EscritArtes
Abril 24, 2024, 01:27:37 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: CONCLUSÕES DE ESCRITOR  (Lida 3011 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« em: Abril 03, 2008, 17:45:17 »

CONCLUSÕES DE ESCRITOR
Marília L. Paixão

Havia começado a escrever sobre a tradução de uma carta e a inspiração rendeu pano para as mangas e novas calças. No decorrer da costura, e olha que nunca fui de costurar nada, notei que a linha começou a arrebentar quando a carta de amor trazia um monte de desaforos. Muitos dos leitores viraram a cara e abandonaram a carta pela metade. Acho que morreram de pena da mocinha da história.

Ainda assim muitas pessoas queriam saber no que ia dar aquela peça depois de produzida. Na verdade já era um conjunto! Pensar que quem tinha sido costureira era minha mãe! Mas agora eu teria que concluir a peça, o conjunto, o que fosse. E enquanto pensava fui costurando uma idéia aqui e outra ali. Aquele conjunto ia acabar virando um macacão! Ainda bem que não tinha bainha, barrinha, preguinhas, nada disso! Alguém sugeriu um elástico! Ah não! Aí já é demais! Eu canso dos assuntos! Mas que podia ser, podia ser, mas pelo contrário resolvi encurtar a coisa. Nada de elástico! Essa roupa está me consumindo. Sem contar que nunca gostei de fazer traduções para fora. Imagine uma reunião de costureiras palpiteiras no que não ia dar?!

Mas fui ficando feliz com os comentários! Afinal, eles vinham das pessoas mais inteligentes! Fiquei pensando se as pessoas mais sonhadoras eram aquelas que tinham ficado indignadas como Imaginaram que Kelly ficaria e rasgariam também a carta. Acho que pegaram minha costura e pensaram em esfregar o chão com ela, de tanta raiva. Como não poderiam rebentar meus sofridos pontos e cada tempo gastado com eles resolveram apenas irem embora.

Fiquei então pensando enquanto terminava ou não minha costura na maquininha pensante se eu tinha sido muito má com essas pessoas sonhadoras. Será que elas mereciam um príncipe?! Já que não encontramos um príncipe para nós mesmos ficamos idealizando um para o próximo? No fundo, fundo queremos que todos sejam felizes mesmo com tantos infernizando a vida dos outros?! Rs.. RS..

Será que uma pobre escritora como eu se sentiu como um autor de novela que após pesquisa pública decide o que fazer dos personagens? Fiquei um pouco contrariada, mas pensando se acabaria por alegrar meus leitores por mais que eu seja uma pessoa realista até debaixo dágua! Eu sempre penso que quem pula na água funda para aprender a nadar sozinha corre o risco de morrer afogada e não o de ser salva por nenhum bonitão!

Na dúvida sobre o final da carta fiquei pensando se aquele dilema estava entre o que faria uma obra ser comercial ou não. Qual é a linha que separa o querer ser lido do querer ser vendido? No caso nosso aqui no recanto, pensamos mais em quem já sabemos que vai nos ler. Não há nenhuma relação comercial. Tem umas pessoas que nos lêem que sabemos de antemão que qualquer coisa inteligente será bem vinda. Não estou querendo dizer que este é exatamente caso da minha escrita, mas costumo misturar um pouco de tudo que sou e penso nos meus textos e dá no que dá né?! Se eu fosse burra nem escreveria!

Mas com este lance da carta de amor, apareceram leitores não sei de onde e fiquei pensando onde eles tinham ido depois que diminui o amor da carta. Fiquei com um pouco de peninha deles. Será que eles estavam esperando por uma carta modelo? Fiquei aqui com os meus botões. Eu que não sei ser modelo de nada! E tinha a missão de terminar aquele conjunto. Costura para lá, costura para cá. Socorro mãe! Quase costurei meu dedo! Também o que estava fazendo eu naquela história! Eu não tinha que ser a tradutora. Eu não tinha que estar ali.

Por estar em cena, o fim da história foi ficando complicado. Afinal, eu teria que ser boazinha e imparcial. Arrumei meu jeito e meio injuriada com aquela história resolvi dar um final feliz para ela. Mas teria que ser um final feliz diferente, ou a tradutora não se chamaria Marília. Sem falar que eu também fiquei com pena da Kelly... rs.rs.. Mulher é mesmo bicho besta!

Concluindo, tradutor sofre, escritor sofre, imaginem as costureiras! Vida boa mesmo tem os leitores. Lêem quando querem o que querem e largam quando querem e nem precisam explicar o porquê. Mas se fosse um livro, teriam levado para terminarem de ler depois?




« Última modificação: Maio 24, 2008, 00:48:30 por Marília » Registado

Marília L. Paixão
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #1 em: Abril 03, 2008, 19:03:10 »

Se fosse um livro seu, eu levaria sim! Gostei muito daquela carta e do seu final, confesso!
Bjs
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #2 em: Abril 04, 2008, 20:05:13 »

Obrigada, anjo!
Ter você como uma leitora minha é uma honra de tamanho indiscutível.
Registado
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #3 em: Abril 07, 2008, 11:19:04 »

Tentamos aprender um pouco mais com cada escrita!
Thank you, Dite.
Um grande abraço!
Registado
britoribeiro
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 659
Convidados: 0



WWW
« Responder #4 em: Abril 07, 2008, 11:49:39 »

É sempre agradavel o momento em que encontramos "destino" a dar às personagens.

Abraço
Registado

anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« Responder #5 em: Abril 11, 2008, 18:05:02 »

O texto, a reflexão, a maneira como costuraste as frases e bordaste as ideias... está tudo delicioso. Só li o final da tal história. Mas fiquei com um apetite para ler tudo do príncipio...
Registado
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #6 em: Abril 25, 2008, 12:48:57 »

Obrigada ana! Se voltar e ler do princípio, gostará dos pormenores...rs.rs..
Registado
Marília
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 1097
Convidados: 0



« Responder #7 em: Maio 24, 2008, 00:55:59 »

quer saber, Brito, conseguir dar destinos aos personagens é realmente uma vitória para todo escritor! Muito pertinente seu comentário. Obrigada Smiley
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 543
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 526
Total: 526
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.113 segundos com 30 procedimentos.