EscritArtes
Março 28, 2024, 23:15:59 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Queridos Professores  (Lida 2720 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Maio 17, 2008, 13:49:55 »

Sempre gostei de professores. Sou filha de uma professora e antes de entrar na escola já eu assistia a aulas com enorme prazer. Achava aquele ambiente muito agradável.
Entrei para a pré-primária com cinco anos e recordo-me da estranheza que senti ao deparar-me com a maioria das outras crianças a chorar naquele primeiro dia. Parece que ainda oiço a minha colega Sandra que chorava de forma peculiar: uivando como um lobo.
Era um externato particular, no Restelo, que os meus pais pagavam com certo sacrifício que acreditavam trazer a recompensa de uma educação de excelência.
A Tina foi a minha primeira professora. Era uma moça simpática, loura, que leccionava naquele colégio enquanto tirava uma licenciatura em psicologia. Não tinha a menor aptidão para ensinar. Mas pintava desenhos muito bem. Cheguei à terceira classe quase sem saber ler nem escrever. A minha sorte ficou a dever-se aos rapazes da turma. Eram tão traquinas e mal comportados que todos os dias se envolviam numa pancadaria monumental. A Tina tentava em vão separá-los conseguindo apenas ser pisada nos seus pezinhos delicados. “Ai,ai,ai,ai†Era a frase que mais recordo dela, em voz rouca, antes de sair a correr para fazer queixinha ao conselho directivo. E lá vinha a directora que bastava entrar para pôr tudo em sentido. As coisas estavam tão negras que na quarta classe contrataram uma nova professora que vinha da escola oficial. Estava connosco de manhã pois à tarde pertencia à escola pública da Junqueira.
A Dona Laurinda ensinou-nos tudo o que deveríamos ter aprendido até então, o que era suposto aprender naquele ano e mais ainda. Foi o melhor ano da minha infância! Ganhámos o gosto pelo trabalho intelectual que é de extrema importância e que ela bem sabia ter de se adquirir em tenra idade. De tarde tínhamos a Tina que mais não fazia que olhar para nós enquanto afincadamente fazíamos os trabalhos que a professora a sério nos havia deixado. E não havia tempo a perder com lutas. Era sempre a bombar. Chegávamos a casa e ainda tínhamos o que sobrava. A Dona Laurinda era uma professora de excelência.
Quando cheguei ao ciclo dei-me conta da única lacuna do meu ensino primário: a poesia. A minha professora de português estava a fazer estágio. As suas aulas eram assistidas pela sua orientadora de modo que eram programadas ao pormenor. De facto eram aulas muito boas. Mas a Dona Laurinda não tinha um pingo de sensibilidade poética dentro dela e eu não estava preparada para aqueles enigmas. Foi grande o esforço mas um dia, foi como se um candeeiro se tivesse acendido num quarto escuro e tudo se iluminou na minha mente. Ainda sei de cor muitos dos poemas que li naquele ano, no meu manual escolar. Nunca mais parei de ler e de escrever desde então. Foi talvez uma das professoras que mais me influenciou na vida e uma das poucas das quais o nome não me recorda.
Todos os professores de português que tive mereciam um Óscar por extrema dedicação ao ensino, capacidade pedagógica, motivação dos alunos e sensibilidade para a literatura. Demonstraram-me que a nossa língua é de uma beleza extraordinária e a nossa literatura das melhores do mundo.
Posso fazer igual testemunho acerca dos professores de matemática, de ciências e de físico-química. Quando chegou a hora de escolher fiquei dividida entre as letras e as ciências.
Foram os médicos que me davam aulas de saúde e socorrismo que fizeram pender a balança. A medicina fascinou-me. Os virús, as bactérias, os diagnósticos, os tratamentos e principalmente as histórias que eles iam contando das suas próprias consultas com os doentes, deixavam-me em delírio. Era surpreendente saber que os médicos retiravam corpos estranhos do anús dos pacientes e faziam apostas uns com os outros sobre a marca das garrafas de cerveja que mais frequentemente eram usadas. As descrições dos partos, as aventuras nas urgências onde tudo podia acontecer e por isso era preciso estar atrás de uma secretária que pudesse servir de arma arremesso em caso de defesa, enfim, tudo me estava já a chamar para o exercício clínico.
Por coincidência uma das minhas professoras de saúde veio a ser durante muitos anos minha médica de família no centro de saúde da minha residência. Foi a Dra. Inês que me receitou a minha primeira embalagem da pílula após as análises recomendadas.
Entrei no curso de medicina veterinária na Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro (UTAD) e em boa hora o fiz, pois tive o privilégio de ter acesso a uma formação excepcional. Como era o segundo ano de funcionamento do curso ainda eram poucos os docentes residentes. Foi pedida a colaboração de um grupo de professores espanhóis que mudaram radicalmente o meu preconceito histórico em relação aos “nuestros hermanosâ€.
O excesso de veterinários em Espanha é tão dramático que os docentes universitários são a nata da nata destes profissionais.
De todos eles vou mencionar os três eleitos: Professor Villar de Anatomia que desenhava órgãos no quadro com giz de cor e com as duas mãos ao mesmo tempo com perfeição de artista; Professor Montoya, o maior cardiologista do mundo e o Professor Bengoa que ensina animais exóticos de uma maneira ultra-radical.
Mas sem dúvida que foram os portugueses que me deixaram mais saudades.
O Dr. Carlos Pinto que era o único capaz de encher uma sala às oito da manhã de segunda-feira para suas teóricas de patologia médica. Mesmo gaguejando insistentemente e coleccionando saliva aos cantos da boca, ninguém perdia uma pitada do que dizia. E acompanhávamos as suas saídas de campo sempre que podíamos. Era um verdadeiro mestre.
O Dr. Francisco Neto, docente de parasitologia: uma máquina! Aquilo era uma rapidez a falar e debitar informação ao mesmo tempo que desenhava ciclos de vida de parasitas estranhíssimos que mais pareciam aulas de ficção científica. Para além disso tinha uns olhos verdes lindíssimos. Eu que por timidez evitava fazer perguntas nas aulas, em parasitologia estava sempre de dedo no ar.
O Professor Guedes Pinto, docente de Genética era uma personagem excêntrica. Diziam que era casado com uma mulher muito feia que nunca cheguei a ver. Mas nunca mais esqueci uma frase que numa aula proferiu em tom de sabedoria: “ as mulheres feno tipicamente menos dotadas têm encantos que as outras desconhecemâ€. Parece que nutria pela sua mulher uma paixão assolapada. Para além disso amava as suas cadelas Bassets de longas orelhas compridas uma das quais se chamava Anita. Não sei se era por isso que simpatizava comigo. Estudei com tanto entusiasmo que tirei uma nota alta e por isso fui contemplada com uma oral para defesa de nota que me fez estudar tudo novamente em poucos dias no final do ano quando precisava do tempo para passar a outras cadeiras menos apelativas. Pois mesmo assim aquele exame foi um enorme prazer e lá mantive o meu dezassete a Genética.
Deixei para o fim o mais importante de todos os meus professores ao qual dedicarei um texto único, noutra ocasião, pelo peso da sua importância na minha vida: o professor António Borges, docente de filosofia e de psicologia do ensino secundário. Um grande professor e um grande homem.


Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Maio 18, 2008, 17:52:42 »

Que bom! Tiveste muita sorte! Ainda bem!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #2 em: Maio 20, 2008, 10:57:48 »

É sempre bom recordar os tempos de estudante, embora nem sempre tenhamos professores fantásticos para salientar.

Abraço
Registado

Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #3 em: Maio 20, 2008, 12:07:08 »

 Wink seres grandiosos são lembrados por pessoas grandiosas!  Azn
Registado

Marília L. Paixão
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #4 em: Maio 20, 2008, 14:11:06 »

Obrigada, Goreti. Obrigada Brito. Abraço e beijinhos aos dois.

Os professores são pessoas grandiosas sim, Marília! Beijinho. Kiss
Registado
marcopintoc
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 524
Convidados: 0



WWW
« Responder #5 em: Maio 20, 2008, 15:22:54 »

Ana ,

Numa altura em que os professores são apresentados como “sacos de pancada†da nossa juventude pelos meios de comunicação ;quando  um governo ,através da sua autista responsável pela pasta da educação , hostiliza uma classe fundamental para o real progresso do nosso pais  este teu texto é uma bela homenagem a esses homens e mulheres que enveredam por tão nobre ocupação que é a do transmitir saber. Gostei muito
Registado

Marco Pinto Correia

Blog Pessoal : http://avenidadocaos.wordpress.com
Twitter: http://twitter.com/marcopintoc
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:50 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:47:13 ]

[Fevereiro 26, 2024, 22:46:34 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130129
Total de Tópicos: 26759
Online hoje: 683
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 580
Total: 580
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.099 segundos com 29 procedimentos.