EscritArtes
Março 19, 2024, 02:05:45 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pena de morte  (Lida 4380 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« em: Agosto 30, 2020, 22:06:12 »

O argumento que me faz hesitar perante a pena de morte é que ela seria mais um instrumento dos usurpadores do poder e dos poderosos. De resto, aceitaria, sem pestanejar, a pena de morte para um assaltante, de um carro, de um apartamento, de uma casa, de uma pessoa, desde que fosse julgado e, quanto mais facilidades apresentasse em indemnizar os lesados, mais difícil seria a sua absolvição. Compreendo mais facilmente um homicídio do que um roubo ou um furto. Tenho horror a ladrões. Os ladrões roubam tudo, não roubam só os anéis, mas não roubam as consequências, nem a memória. E não venham com a treta de que todos são ladrões, porque isso é falso. Há imensas formas de roubar, é verdade. Mas, na minha escala de valores, que vale o que vale, roubar é o pecado capital. E há sempre os bons e os maus. Mas não há ladrões bons.
« Última modificação: Agosto 31, 2020, 18:14:18 por carlossoares » Registado

Carlos Ricardo Soares
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Setembro 12, 2020, 19:58:56 »

O problema maior da pena de morte é ser definitivo. Pode sempre haver um erro irremediável. Mas tens razão: não há ladrões bons.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #2 em: Novembro 11, 2020, 17:07:18 »

 Lamento muito mas não posso mesmo concordar . Se a distribuição dos bens, neste mundo, fosse verdadeiramente equitativa então sim teríamos razão de nos indignar quando alguém, roubando, procurasse desequilibrar essa distribuição. Mas perante a realidade que temos o que apetece perguntar é: Quem rouba ?
Para mim o que é chocante é quando alguém, para roubar, não hesita em por em causa valores mais altos como a vida a integridade física e mesmo a tranquilidade do outro.
É o que penso.
geraldes
« Última modificação: Novembro 12, 2020, 10:27:32 por gdec2001 » Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #3 em: Novembro 11, 2020, 22:22:29 »

Goreti,
o ser definitivo é realmente um ponto fraco. Na China resolvem casos de corrupção e de desvio de dinheiro dos bancos com pena de morte e confisco dos bens. A pena de morte pode ser executada já, ou mais tarde. Em certos casos, mais tarde pode ser pior para o condenado, mas mais vantajosa para o sistema. O problema insolúvel é que pena aplicar ao sistema, quando o sistema erra e mata quem não devia, com a agravante de não ter capturado quem devia.

Geraldes,
ao colocar a tónica no roubo, quis realçar justamente quem rouba, sabendo nós quem rouba e apenas nessa medida. O problema maior das penas está na sua aplicabilidade justa e não tanto na justiça das penas. Por isso referi que a pena de morte seria mais um instrumento dos usurpadores do poder e dos poderosos.
Os assassinos que roubam ou matam para roubar, merecem algum tipo de contemplação? Por que razão?
Por outro lado, temos alguma razão para que esses indivíduos continuem a existir? Ou, talvez melhor, se esses indivíduos dessem ao sistema judicial/jurisdicional alguma razão para continuarem a viver, em que medida deveria ser atendida?
« Última modificação: Novembro 11, 2020, 22:39:56 por carlossoares » Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #4 em: Novembro 16, 2020, 16:00:05 »

Pois... é isso...
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Novembro 19, 2020, 22:59:40 »

O  O comentário de um brasileiro sobre a pena de morte é algo bem difícil. Quem seria capaz de julgar com retidão e verdadeira imparcialidade? Julgar racionalmente, mas sem frieza? Condenar sem comemorar e sem sentimento de vingança ou triunfo? No extremo oposto, teríamos o excesso de misericórdia e compreensão quase infinita a transformar agressores em vítimas e vítimas culpados em potencial. Por aqui fala-se de dívida histórica com esse ou com aquele grupo de pessoas. Está faltando o equilíbrio. Talvez justiça seja esse ponto dificílimo de se encontrar e capaz de deixar os extremos em equidade. Ora pode-se pender para um lado ou para outro, mas o fiel da balança não pode ser perdido de vista. A pena de morte pode, a meu ver,  transformar um instrumento de medição sensível numa rampa ou numa catapulta.
Penso que as sanções, penalidades, castigos ou qualquer medida a ser nomeada deve ser redentiva, corretiva ou libertadora. Não é justo vivermos mergulhados em impunidade. Da mesma forma, não seria nada agradável viver constantemente sob o regime de medo. Digo medo não exatamente das autoridades, desse ou daquele grupo social. Falo do horror que pode estar contido no caráter de muita gente. A dissimulação, a calúnia, a inveja, a insegurança emocional e tantas fraquezas humanas são capazes de gerar flagrantes, criar provas cabais de crimes nunca existentes. Justos morreriam e, para cada um desses mortos, um grupo enorme de dilacerados emocionalmente e eternos inconformados, revoltados. Mais violência. Enfim...
Penso que seriedade é muito necessário aos governos e governados de todos os países. Não se levam seres humanos a sério nem mesmo quando se os punem. Até quando há penalidade, essa soa como algo cruel ou muito frouxo, um simulacro de correção. Penso também em compaixão pelas pessoas quer vítimas quer agressores. E por compaixão eu não entendo impunidade ou apagamento de culpas. Eu entendo ausência de regozijo no castigo.
Enfim... Falei demais. Coisa de quem saiu de sua terra natal cheia de barricadas nas ruas e garotos com fuzis em punho e foi para um cidade vizinha ainda não tão afetada pelo crime organizado. Tenho muitos amigos na minha cidade de origem e a amo mesmo assim. Ela não tem culpa de quem a invadiu. Meus personagens continuam a sair de lá, minhas referências de educação e de fé têm em São Gonçalo o seu berço.
Talvez fosse realmente mais fácil fazer esses monstros desaparecerem das nossas ruas. Talvez eles não tenham se adaptado a viver nos palácios em terno e gravata.

Um abraço para todos. E desculpem-me o muito falar.
« Última modificação: Novembro 19, 2020, 23:05:20 por Oswaldo Eurico Rodrigues » Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #6 em: Novembro 30, 2020, 23:31:49 »

Oswaldo,
falou bem, não falou de mais.
Quem não preferia ficar de fora, não ter que tomar partido, lavar as mãos?
Fazer justiça, afinal, é um trabalho sujo? Não. Não pode ser.
Infelizmente, o direito continua a ser coisa de especialistas, mas só no momento de aplicar a lei porque,
de resto, até o mais analfabeto é obrigado a conhecer as leis, estaduais, regionais, locais, nacionais e
internacionais.
E o facto de existirem leis já é um problema, até para quem as aplica porque, se isso tem a vantagem de
desresponsabilizar o juiz, que não as fez, tem a desvantagem de o responsabilizar pela aplicação.
A sentença não devia, nem deve fundamentar-se apenas na lei, mas na justiça da lei, se ela for justa e,
em todo o caso, nos fundamentos e razões de direito, sob pena de um juiz se poder transformar, por
exemplo, numa arma ao serviço da ditadura.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:45:10 ]

[Fevereiro 07, 2024, 18:48:59 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130127
Total de Tópicos: 26758
Online hoje: 436
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 327
Total: 327
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.109 segundos com 28 procedimentos.