 anos atrás e vivia escondida em casa da sua madrinha. A senhora, fidalga de ricas famílias, era já muito idosa e faleceu. Antes, porém, tinha-lhe deixado toda a sua fortuna para que não precisasse de ninguém para sobreviver. Mal podia imaginar que de pouco lhe serviria. De noite, acordava sobressaltada. Nos seus sonhos continuava tão casada com o marido como no registo civil. Nunca pedira o divórcio e nunca o esquecera. O terror era a sua companhia, mesmo escondida dele. Não tardaria e ele descobriria o seu paradeiro. Não poderia consentir-se voltar a apanhar pancada como apanhara até aí.
Maria do Amparo tinha em cada mão um ramo de gipsofila e dálias, as suas preferidas e que o marido não permitia que tivesse em casa nas jarras. Dizia ele que flores eram para os mortos. Pois que fossem!
Olhou uma vez mais para a sua carteira e o envelope escondido debaixo dela. Estava seguro. Aproximou-se da água, levantou as flores com os braços erguidos e foi entrando naquele frio. A água engoliu-a.
……………
- Sr. Provedor, compreende o significado desse cheque?
- Não muito bem. Que aconteceu à senhora?
- Uma amiga desconfiou das intenções da pobre senhora que já não via há 4 anos. Ninguém sabia do seu paradeiro depois de deixar o marido e estranhou vê-la ao pé do rio. Toda a gente pensava que Maria do Amparo tivesse fugido para o Porto onde tinha umas primas. Pelos vistos, não fugiu para o Porto e, para ter esse dinheiro, só pode ter ficado em casa da D. Maria do Carmo, sua madrinha e senhora de posses. A amiga seguiu-a, pôs-se a espreitar escondida atrás de uns arbustos, mas sossegou pois viu-a sentar-se na margem. Mesmo quando a viu com as flores no ar e a entrar devagar na água não pensou que fosse fazer o que se seguiu.
- Suicidou-se???
- Por sorte, lançou-se logo o alarme, o caudal não era muito… Isto só pode ter sido milagre de Santa Helena! Foi apanhada ainda com vida na barragem. Havia uns turistas de visita à ponte de Geia vieram ajudar, um deles era médico,
prestou-lhe logo auxílio. Só milagre mesmo! Ai Santa Helena! Como mereces a romaria com que te honram todos os anos, no 2.º domingo de julho!
- Felizmente! Está de boa saúde?
- Bastante abalada e arrependida, mas não quer voltar sozinha para a casa vazia da madrinha. Por essa razão o chamei cá. E nem sabia do conteúdo desse envelope. Recebe a senhora na Santa Casa?
- Claro que sim! A nossa missão é cuidar dos mais necessitados, ainda que as necessidades sejam diferentes de pessoa para pessoa. A ver por aqui… Vou tratar de tudo para que possam levá-la logo que entenderem. Contamos convosco também para a sua proteção. O marido é violento…
- Ocupar-nos-emos dessa questão. O tribunal acabará por metê-lo atrás das grades.
- Santa Helena o oiça e vele por nós.
- Ãmen.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1263
Convidados: 0


outono


« Responder #1 em: Janeiro 28, 2020, 18:57:23 »

Já tinha lido. Muito bom. Domínio perfeito da narrativa.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Janeiro 31, 2020, 10:02:34 »

Obrigada. Abraço
Registado
Dionísio Dinis
Moderador Global
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9797
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Julho 11, 2020, 12:51:18 »

Merece seguimento. O leitor exige!
Registado

Pensar amar-te, é ter o acto na palavra e o coração no corpo inteiro.
http://www.escritartes.com/forum/index.php
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Julho 19, 2020, 17:44:22 »

Nada disso! Morreu por aqui! Mas obrigada.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:45:10 ]

[Fevereiro 07, 2024, 18:48:59 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130127
Total de Tópicos: 26758
Online hoje: 468
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 579
Total: 579
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.112 segundos com 29 procedimentos.