EscritArtes
Março 28, 2024, 10:27:24 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O mais revolucionário ateu  (Lida 8487 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« em: Dezembro 25, 2018, 22:20:24 »


“Deus é o silêncio do universo, e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncioâ€. Ao ler esta frase, atribuída a José Saramago, diria que ele, a pensar assim, não era ateu.
Ao criar Deus, o homem não pode crer que está a parir e não propriamente a criar, mas está a parir um "filho" do pensamento indomável, uma espécie de alma sem contornos, nem qualidades, que habita esse pensamento e que está tão presa a ele como ele está preso ao corpo.
E nesta génese de Deus o homem foi significando a religião, as religiões, com os mais variados objetivos, práticos e teóricos, tornando-as em caldos de superstições e de contradições e de sistemas políticos e normativos.
Jesus Cristo parece ter tido uma visão muito clara de que as religiões, incluindo a judaica, eram uma espécie de pseudociências de Deus. Quem soubesse a cassete do "jargão" religioso, sentia-se habilitado a falar disso como um sábio.
Infelizmente, Jesus Cristo não foi devidamente compreendido. Ele era o mais revolucionário ateu numa cultura de pseudociências de Deus. Ele foi o mais lúcido, contundente e demolidor adversário e inimigo dessa cultura.
Mas os próprios cristãos, o cristianismo, os poderes políticos, a igreja católica, trataram de o interpretar e de o integrar no velho sistema de pseudociências de Deus, como se ele fosse mais um, embora diferente e melhor.
E, mais grave do que isso, endeusaram Jesus Cristo. Ao endeusá-lo estavam a endeusar a própria Igreja, o que veio a revelar-se catastrófico, e a destruir, desvirtuando-a e deturpando-a, a grande mensagem de Jesus Cristo contra as religiões enquanto pseudociências de Deus.
O que poderia ter sido um imenso movimento de iluminismo antecipado e fulgurante, verdadeiramente libertador, acabou por ser absorvido em sistemas de mais pseudociências de Deus.
Registado

Carlos Ricardo Soares
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #1 em: Dezembro 29, 2018, 18:34:02 »

É isso mesmo.
Sábia reflexão.

abraço.

Bom ano novo

geraldes
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Janeiro 06, 2019, 13:35:04 »

Acontece em muitas outras situações. Lamentavelmente.
Bom ano, como diz o amigo Geraldes.
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #3 em: Fevereiro 19, 2019, 11:17:11 »

Excelente texto para se pensar (não só sobre religião, mas também política e outras áreas).
Grande abraço.
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Fevereiro 20, 2019, 20:49:10 »

Uma interessante reflexão. As áreas religiosa e filosófica, não são a minha praia. No entanto, permita-me dar uma opinião, que não prima pela total concordância com a sua conclusão. Não deixa de ser, apenas a opinião de um leigo, em matéria de alguma complexidade.
A religião cristã, fundada a partir dos evangelhos que transmitem a mensagem de Jesus Cristo, anos depois da sua existência, não deixam de ser interpretações dessa mensagem, creio que por via indirecta. Penso que compilam uma doutrina que já estava a ser seguida e à qual pretendem dar enquadramento.
Dos Evangelhos que li, incluindo apócrifos, pode-se tirar a conclusão da sua reflexão: Jesus Cristo foi contestatário da religião judaica em vigor. Mas por outro lado, não sei se se lhe pode chamar ateu, pois se percebi bem, na sua mensagem existe um Deus Criador de quem Ele se considera mensageiro. Eu diria usando uma definição mais recente, que seria "anticlerical" e não ateu. Aliás creio que faz alusão à fundação de uma igreja.

O que acontece em função da sua pregação já é, na minha perspectiva, de outro domínio. A transformação de um grupo crescente de pessoas que se reveem na mensagem, numa instituição organizada e como tal sujeita a regras e norma, que  desvirtuam a sua génese. Mas se assim não fosse, creio que o Cristianismo não existiria.

A questão do Iluminismo como o conhecemos, não o vejo enquadrado, nem contexto nem na mentalidade daquela época. E mesmo o Iluminismo da época moderna, caro Carlos, não terá sido absorvido em sistemas de poder político, e desvirtuado da sua pureza? É que, quer queiramos, quer não, aquilo que podemos chamar de "utopias" acabam sempre integradas em qualquer sistema institucional. Posso não estar certo, mas é como vejo a realidade.
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Fevereiro 22, 2019, 14:59:07 »

Gdec,
Goreti,
Oswaldo,
Nação,

muito obrigado pelas leituras e comentários.
Nação Valente,

o seu comentário ajuda a perspetivar a densa problemática das religiões, mormente das religiões dos livros e, sobretudo, do livro que não foi escrito ou que o próprio "autor" não escreveu. Comecei o texto, que, aliás, foi um comentário a outro texto na net, no http://dererummundi.blogspot.com/, com uma citação atribuída a Saramago, que se dizia ateu mas que o não seria assim tanto, na minha modesta pretensão e concluí com uma, outra, "provocação" de que o Deus dos cristãos seria o mais revolucionário ateu.
Nem o iluminismo, «stricto sensu», se lembrou disto.
Agora, a questão que falta tratar, verdadeiramente, neste tempo, que ainda é um tempo de mais imposturas, é a do endeusamento. E esta questão, que o iluminismo atacou de frente, tal como Jesus atacou de frente as pseudociências de Deus institucionalizadas, foi, mais uma vez, interpretada, assimilada, absorvida e integrada nos velhos sistemas.
Isto dos sistemas é o diabo, não porque se tornam velhos, mas porque são sistemas.
Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #6 em: Abril 29, 2020, 16:44:44 »

Que Cristo fosse ateu eu acredito no sentido de que não acreditava no deus dele ...Já não sei se ele pretendeu criar uma nova religião . Todo o ensinamento dele contraria essa ideia mas a última ceia parece ser uma escola para uma nova religião . A não ser ser que ceia tenha sido inventada...
O certo é porém que a igreja católica parece ter pouco a ver com Cristo e em honra de Cristo que dizemos isto  .
geraldes
 
Registado
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #7 em: Dezembro 08, 2020, 19:30:27 »

Geraldes,

a igreja católica ainda hoje é modelo de organização e de vinculação de massas e de propaganda para muitas seitas, clubes, máfias, partidos, empresas e governos. Fizeram um trabalho do c......!
Quanto ao ateísmo de Jesus Cristo, se ele acreditava em Deus, então, pelo que contam, foi mesmo um herege. Mas não menos do que todos aqueles que falaram em nome de Deus.
Mas, ser herege é o quê? E isso eles nunca puseram à discussão. Até os socráticos tiveram muito cuidado em questionar, não digo os deuses, mas os crentes (que se diziam crentes) nos deuses.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 648
Total: 648
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.128 segundos com 29 procedimentos.