EscritArtes
Março 28, 2024, 19:23:37 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quem é o pai da criança? (que ainda não nasceu)  (Lida 2639 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« em: Junho 18, 2021, 19:25:10 »

Quem é o pai da criança? (que ainda não nasceu)

- Comadre, a Rosalina está prenha.
- A Rosalina do Zé da Horta? Custa-me a acreditar, comadre Virgolina.
-  Nã diga isso, que me ofende, comadre Laurentina  sou nenhuma mentirosa. Andou a tentar esconder, mas a barriga sempre a crescer, é a prova provado. Sendo um pau de virar tripas, ainda se nota mais.
- Desculpe comadre, a minha desconfiança. Nunca reparei. tem a ver consigo. O que me faz “fornicoques”, é como isso pode ter acontecido. Não lhe conheço nenhum homem a rondar a porta. E “tamém” acho que não pode ser por obra e graça do Espírito Santo.
- Fosse santo ou pecador algum diabo lhe meteu fedelho ou fedelha na barriga. E pelo que sei, comadre, ela não se descose, nem com o pai, nem com a mãe. O pai até já lhe prometeu uma surra, mas não adiantou.
- Então quem lhe fez o trabalhopode ser nomeado. Deve ser algum figurão.
- Isso não sei, mas tenho as minhas suspeitas. Não sei se diga.
- Diga, diga , diga comadre, sem medo. Sabe que eu sou fechada como um túmulo.
- Olhe, só aqui entre nós, para mim foi o descarado do irmão gémeo. Não é que tivesse presente, quando lhe saltou pra cima, e não posso jurar. O que me parece é que os vejo muito amigos, sempre juntinhos, para onde vai um vai o outro. Festinha “praqui”, festinha “prali”, e quando dão por ela acontece o mesmo que ao macaco que “xaringou” a mãe.
- Credo, cruz canhoto, comadre Virgolina, isso é que não me entra cá na tola. São manos, sempre foram unha com carne, é normal que se deem bem. Não diga isso, nem a brincar.
- Ah, digo e redigo. Essas coisas sempre aconteceram. A minha filha Juliana anda a ler um livro. lá pra escola, chama-se Os Maias, escrito por um tal, como se chama, como chama…Queiroz..Eça de Queiroz. Aquilo é uma pouca-vergonha entre irmãos. Ainda por cima gente fina e educada. Unha com unha, carne com carne.
- Rimances ou romances, nem sei bem, que eu não sou de ler, são lérias, para nos endrominar. A Rosalina sempre me pareceu uma moça séria e muito recatada. Ainda se fosse com o primo-irmão que nos bailes a anda a “rapiocar”, vá que não vá…
- Ó comadre nã seja “ingena. Quanto mais recatada mais sonsa. Até pode ser o tal primo tamém. Quem sabe se é ninfa manieca.
- Ninfa quê, comadre? Nunca óvi essa palavra.
- Chama-se isso às mulheres que nunca estão satisfeitas com a coisa. Quer dizer, acabam uma e já querem outra. Parece que é doentio.
- Não me diga isso, comadre, que me arranho toda.
- Não me diga que também é dessas?
- Tarrenego mafarrico. O meu homem é que se calhar tamém é ninfo qualquer coisa. Por sua vontade, estava sempre com as pernas em cima das minhas. Não é que não goste, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Além de gostar ou não, a porra é que já tenho cinco filhos. Já usei o que a minha mãe me ensinou para não emprenhar. Há só uma coisa que resulta: é tirar o coiso antes que saia a peçonha. Fica mais bravo que um cão danado…Paciência.
- tudo mal dividido, já o meu anda sempre cansado. Cada qual tem a sua pena. Mas voltando à vaca fria, ou antes quente, o certo é que deve tar quase a parir, e só ela sabe quem é o pai da criança. Se é que sabe?
- Seja quem for, comadre Virgolina, ainda nem estou em mim. Uma moça tão recatada, que mais parece uma mosca morta, a rebolar-se com um marmanjão. E digo-lhe mais. Não há aqui na terra moça mais religiosa. Não falta a uma missa. Sempre a confessar-se e a comungar. E o senhor padre Pedro Paulo sempre a nomeá-la, como exemplo de boa ovelha.
- E o que é que isso quer dizer, comadre Laurentina. Não levante falsos testemunhos. É pecado.
-  Que falsos testemunhos, comadre?
- Com essa “converseta” até parece estar a querer dizer que o pai da prenda que a Roalina traz na barriga, é do senhor padre. O bom pastor deve é proteger as suas ovelhas, dos lobos maus. No segredo da confissão deve ser o único, que com a Rosalinda, sabe do segredo.
- Nunca me passou, o que diz, pela cabeça. Mas não ponho as mãos no fogo por ninguém, e os padres não são santos.
- Nisso concordamos, comadre Laurentina. Os padres são homens como os outros. E não estão capados. E até lhe digo, aqui entre nós que ninguém nos ouve, que o senhor padre Pedro, é um bom pedaço de homem. Às vezes, em noites de isónias, quando meu homem ressona mais que o porco na pocilga, dou comigo a pensar no senhor padre. Até me sobem os calores.
- Nós somos assim. Não estamos contentes com o que temos.  
- Pois sim comadre Virgolina, mas estar a meter o padre ao barulho,  parece-me  má-língua. Embora a minha filha que é muito “lida”, me tivesse dito que leu outro romance do senhor Queiroz, O Crime do Padre Amaro, em que um padre engana uma moça de família. A minha Amélia  até a compreende, porque tamém se perdia pelo padre Amaro. Mas tamém acha que o padre Pedro Paulo não lhe fica atrás.
- Esse tal Queiroz que não conheço, nem vi, nem gordo, nem magro, parece que escreve coisas muito esquisitas. Veja lá comadre se a sua filha, com essas lérias, não lhe aparece prenha em casa. Quem sai aos seus não degenera.
- Como assim?
- Então a comadre não disse que pensa no padre Pedro?
- Disse só em pensamento. Mas garanto que só o meu homem, põe as pernas em cima das minhas (pouco) e só foi depois de bem conversados.
- Maus pensamentos tamém são pecado. E se há mais pessoas a pensar nele, não me admiro que a Rosalina, uma moça sem compromisso, se enrolasse com o padre.
- Ora comadre até pode ser. O que sabemos, é que está prenha e bem prenha. O Que vai dar muito que falar é quem será o pai da criança .E se é o padre, é abençoado.
« Última modificação: Julho 04, 2021, 13:09:42 por Nação Valente » Registado
gdec2001
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2246
Convidados: 0



« Responder #1 em: Junho 19, 2021, 14:37:43 »

Conto muito bem engendrado, amigo
saúde
Geraldes
Registado

Geraldes de Carvalho
http://gdecseeufossfosse-gdec.blogspot.pt
          -este é meu blog-
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #2 em: Junho 28, 2021, 14:24:08 »

Obrigado amigo Geraldes pela apreciação. Um dos últimos "moicanos", que ainda participam neste espaço.
Muita saúde, o mais importante.
Registado
Maria Gabriela de Sá
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1244
Convidados: 0



« Responder #3 em: Julho 03, 2021, 23:35:22 »

Eu sei lá, sei lá.... :woot:
Registado

Dizem de mim que talvez valha a pena conhecer-me.
Nação Valente
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1265
Convidados: 0


outono


« Responder #4 em: Maio 21, 2022, 21:17:18 »

Pois...
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 489
Total: 489
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.118 segundos com 29 procedimentos.