EscritArtes
Abril 23, 2024, 17:57:59 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Regulamento do site
http://www.escritartes.com/forum/index.php/topic,9145.0.html
 
  Início   Fórum   Ajuda Entrar Registe-se   *
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Crónicas do Muito Pouco ou Quase Nada  (Lida 2384 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
anamarques
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Mensagens: 757
Convidados: 0



« em: Agosto 02, 2008, 17:11:03 »

A Melga

Pousava a face na almofada macia confiando que mais uma noite relengueira e solitária se seguiria à longa cadeia de noites de Verão, sempre iguais, quando me apercebi que me equivocara. Hoje teria um sono diferente.
Uma pequena melga voltejava sobre a minha cama com o seu zumbido característico, anunciando-me que já não mais me encontrava só.
Querida melguinha, pensei para com meus botões, foi a boa sorte que te enviou em meu alcance, no intuito de me proporcionar o aconchego de uma familiar companhia.
A melga é um insecto de nobre carácter. Senão vejamos: ela não aparece sub-repticiamente para sugar a seiva que nos corre nas veias. Se assim fosse seria tão reles quanto um vulgar sicário, um melcatrefe ou um facínora da pior espécie, roubando pela calada do negrume da noite.
Ao invés, a doce criatura oferece-nos com generosidade o livre arbítrio de lhe concedermos a graça de uma pequena dádiva de vida. Com apenas um grocho de líquido que corre ao compasso do batuque do coração, o bicho enche a morca e garante a subsistência da prole contribuindo para a sobrevivência da sua espécie, obedecendo à sábia lei da natureza.
A ferradela da sua microscópica trombeta é-nos totalmente indolor e benigna. O sangue que nos subtrai não é mais que uma gota de azul num oceano. Ainda assim, a sua melopeia humilde e honesta permite que indivíduos pouco sensíveis, fragueiros ou simplesmente prenhes de ranço ou mera cainheza, optem pelo estalo certeiro esmagando o gracioso animal contra a pele. Isto para não falar nos modernos instrumentos de guerra química que mais não são que autênticas armas de destruição massiva.
Por tudo isto fácil é constatar o carácter distinto e notável da simples melga comum, que ao contrário dos seus primos Anophélis e Flebotomo, letais e lascarinhos que vão matando em silêncio aos milhões, dá a conhecer a sua presença com um sinal sonoro inequívoco.
Também a comparação com a sua parente, ordinariamente designada por mosca do gado, lhe é vantajosa. O rústico e vil moscardo, habituado a servir-se do gado bovino como sustento é dotado de uma grossa guilha, permitindo-lhe atravessar o rijo couro até aos capilares dérmicos. Se os pacíficos ruminantes suportam com alguma indiferença a picadela vampiresca, já um pobre cristão de pele tenra, quando confundido com alguma vaca ratinha, sente uma dor aguda e lancinante na hora do ataque.
Quando me visita a videirinha melga, sarabandeando em meu redor com seu tonilho afável, penso que recebo a graça de um lépido camarada de estrada. A discreta pápula, testemunha inócua da troca de fluidos entre seres vivos de um só planeta, pouca picação provoca. Pode até ter algum sainete, conforme a zona anatómica atingida, podendo ser alvo de zumbaia tão atrevida quanto inocente.
Tenho a apontar um único senão, pois perfeição é algo quase impossível. Não se trata da falta de beleza, pois que de um chuvenisco mosquito não se poderá esperar que seja uma amaviosa falena, mas da fraca qualidade musical da sua cantoria.
Após este breve julgamento apresso-me a absolvê-la da culpa porque o singelo animal só dispõe de uma vintena de dias de vida, não dispondo de tempo que lhe sobre para estudar mais que uma partitura única.
Somos nós, os dignos representantes dos ramos mais altos da árvore da evolução do reino, que estamos um degrau acima em longevidade. As várias dezenas de anos que temos a sorte de viver são meros instantes na grande ampulheta do tempo que a todos nos devora. Ainda assim, pela vida fora, vamos tendo a oportunidade de encontrar centenas de melgas. Daí a cantiga parecer, a nossos ouvidos, um tanto repetitiva e enfadonha.
Cogitando estava nestes pormenores de parca importância enquanto minha breve companheira me divertia com suas bugiarias em voos rasantes sobre o meu rosto. Procurava o cibo que eu de bom grado proporcionava ao pequeno íncola de brejos e charcos de água parada. Tão frágil e no entanto tão destemida, impressionando-me a coragem com que aborda corpos desmesuradamente maiores e mais poderosos que o seu. O que pensará no momento do encontro com o ente do qual dependerá a sua vida ou morte? Seremos nós, na sua perspectiva inversa, o ser divino ao qual se entrega em êxtase? Nesse caso será com certeza a mais fantástica aventura. Em vez de orar a um Deus ausente, a melga tem o privilégio de O ver, sentir e até saborear!
E assim se passou um par de horas em que a solidão não teve lugar no meu quarto vazio no qual se cruzaram duas pequenas histórias de vida “ no melhor mundo possívelâ€, como diria o optimista Leibniz.


