EscritArtes
Abril 18, 2024, 22:58:39 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criança de Gênesis a Apocalipse  (Lida 2259 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Osni Carmo Rodrigues
Novo por cá
*
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 33
Convidados: 0


Escrever: uma alternativa mágica.


« em: Agosto 08, 2010, 20:53:00 »

Criando nas horas finais do sábado.
(26-06-10. Casinha feita para cachorro no quintal da nossa casa em Itaboraí)

Pensando em fazer um texto que honrasse a Deus e me fizesse crescer.


Criança de Gênesis a Apocalipse.

Gente pequena enxerga diferente. Leva tempo na inocência. Diverte-se muito com pouca coisa. Já acorda inventando moda. Junta o mundo real com o imaginário e faz a brincadeira do dia. Ri pelo simples fato de existir. Sem dúvidas, a vida para ela, é um parque de diversões. Salta em um colchão velho jogado fora como se fosse uma cama-elástica. Rege uma orquestra de pessoas invisíveis. Realiza shows em um palco de caixotes de maçã. Coloca cada grãozinho de areia da ampulheta na beira da praia. Cada instante é único e só acaba quando é chegada a noite e dorme.

Não! As descobertas, invenções e brincadeiras diversas não podem parar! Explosão de energia... Jura que um cabo de vassoura é um cavalo. Sonha com idas a Lua e outros lugares que só ela sabe onde fica. Pode ficar sem suas refeições sem nenhum problema, pois a alegria é seu sustento.

Escuta o som da natureza. Correm as águas do riacho e ela, ao lado, faz o mesmo.

Ignora problemas. Eles se transformam em brincadeiras. Jamais se lembra que aquele momento gostoso vai acabar. Leva só o que é bom de cada situação. Espera ansiosa a noite passar e continuar a sonhar acordada. Dá a volta ao mundo sem sair do lugar. Onde há alegria pode saber que estará.

Julga com o coração e sempre há perdão. Ama de verdade e com facilidade.

Orientações dos pais em mente porque se não ficam “doentes” .

Jura com os dedos cruzados quando algo dá errado. Muito sabida... Consegue conquistar a atenção até da vizinha. Ninguém resiste a seus pedidos quando junta os pezinhos e faz biquinho. Há coisinha mais meiga? Solta um sorriso tão espontâneo depois de ser atendida... Que delícia! Armas infalíveis dessas crianças...

Zangar! Algo que pouco faz e pouco dura. Muitos problemas? Passe alguns instantes com ela e lá se vai qualquer preocupação. Melhor é imitá-la... Mundo diferente o dela...

Lá neste mundo há uma fábrica de soluções... Junto a essa fábrica há um parque, que os brinquedos são movidos por boas emoções. A pessoa que tem uma dentro de si vive mais e é mais feliz. Raro para os adultos é conseguir.

Como fazer para enxergar e entrar neste mundo? Com muito empenho e ajuda do Criador é que se pode ver esse mundo – o céu. Grande lucro tem que dá atenção a esse ser gracioso. Esperança é algo forte em sua mente e coração. Fé? É algo que está em sua composição.

Cada acontecimento é uma festa. Tchau é uma palavra que aprendeu com os adultos. Tudo que é bom dura muito. Não deixam ir embora. Tendo em suas mãos um simples objeto; transforma-o em brinquedo. Tempo ruim não existe. Tira poesia dos dias nublados e chuvosos com muita facilidade. Faixa na cintura e na testa, eis que temos um super-herói. Há vida em tudo... Tanta criatividade... Pura fantasia sadia...

Pular um meio fio é tão divertido... Jogar pedrinhas no lago e ver os círculos se formando... Que pintura!

Julgar não é muito o seu estilo. Prefere deixar para os peritos (risos). Júbilo brota de seus lábios como plantas em solo fértil e bem cuidado. Joga para ganhar e tristeza nela não tem lugar. Ama, admira, alegra... É ela – criança!
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #1 em: Agosto 08, 2010, 22:38:01 »

Osni!

Que coisa mais bonita!

Como você falou bem sobre a nossa antiga idade. Lembrei-me um pouco das nossas brincadeiras na casa dos nossos pais. A criançada da rua brincando junto. Era uma verdadeira festa. Quanta saudade.
Gostei tanto dessa época que resolvi revivê-la a cada dia nem que seja por momentos.

Beijo grande do seu irmão mais velho.

Oswaldo
Registado

Oswaldo Eurico Rodrigues


Escrevo também nos sites Recanto das Letras (www.recantodasletras.com.br)
carlossoares
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2782
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Agosto 08, 2010, 23:06:52 »


Osni,

Quanta sabedoria e rica imaginação impregnam o seu texto de beleza e humanidade?!
É grande a perda dos adultos quando já não são capazes de ter, nem de compreender simplesmente, essa magia de ser criança, que você descreve com um talento excepcional.
Abraço
Registado

Carlos Ricardo Soares
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #3 em: Agosto 09, 2010, 03:02:34 »

Osni,
que texto iluminado!...simples e ao mesmo tempo toca verdades tão complexas...por que a gente tem tanta pressa em matar a criança que há em nós?

Gostei tanto disso: "jamais lembra que aquele momento gostoso vai acabar..." O que acho que as mantém assim, nesse estado de pureza, é o fato de não se preocuparem com o futuro...
Beijo, obrigada por esse momento.
Guacira.
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #4 em: Agosto 09, 2010, 03:35:11 »

Já estou aqui relendo, Osni.

Beijos...
Registado
Oswaldo Eurico Rodrigues
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6176
Convidados: 0


Amo a Literatura e as artes.


« Responder #5 em: Março 11, 2024, 16:14:46 »

Relendo quase quatorze anos depois e ainda me encantando.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #6 em: Março 11, 2024, 23:55:47 »

Nunca tinha lido. Há dias de grande inspiração...
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 576
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 576
Total: 576
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.107 segundos com 29 procedimentos.