EscritArtes
Abril 19, 2024, 05:02:08 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: "Escreveu, remeta" ; fragmento (Guacira Maciel)  (Lida 2968 vezes)
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« em: Agosto 02, 2008, 23:03:56 »

Às vezes gosto de escrever ouvindo música. Assim, acabei de ouvir uma que me disse: “se escreveu remetaâ€... Eis o resultado:
Palavras são pontes estendidas entre as pessoas, e entre elas e o eterno, através de laços que se vão (re) estabelecendo, uma vez que creio existirem por obra da natureza, se a entendo como sendo única. Quando disse o que aqui vai registrado, deixei de dizer mil outras coisas que me viriam à cabeça, se não tivesse que fazer uma opção. Caso contrário, este resultaria num texto/desabafo, cujo nexo, além de mim mesma, poucos entenderiam...
A arte (como a filosofia) não é vital para a sobrevivência, sob o ponto de vista utilitário, entendendo-se que ela não existe para resolver nada, mas para transportar-nos a algum lugar; por isso, arte não se aprecia; vive-se; ou não!
Analisada sob esta ótica, poderia (até) entender Platão em sua “Repúblicaâ€, quando considerou os poetas seres inúteis à sociedade, sabendo-se que ele descreve ali, o diálogo no qual Sócrates imagina uma cidade ideal, fundamentada no conceito de justiça, e onde descreve uma educação que pudesse formar homens “com certa natureza filosóficaâ€, principalmente quando se refere à classe dos guardiões, cuja educação deveria ser à maneira tradicional grega, isto é, o aprimoramento do corpo, através da ginástica e da alma, através da música (arte).
Paradoxalmente, um dos objetivos lá do livro X é o de evidenciar que os poetas não têm conhecimentos (episteme) verdadeiros sobre os assuntos dos quais falam tão bem, iludindo os ouvintes pelo encanto que a poesia traz no seu âmago, associada à pior parte da alma, uma vez que a parte racional, mais sábia, é que deveria governar as outras. Mais adiante Platão ainda negaria o valor das artes, como básico para o conhecimento e compara a atividade do poeta à do pintor e assim, a obra de um e de outro, por conseqüência, “são objetos aparentes desprovidos de existência real†por serem feitos através da mimese, que está definida como algo cujo produto está “três graus afastado da realidadeâ€.
Como disse antes, no contexto específico, estaria sendo condescendente com o paradoxal raciocínio do filósofo, se percebemos que a proposta seria formar guardiões “com certa natureza filosófica†e se sabemos que imagens construídas pela pintura ou poesia ou dança ou outra linguagem artística levantam questionamentos guiados por conceitos a partir dessas expressões, para os quais não há respostas prontas, nos estimulando a pensar sobre questões, como o sentido da vida; relação entre arte e verdade; amor ou inevitabilidade da morte. A arte não existe para satisfazer as necessidades estéticas, estando, assim, sujeita ao sabor do gosto de cada um. Ela nos remete, sim, à reflexão, saindo da tirania dos sentidos e dos sentimentos. Quantas vezes, ao apreciar uma obra da arte plástica, por exemplo, somos incontrolavelmente impelidos a tocá-la? Pois, essa vontade não se constitui o resultado de um estímulo puramente mecânico; ela é gerada no pensamento, vez que determinados comportamentos são a materialização dos nossos  estados interiores, do nosso sentir! E fico a me perguntar: quais os caminhos que ela percorreu? Como se deu esse processo? Como essa vontade foi internamente elaborada, para chegar a esse resultado?  Não, eu não tenho estas respostas. .Apenas creio que o artista torna real o que alguns considerariam impossível, se a linguagem artística incorpora a visão da Física Quântica, em que o fundamento da realidade é o indeterminismo, ou seja, a possibilidade...

« Última modificação: Agosto 03, 2008, 14:11:12 por Guacira » Registado
Laura
Visitante
« Responder #1 em: Agosto 03, 2008, 18:36:45 »

Excelente reflexão sobre a arte, Guacira. Acho que foi Salvador Dali quem disse um dia que "a arte é tudo aquilo que é absolutamente inútil". E este inútil é, naturalmente, uma ironia. Se existiu um momento da criação, este foi uma obra de arte. Arte é criação e expressão e auto-conhecimento. Pode ser metódica, pode ser caótica e espontânea. Mais do que a sua utilidade, o que deve ser avaliado é a necessidade que temos dela. Ou o que seríamos nós, na sua ausência.
Abraço,
Laura
Registado
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #2 em: Agosto 03, 2008, 22:43:54 »

Obrigada, queridas; às duas, Laura e Dite, pelas reflexões e comentários.
Beijo,
Guacira.
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #3 em: Agosto 04, 2008, 06:39:19 »

O utilitário não se confina ao que usamos, ao que nos permite sobreviver ou vegetar... Útil é aquilo que nos faz felizes. A arte, seja qual for a sua vertente, é útil na medida em que cria sensibilidades geradoras de entendimentos e relações humanas mais estáveis. Em última análise, um ser humano que aprecie a beleza de um quadro representando uma bela paisagem, dificilmente concordará com o lançamento de uma bomba atómica ou se tornará, para ser menos radical, num incendiário de florestas.
Apreciei o texto por completo!
Um abraço
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
Guacira
Membro da Casa
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 481
Convidados: 0


« Responder #4 em: Agosto 04, 2008, 10:07:35 »

Obrigada, Goreti.

Pois... a utilidade à qual se refere o texto, é aquela imediatista, sem a compreensão e condição de fruição, tão comuns na contemporaneidade...Entendo que ela seja, realmente, possibilidade interna; não "pertence" a nada...é fugaz e transitória...
Abraço,
Guacira.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 608
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 578
Total: 578
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.186 segundos com 29 procedimentos.