Registado
Laura
Visitante
« Responder #1 em: Agosto 02, 2008, 18:43:45 »

Pois é, anamarques, acho que nunca mais dou estalo em melga nenhuma, depois desta sua crónica... Além de que súbitamente me lembrei, que dois dos meus melhores amigos, daqueles de infância, daqueles que nos acompanham toda a vida, começaram por ser "duas belas melgas"...
Registado
Goreti Dias
Contribuinte Activo
*****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 18616
Convidados: 999



WWW
« Responder #2 em: Agosto 04, 2008, 06:47:46 »

Pois eu não me posso dar ao luxo de ser meiga com as melgas, pelo simples facto de ser alérgica à sua picada. Não me fica uma simples pápula, não!
Achei a fina ironia do texto um colosso! Parabéns!
Bj
Registado

Goretidias

 Todos os textos registados no IGAC sob o número: 358/2009 e 4659/2010
damasco
Membro da Casa
****
Offline Offline

Mensagens: 438
Convidados: 0


Frase é uma palavra. Palavra não é uma frase.


« Responder #3 em: Agosto 06, 2008, 11:55:00 »

Eu faço parte do grupo de "indivíduos pouco sensíveis, fragueiros ou simplesmente prenhes de ranço ou mera cainheza (...)". Poucas coisas incomodam mais que uma melga na altura de adormecer. Mas, se calhar, e bem vistas as coisas, o zumbido é uma ternurenta canção de embalar e a picada mais não é que um beijinho de boa noite.
Um texto servido com ironia refinada e inteligência.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Recentemente
[Abril 03, 2024, 19:27:07 ]

[Março 30, 2024, 19:58:02 ]

[Março 30, 2024, 19:40:23 ]

[Março 20, 2024, 16:42:39 ]

[Março 19, 2024, 20:20:16 ]

[Março 17, 2024, 22:17:37 ]

[Março 17, 2024, 22:16:43 ]

[Março 12, 2024, 00:13:37 ]

[Março 11, 2024, 23:55:47 ]

[Março 05, 2024, 18:49:49 ]
Membros
Total de Membros: 792
Ultimo: Leonardrox
Estatísticas
Total de Mensagens: 130132
Total de Tópicos: 26760
Online hoje: 418
Máximo Online: 964
(Março 18, 2024, 08:06:43 )
Utilizadores Online
Users: 0
Convidados: 373
Total: 373
Últimas 30 mensagens:
Novembro 30, 2023, 09:31:54
Bom dia. Para todos um FigasAbraço
Agosto 14, 2023, 16:53:06
Sejam bem vindos às escritas!
Agosto 14, 2023, 16:52:48
Boa tarde!
Janeiro 01, 2023, 20:15:54
Bom Ano! Obrigada pela companhia!
Dezembro 30, 2022, 19:42:00
Entrei para desejar um novo ano carregado de inflação de coisas boas para todos
Novembro 10, 2022, 20:31:07
Partilhar é bom! Partilhem leituras, comentários e amizades. Faz bem à alma.
Novembro 10, 2022, 20:30:23
E, se não for pedir muito, deixem um incentivo aos autores!
Novembro 10, 2022, 20:29:22
Boas leituras!
Novembro 10, 2022, 20:29:08
Boa noite!
Setembro 05, 2022, 13:39:27
Brevemente, novidades por aqui!
Setembro 05, 2022, 13:38:48
Boa tarde
Outubro 14, 2021, 00:43:39
Obrigado, Administração, por avisar!
Setembro 14, 2021, 10:50:24
Bom dia. O site vai migrar para outra plataforma no dia 23 deste mês de setembro. Aconselha-se as pessoas a fazerem cópias de algum material que não tenham guardado em meios pessoais. Não está previsto perder-se nada, mas poderá acontecer. Obrigada.

Maio 10, 2021, 20:44:46
Boa noite feliz para todos
Maio 07, 2021, 15:30:47
Olá! Boas leituras e boas escritas!
Abril 12, 2021, 19:05:45
Boa noite a todos.
Abril 04, 2021, 17:43:19
Bom domingo para todos.
Março 29, 2021, 18:06:30
Boa semana para todos.
Março 27, 2021, 16:58:55
Boa tarde a todos.
Março 25, 2021, 20:24:17
Boia noite para todos.
Março 22, 2021, 20:50:10
Boa noite feliz para todos.
Março 17, 2021, 15:04:15
Boa tarde a todos.
Março 16, 2021, 12:35:25
Olá para todos!
Março 13, 2021, 17:52:36
Olá para todos!
Março 10, 2021, 20:33:13
Boa feliz noite para todos.
Março 05, 2021, 20:17:07
Bom fim de semana para todos
Março 04, 2021, 20:58:41
Boa quinta para todos.
Março 03, 2021, 19:28:19
Boa noite para todos.
Março 02, 2021, 20:10:50
Boa noite feliz para todos.
Fevereiro 28, 2021, 17:12:44
Bom domingo para todos.
Powered by MySQL 5 Powered by PHP 5 CSS Valid
Powered by SMF 1.1.20 | SMF © 2006-2007, Simple Machines
TinyPortal v0.9.8 © Bloc
Página criada em 0.125 segundos com 29 procedimentos.